nepper

CH e IRS

5 publicações neste tópico

Bons dias

Tenho um crédito habitação e estou com algumas dúvidas que gostaria de partilhar:

1 No presente ano fiscal (2011) quais os valores que poderemos "meter" no IRS ?

a) Juros

B) Amortização

c) Ambos

2 Qual o valor máximo que permite o reembolso máximo? (Certif. Energético B) ?

3 No próximo ano fiscal (2011) quais os valores que poderemos "meter" no IRS ?

a) Juros

B) Amortização

c) Ambos

4 Todos os anos tento amortizar um total de 5000€ do crédito habitação. Para tal no final do ano faço uma amortização do capital em falta para os tais 5000€.

Existe alguma diferença em fazer esta amortização em Dezembro ou em Janeiro? Fiscalmente terá algum beneficio optar por uma das datas?

Desde já o meu Obrigado

NePPer

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1 c)

2 depende do escalão em que te encontras (http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601525/article.jhtml?articleID=3950)

1970€ se te encontrares no 5º escalão ou superior

2167€ se te encontrares no 4º escalão

2364€ se te encontrares no 3º escalão

2955€ se te encontrares no 2º escalão

3 a) segundo a proposta do OE2012. Mas é melhor esperar primeiro que seja aprovada antes de dar a resposta como definitiva...

4 Se for feito em Janeiro só poderá entrar na declaração de IRS do ano seguinte, logo sujeita às novas regras (onde, de acordo com a proposta atual não seria aceite).

Entre Janeiro e Dezembro do mesmo ano não há qualquer diferença do ponto de vista fiscal. Do ponto de vista financeiro, quanto mais cedo a amortização menos juros se fica a pagar pois o capital em dívida é menor...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Pauloaguia ;)

Esses valores (ponto 2) no caso de ser um casal duplicam ou mantém-se iguais?

Desculpa a minha ignorância  ::)

NePPer

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mantêm-se

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem sendo assim

• tendo pago até esta altura 3.957,58€ (2.386,95€ de capital) ,  já atingi o tecto máximo para o reembolso.
  • Como, em princípio, em 2012 só contarão os Juros

A nível fiscal torna-se irrelevante a amortização ser feita em Dezembro de 2011 ou Janeiro de 2012, e como o Paulo disse quanto mais cedo amortizar menos jugos pagarei, penso que a melhor solução será amortizar em Dezembro  o valor em falta para os 5000€ de amortização anual.

Sei que alguns, e com alguma razão, preferem aplicar o dinheiro em DP.

Eu prefiro ir baixando a minha dívida ao banco e por outro lado ter o ganho psicológico de ter amortizado 5000€ num ano :)

Saudações e Obrigado

NePPer

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead