m.elis

Tarifa bi-horária - contadores

20 publicações neste tópico

Optei há uns anos pela tarifa bi-horária - horas de vazio das 8h-22h,  das 22 horas às 8 horas, todos os dias. Feitas as contas não poupei tanto como esperava mas mesmo assim foi uma boa opção.

Tive 1º um contador dos antigos, que avariou, e foi substituído pelo digital. A EDP foi correcta, baseou-se nos dados estatísticos dos anos anteriores e devolveu-me uma importância, que aceitei, por achar razoável.

Há dias uns amigos  estavam a discutir/afirmar que a EDP não acerta os relógios dos contadores e todos tinham casos concretos e reclamações já feitas de horas marcadas no contador diferentes das reais. Eu ainda disse que talvez fosse por causa da mudança de hora, mas não, a diferença não era de 1h. Alguns tinham diferenças para mais e para menos de somente  15 minutos e outros de 1,5h!!

Relembro aqui que a "vantagem" da bi-horária" é usar os electrodomésticos nas horas de vazio, pois se forem usadas nas horas cheias então a poupança passa a ser poupança para a EDP. Poderá inclusivamente haver pessoas que estão a ser beneficiadas e outras a ser prejudicadas, a ser verdade o que me disseram.

Pela parte que me toca, ainda não fui ver o contador porque me encontro fora do local de residência esta semana, mas  vou lê-lo quanto antes, até porque a minha contagem só é feita 2 vezes por ano e segundo me disseram são os funcionários que fazem a contagem que acertam os relógios dos contadores. Um dos meus amigos, o mais indignado, com ele próprio e com a EDP, disse-me que a data e a hora estavam erradas e que a EDP lhe respondeu que ainda não arranjou maneira de "controlar" os anos bissextos.

Há com certeza muita gente com tarifa bi-horária e que se calhar como eu só vê os consumos e mais nada. Que tal dar uma olhadela ao contador para ver data, hora e naturalmente a contagem.

Gostaria de saber se isto que relatei é uma "epidemia" ou são casos isolados, mesmo assim graves!

Obrigada.

m.elis

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Optei há uns anos pela tarifa bi-horária - horas de vazio das 8h-22h,  das 22 horas às 8 horas, todos os dias. Feitas as contas não poupei tanto como esperava mas mesmo assim foi uma boa opção.

Tive 1º um contador dos antigos, que avariou, e foi substituído pelo digital. A EDP foi correcta, baseou-se nos dados estatísticos dos anos anteriores e devolveu-me uma importância, que aceitei, por achar razoável.

E que tal mudar para o semanal? Sempre se poupa mais ao fim de semana!...

E agora que a fatura aumentou o IVA de 6% para 23% a partir de Outubro!...

Há dias uns amigos  estavam a discutir/afirmar que a EDP não acerta os relógios dos contadores e todos tinham casos concretos e reclamações já feitas de horas marcadas no contador diferentes das reais. Eu ainda disse que talvez fosse por causa da mudança de hora, mas não, a diferença não era de 1h. Alguns tinham diferenças para mais e para menos de somente  15 minutos e outros de 1,5h!!

Eis uma boa questão para refletir!...

Relembro aqui que a "vantagem" da bi-horária" é usar os electrodomésticos nas horas de vazio, pois se forem usadas nas horas cheias então a poupança passa a ser poupança para a EDP. Poderá inclusivamente haver pessoas que estão a ser beneficiadas e outras a ser prejudicadas, a ser verdade o que me disseram.

A soma de todas essas diferenças horárias, mesmo que poucas, deverá aumentar a despesa mensal de cada um dos consumidores. A multiplicar pelos n milhões de consumidores!...

Pela parte que me toca, ainda não fui ver o contador porque me encontro fora do local de residência esta semana, mas  vou lê-lo quanto antes, até porque a minha contagem só é feita 2 vezes por ano e segundo me disseram são os funcionários que fazem a contagem que acertam os relógios dos contadores. Um dos meus amigos, o mais indignado, com ele próprio e com a EDP, disse-me que a data e a hora estavam erradas e que a EDP lhe respondeu que ainda não arranjou maneira de "controlar" os anos bissextos.

No meu caso já por duas vezes, pouco depois do acerto anual de contas, deixam-me avisos a informar que não foi possivel a leitura do contador ( ???) e como tal deveria informar os serviços o quanto antes. Não percebo, uma vez que o contador está na entrada e só mesmo a falta de vontade é que impede alguém de lá ir ver os valores do contador!...

Por duas vezes fui lá aos serviços dar a informação e contar o sucedido. Encolhem os ombros!...

Há com certeza muita gente com tarifa bi-horária e que se calhar como eu só vê os consumos e mais nada. Que tal dar uma olhadela ao contador para ver data, hora e naturalmente a contagem.

Gostaria de saber se isto que relatei é uma "epidemia" ou são casos isolados, mesmo assim graves!

É um assunto a ficar atento. Aguardemos por outras impressões!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o meu tá 15 minutos atrasado.

Por acaso vi isso num outro topico aqui no forum.

é preciso mesmo ter cuidado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu está certo, aliás tenho os relogios em casa regulados por ele pois é mais simples ajustar ao resto e noto pelas noticias...

Também olho para ele todos os meses quando dou a contagem à EDP.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

-o meu contador da luz está no muro da parte de fora.

-eles costumam fazer a leitura de 3 em 3 meses ao meu.

-eu envio todos os meses a contagem, e no inverno já me aconteceu de querer ver a contagem e não conseguir ver, porque o vidro estáva todo envassíado por dentro (pode ser esse o motivo de eles não tirarem a leitura).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu está certo, aliás tenho os relogios em casa regulados por ele pois é mais simples ajustar ao resto e noto pelas noticias...

Também olho para ele todos os meses quando dou a contagem à EDP.

O meu contador está adiantado 5 minutos. Nada que não possa controlar. Mas como não vou ia ver a hora, só a contagem, não sei se atualizou a hora de Inverno, no dia 30, automaticamente!

Já que fazes a contagem todos os meses, sabes-me responder?

É automático ou são os funcionários que quando e se vierem fazer a contagem fazem também esse acerto manualmente?

Obrigada

m.elis

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

-o meu contador da luz está no muro da parte de fora.

-eles costumam fazer a leitura de 3 em 3 meses ao meu.

-eu envio todos os meses a contagem, e no inverno já me aconteceu de querer ver a contagem e não conseguir ver, porque o vidro estáva todo envassíado por dentro (pode ser esse o motivo de eles não tirarem a leitura).

O meu contador está resguardado por uma porta de vidro lacrada que por sua vez tem outra porta de vidro que pode ser aberta por qualquer pessoa. Pelo que tenho visto, não se embacia facilmente. O estranho é que desde Junho, aquando do acerto de contas, já lá "foram" por duas vezes e de ambas dizem que não lhes foi possivel aceder ao contador. Ainda se houvesse algum "animal" feroz de guarda, compreendia-se!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

JRibeiro, o problema deve ser de quem faz a leitura... supostamente todos os contadores deveriam estar na via pública, acho que eles não são obrigados a entrar em propriedade privada para fazer as leituras e a pessoa que devia fazer a sua deve levar essa regra "muito á letra"... ou seja, está-se nas tintas!!!

Quanto ás diferenças da hora, por acaso nunca reparei nisso, e atenção que isso pode até nem ser um problema... pelo contrário, se for adiantado funciona a favor do cliente!  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também tenho o bi-horário. Está adiantado 5 minutos.

Uma chamada de atenção muito útil. Obrigado m.elis

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite!

Há dois tipos de contadores:

- Analógicos: não tem mudança de hora autónoma recebem um sinal de rádio frequência, enviado da central de comando pela linha transportadora e assim muda o tarifário. São os mais antigos.

- Digitais: regra geral são autónomos, tem uma pilha (quando descarrega deixa de mudar o tarifário), e são pré-programados para o tarifário subscrito. São, minha opinião, menos fiáveis. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite!

Há dois tipos de contadores:

- Analógicos: não tem mudança de hora autónoma recebem um sinal de rádio frequência, enviado da central de comando pela linha transportadora e assim muda o tarifário. São os mais antigos.

- Digitais: regra geral são autónomos, tem uma pilha (quando descarrega deixa de mudar o tarifário), e são pré-programados para o tarifário subscrito. São, minha opinião, menos fiáveis. 

O meu é digital. E quando é que são pré-programados? Devem ser pelo menos 2 vezes no ano, não?

Uma pilha? Podes descrever a uma leiga onde fica a pilha? Deduzo que de vez em quando é preciso mudá-la. Somos nós que a mudamos ou a EDP?

Isto há cada uma, nunca pensei que, tal como o esquentador, também o contador tivesse pilhas  ???

Obrigada pelos esclarecimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá

O meu é digital.

Semelhante a este:

3.JPG

Sempre actualizou a hora por ele, mas já foi mudado pois tinha bi-horaria e quando passei para tri mudaram para este, quando voltei a bi-horaria apenas foi preciso telefonar e somar as contagens de cheias e ponta.

mas mantenho que tem as horas certas e muda com a mudança de hora.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este modelo é híbrido, isto é, funciona analógicamente embora apresente a leitura em forma digital.

É actualizado por sinal de rede, não é autónomo, não têm pilha.

Está bem servido!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

JRibeiro, o problema deve ser de quem faz a leitura... ou seja, está-se nas tintas!!!

Nem mais!!!

Aproveito este tópico para deixar esta mensagem que já recebi n vezes hoje:

VAMOS TODOS FAZER, PARA VER SE ELES ABREM A PESTANA!

PROPOSTA:

- no dia 20 (Domingo) de Novembro de 2011, às 15:00, a nível nacional, vamos, todos nós consumidores domésticos, desligar TUDO durante uma hora (os nossos congeladores aguentam mais do que isso quando há uma "anomalia" na rede que nos deixa sem energia e as baterias dos nossos portáteis também);

A EDP já teme os prejuízos desta medida na escala dos vários milhões de portugueses, que estão conscientes do abuso a que estão sujeitos.

A EDP mantém um nível de lucros totalmente incompatível com o estado do país e com os sacrifícios exigidos a todos nós.

A EDP tem mais poder que o Governo de Portugal e conseguiu (vá-se lá saber por que vias...) impedir uma medida que visava minorar os brutais aumentos da energia que se estão a verificar - e que vão, certamente, aumentar ainda mais os ditos lucros.

A EDP mantém um monopólio (não de jure, mas de facto) uma vez que a concorrência não oferece aos consumidores domésticos (por exemplo) taxas bi-horárias.

PROPOSTA:

- vamos repetir a acção até a EDP ter de nos PEDIR para parar com a coisa. Na qualidade de bons cidadão, que todos somos, pararemos mas só se os preços forem ajustados de forma a que os lucros da EDP se acertem pelo razoável, pelo socialmente justo e pelo moralmente correcto.

Se gostarem da ideia, espalhem... veremos no que dá.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As perguntas não são para ninguém em particular, já que é uma mensagem que anda a circular por aí, apenas para reflexão:

A EDP tem mais poder que o Governo de Portugal e conseguiu (vá-se lá saber por que vias...) impedir uma medida que visava minorar os brutais aumentos da energia que se estão a verificar - e que vão, certamente, aumentar ainda mais os ditos lucros.

Que medida seria essa? Porque é que estas mensagens nunca são específicas?

Já agora, os aumentos têm sido sucessivamente controlados pelos sucessivos governos nestes últimos anos, impondo aumentos inferiores aos recomendados pela ERSE - e é por isso que o défice tarifário nunca mais consegue ser pago e não para de aumentar...

A EDP mantém um monopólio (não de jure, mas de facto) uma vez que a concorrência não oferece aos consumidores domésticos (por exemplo) taxas bi-horárias.

Por acaso gostava de perceber porque é que os outros não oferecem tarifas bi-horárias. Mas isso não é argumento para lutar contra a EDP, ela não tem culpa que a concorrência não entre nesse nicho de mercado.

PROPOSTA:

- no dia 20 (Domingo) de Novembro de 2011, às 15:00, a nível nacional, vamos, todos nós consumidores domésticos, desligar TUDO durante uma hora (os nossos congeladores aguentam mais do que isso quando há uma "anomalia" na rede que nos deixa sem energia e as baterias dos nossos portáteis também);

A EDP já teme os prejuízos desta medida na escala dos vários milhões de portugueses, que estão conscientes do abuso a que estão sujeitos.

Será que há assim tantos "milhões de portugueses" conscientes desses abusos? :)

E quem é que define o que é "razoável, socialmente justo e moralmente correcto"?

Por curiosidade fui espreitar as resultados da empresa - tem lucros de cerca de 1000 M€ / ano. Assumindo uns 10 milhões de clientes (não faço ideia, mas entre famílias, empresas, consumidores de luz e de gás, é capaz de andar por aí) dá uma média de 100€ de lucro / cliente / ano, ou menos de 10€ por mês - a maior parte destes lucros deve vir, suponho, dos clientes industriais, onde se consomem quantidades maciças de energia...

Mais uma vez - qual seria o valor "correto" do lucro?

A única coisa que acho que ainda tem alguma lógica de ser é o facto de a EDP temer um cenário destes - não se armazena energia e nem todas as centrais se desligam assim de um minuto para o outro. Haver um decréscimo no consumo desta ordem de magnitude poderia trazer consequências sérias para a rede de distribuição... Mas também é num dia em que o consumo já é fraco por natureza, talvez não fosse tão grave assim... E claro, isso se as pessoas aderissem rolleyes.gif

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, os aumentos têm sido sucessivamente controlados pelos sucessivos governos nestes últimos anos, impondo aumentos inferiores aos recomendados pela ERSE - e é por isso que o défice tarifário nunca mais consegue ser pago e não para de aumentar...

não esquecer o papel da "aposta na eolica e solar" no aumento do défice tarifário (os agradecimentos deverão ser endereçados a: José Sócrates - Sorbonne - Paris).

não esquecer ainda que parte do aumento se deve à subida do IVA (responsabilidade directa do governo e não da EDP).

Por curiosidade fui espreitar as resultados da empresa - tem lucros de cerca de 1000 M€ / ano. Assumindo uns 10 milhões de clientes (não faço ideia, mas entre famílias, empresas, consumidores de luz e de gás, é capaz de andar por aí) dá uma média de 100€ de lucro / cliente / ano, ou menos de 10€ por mês - a maior parte destes lucros deve vir, suponho, dos clientes industriais, onde se consomem quantidades maciças de energia...

não esquecer que parte desse lucro se deve às operações internacionais da empresa pelo que deverias considerar apenas o lucro obtido em portugal.

E quem é que define o que é "razoável, socialmente justo e moralmente correcto"?

nestes casos, o "razoável, socialmente justo e moralmente correcto" é serem "os outros" a pagar: os que não consomem electricidade, os que não consomem gás, os que não vêem a RTP, os que não atravessam as pontes da lusoponte, os que não andam nas SCUT, etc, etc, etc.

Se procuram culpados deveriam olhar para o estado português que permite e incentiva monopolios e dos sucessivos governos que foram eleitos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a EDP é o meu melhor fornecedor de consumíveis / energia : tem um serviço simplesmente espectacular e há anos que resolvo tudo pela linha verde e a meu contento.

já contactei com outras empresas - mas além de não terem tarifas bi-horárias os descontos que ofereciam eram temporários, salvo erro, nem avancei mais nos contactos além dos preliminares.

as eólicas e o solar - as renováveis em geral - são as energias do futuro e a mim parece-me razoável que agora paguemos um pouco mais para ter algo que no futuro nos vai permitir poupar muito - Portugal nos últimos 10 anos passou de burro a exemplo nessa matéria e ainda bem, um dos nossos maiores problemas é a nossa dependência do petróleo: eu não sei a morada do Socas e não lhe vou mandar nenhum postal mas, nessa matéria, acho que ele esteve bem, muito bem - ele e o Manuel Pinho, que, para mim, foi um dos melhores ministros dos últimos anos  e a quem Portugal ficou a dever um salto em frente na área da energia que os nossos filhos muito nos vão agradecer amanhã. A EDP renováveis é a 3ª maior companhia mundial nessa área e isso, no meu ponto de vista, é bom e não mau.

o que é pena neste país é que seja "moda" os governantes de hoje tentarem sempre desfazer o que os de "ontem" fizeram em vez de aproveitar e melhorar o que de bom foi deixado - essa será talvez uma das razões porque somos os mais atrasados dos adiantados e já seria altura de as novas gerações de governantes - gente na casa dos 40's - se deixarem dessa mentalidade pacóvia e pensarem mais no país e menos na politiquice .  Acho eu..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As outras empresas não dispoem de tarifas bi-horárias pois estas são subsideadas pelo estado à EDP mas o mesmo estado não dá as mesmas condições aos privados.

Quanto á eolica eu acho um mau investimento, seria muito mais rentavel apostar na solar, em cada telhado ou em cada empresa.

è preciso ter a noção que o solar permite utilizar um espaço perdido: telhados, e "gastar" a energia localmente, sem baterias, se produzes ali podes gastar ali mesmo, não precisas de deslocações.

Assim como alguns semaforos utilizam esta energia também muita da iluminação estética poderia utilizar, os jardins, a iluminação publica (um painel em cada poste iria reduzir ao minimo os comsumos em quase 10 meses do ano), as fontes e as suas bombas de água.

Mas se cada particular não o faz, de que serve culpar o estado ou a edp?

poste-solar.png

solar.png

Depois é saber viver com racionalidade, saber dividir os consumos pelo tempo para conseguir viver com uma potencia contratada mais baixa, por exemplo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema nao é as pessoas, é o investimento inicial.

Em outro forum, fiz as contas num sistems constituido por um painel que dá 100W, com um tie inverter para ligar á ficha de electricidade caseira e injectar corrente na rede.

Teoricamente ( porque nunca testei e apenas vi videos no youtube ), aquilo injecta e o consumo "sai" do que produzes e nao o que vem pela rede elec. tradicional.

O painel, o tie inverter para render face aos actuais consumos sem contar na bi-horaria era de cerca de 4 ano.

O tie inverter era prai 150 euros de 500W ( converte 12 a 24v para 230 ) e sem baterias claro e depois o painel com conectores anti-humidade

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá

O meu é digital.

Semelhante a este:

3.JPG

Sempre actualizou a hora por ele, mas já foi mudado pois tinha bi-horaria e quando passei para tri mudaram para este, quando voltei a bi-horaria apenas foi preciso telefonar e somar as contagens de cheias e ponta.

mas mantenho que tem as horas certas e muda com a mudança de hora.

As horas do meu contador estão corretas. Quanto muito deve haver 1 ou 2 minutos de diferença, mas isso deve-se ao fato de adiantar os relógios para chegar a tempo!...

Espaço bem aproveitado - Telhas solares: http://www.dforcesolar.com/pt/telhas-solares/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor