HMac

Certificados do Tesouro e fim do Euro

3 publicações neste tópico

Bom dia

Segundo já tive oportunidade de ler aqui no fórum, caso Portugal saia da União Monetária (do euro) na sequência da crise que vivemos, Portugal terá de continuar a pagar os seus empréstimos em euros. Quem tem Certificados do Tesouro (dívida pública) também continuaria a receber em euros, como os investidores estrangeiros ou iríamos receber na nova moeda a ser instituída?

A minha dúvida surge porquê? Assim como em outros instrumentos de dívida pública, Bilhetes do Tesouro, em que foi definida um valor nominal em Euros e, por isso, caso acabe o euro português nós teríamos de pagar em euros, também nos Certificados do Tesouro o valor nominal em Diário da República está referido em Euros. Logo, por um questão de justiça, os investidores Portugueses deveriam igualmente ser pagos em Euros.

Cumps

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ninguém sabe. Isto são daquelas coisas que resultam de decisões políticas, sobre as quais podemos apenas especular.

Não me surpreendia nada que, sendo para particulares, o governo decidisse que seria equivalente a um depósito a prazo e optasse por passar para escudos.

Enfim, só se chegarmos a isso é que saberemos.  ???

[EDIT] Whops, gralha milha. Corrigida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ninguém sabe. Isto são daquelas coisas que resultam de decisões políticas, sobre as quais podemos apenas especular.

Não me surpreendia nada que, sendo para particulares, o governo decidisse que seria equivalente a um depósito a prazo e optasse por passar para euros.

Enfim, só se chegarmos a isso é que saberemos.  ???

...para escudos, querias tu dizer, não?:P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor