MiguLuso

Seguros de Capitalização e o FGD

11 publicações neste tópico

Com todos os problemas da zona euro, economia mundial, europa, grécia e etc... Decidi contactar o BCP para saber se o meu seguro de capitalização estava abrangido pelo FGD.

A resposta foi: não. Não existe nenhum seguro, ou seja, parece que se a seguradora for a vida (ou o BCP), o meu investimento tambem vai a vida...

O produto foi este:

Jovem Aforro +

Seguro de capitalização pelo prazo mínimo de 8 anos, com:

Entregas mínimas programadas:

Mensais: 25 EUR;

Trimestrais: 75 EUR;

Semestrais: 150 EUR;

Anuais 300 EUR;

Extraordinárias 100 EUR;

Únicas 500 EUR

TANB mínima garantida de 2,40% ao ano durante todo o prazo do contrato + participação anual nos resultados do Fundo (equivalente a pelo menos 90% da diferença, se positiva, entre a taxa de rendimento do Fundo, líquida da comissão de gestão financeira, e a taxa garantida);

Possibilidade de dedução de parte do capital no IRS;

Levantamento antecipado: Sem penalização se destinado a: Erasmus, Estudos Universitários e compra de 1º carro ou casa. Para outras situações: penalização máxima de 3% no 1º ano. A partir do 4º ano não há penalização;

Cobertura associada de Acidentes Pessoais, sem custos adicionais.

Pode ser subscrito pelos pais, sendo o jovem a pessoa segura.

O que fazer? Não existe nenhum seguro? Devo retirar o dinheiro e sofrer a penalização?

Cumps e obrigada pelas vossas respostas.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de teres metido nisso devias ter pensado que caso pretendesses resgatar fora dessas condições eras penalizado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alto lá, que isso também não é assim tão perigoso. Lembro-me de discutir um seguro de capitalização com uma funcionária de uma seguradora, a Sandra Calejo, que explicava que as seguradoras são obrigadas a cobrir os produtos financeiros que têm.

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=162.msg39301#msg39301

Senão também eram umas ricas seguradoras....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de teres metido nisso devias ter pensado que caso pretendesses resgatar fora dessas condições eras penalizado.

Pois... Tinha na altura 15 anos e não tinha conhecimento nenhum. Foi-me dado um conselho pelo gestor de conta da conta dos meus pais (o mesmo que, mais tarde, tinha aconselhado a comprar acções do BCP a 70 centimos a dizer que o BCP iria sofrer uma OPA bla bla bla).

Hoje posso dizer que já tenho muitos mais conhecimentos e não tinha apostado nunca neste tipo de produtos (a rentabilidade é demasiado baixa, tem um prazo grande e não está coberta por nenhum fundo).

Caso a seguradora vá falir, não estou assegurado pelo SII (Sistema de Indemnização aos Investidores)?

A seguradora estava a cobrir o meu investimento (só me deu 2.4% obrigatórios, deu prejuízo).

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O SII não cobre seguros de capitalização:

Os instrumentos financeiros garantidos pelo Sistema são os seguintes: acções, obrigações, títulos de participação, unidades de participação em fundos de investimento, papel comercial, bilhetes do tesouro, futuros e opções sobre instrumentos financeiros, FRA’s e alguns swaps. Para além disso, também são abrangidos os montantes em dinheiro entregues pelos clientes aos intermediários financeiros destinados expressamente a ser investidos em instrumentos financeiros.

Além disso, aplica-se só aos intermediários.

Para os seguros, estes estão cobertos pelas reservas das seguradoras. Não há um sistema central como nos depósitos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O SII não cobre seguros de capitalização:

Os instrumentos financeiros garantidos pelo Sistema são os seguintes: acções, obrigações, títulos de participação, unidades de participação em fundos de investimento, papel comercial, bilhetes do tesouro, futuros e opções sobre instrumentos financeiros, FRA’s e alguns swaps. Para além disso, também são abrangidos os montantes em dinheiro entregues pelos clientes aos intermediários financeiros destinados expressamente a ser investidos em instrumentos financeiros.

Além disso, aplica-se só aos intermediários.

Para os seguros, estes estão cobertos pelas reservas das seguradoras. Não há um sistema central como nos depósitos.

Ok, muito obrigado pela resposta  ;D

E o que aconselha? Estar quieto?

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que ir levantar agora para ser penalizado, não compensa de todo. Se fosse possível mobilizar sem perda, ainda era aquela. Eu também fui tolo, e o meu gestor de conta do BPI aconselhou a colocar dinheiro num seguro de capitalização e num fundo de investimento. O fundo de investimento ainda rendeu alguma coisa, mas é muito arriscado, há pouco tempo andava a cair que nem louco, vá lá que já recuperou bem. O seguro de capitalização é que não tem rendido nada, aliás neste momento se resgatasse perdia dinheiro. Estou à espera que o valor da UP suba e resgato logo. No tempo em que vivemos quanto menos riscos melhor, para quem o dinheiro custa a ganhar. Para os magnatas isso são tudo trocos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com essa rentabilidade garantida tão baixa, mais vale retirar assim que chegar ao 4º ano, onde já não há penalização.

Seguros de capitalização até podem ter algum interesse, pelo sendo feitos até ao final deste ano, já que vão acabar as taxas liberatórias reduzidas para produtos com mais de 5 e 8 anos. Agora convém escolher um com uma taxa garantida maior, que 2.4% não é nada encorajador.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com essa rentabilidade garantida tão baixa, mais vale retirar assim que chegar ao 4º ano, onde já não há penalização.

Seguros de capitalização até podem ter algum interesse, pelo sendo feitos até ao final deste ano, já que vão acabar as taxas liberatórias reduzidas para produtos com mais de 5 e 8 anos. Agora convém escolher um com uma taxa garantida maior, que 2.4% não é nada encorajador.

Fui enganado e bem... Em relação ao IRS, como só passou um ano (e se calhar vou resgatar antes dos 4 anos por ERASMUS ou compra de 1º carro), só poderia ganhar alguma coisa caso já tivessem passado 5 anos, estou correcto? Eu dei a folha que eles me enviam para o IRS ao meu pai mas ele disse que não compensava...

Só uma curiosidade Lvsitano, o que é o valor da UP?

Cumps e muito agradecido!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, sendo só um ano, o IRS para as mais valias é o mesmo que o resto dos DPs, 21.5%.

Já agora esclareço também a questão das UPs.

UP - unidade de participação, são as unidades básicas que constituem um fundo de investimento. Nas acções, uma acção vale x €, preço esse que varia ao longo do tempo. Nos fundos, o equivalente são as unidades de participação. Quanto entramos num fundo compramos um determinado número de UPs, cada uma a valer uns tantos euros, que depois pode valorizar ou desvalorizar. Os ganhos dos fundos de investimento (os que não pagam rendimentos periodicamente) são provenientes da subida do valor das UPs.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, sendo só um ano, o IRS para as mais valias é o mesmo que o resto dos DPs, 21.5%.

Já agora esclareço também a questão das UPs.

UP - unidade de participação, são as unidades básicas que constituem um fundo de investimento. Nas acções, uma acção vale x €, preço esse que varia ao longo do tempo. Nos fundos, o equivalente são as unidades de participação. Quanto entramos num fundo compramos um determinado número de UPs, cada uma a valer uns tantos euros, que depois pode valorizar ou desvalorizar. Os ganhos dos fundos de investimento (os que não pagam rendimentos periodicamente) são provenientes da subida do valor das UPs.

Obrigado pela resposta :)

Nunca tinha mexido em fundos por isso é que tinha essa duvida :)

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead