jabss

Tenho de pagar comissão pelo descoberto causado por comissões do banco

7 publicações neste tópico

Olá boa noite,

Acontece-me com cada uma... O que acham que posso fazer?

Tenho uma conta na CGD desde criança. Apesar de já lhe ter dado bastante uso no passado, ultimamente (nos últimos dois anos) tenho trabalhado com outros bancos e apenas tenho mantido esta conta por razões sentimentais. De facto, o último movimento que realizei nesta conta foi em Abril de 2010, onde retirei a maior parte do capital e apenas deixei um valor residual de vinte e poucos euros...

Desde essa altura, a CGD tem vindo a cobrar-me taxas de manutenção e anuidades que têm vindo a reduzir o saldo contabilístico, ou seja: desde essa altura, todos os movimentos da conta foram despoletados pela própria CGD. Recebi hoje uma carta datada de à 16 dias, que me avisa para um valor de descoberto de 9€ (causado por comissões manutenção/Anuidades) e de uma alegada comissão de descoberto de 16,31€. Totalizando um valor em dívida de 25,31€. Como se não bastasse, a carta esclarece que a falta de pagamento da dívida em 10 dias determinará a oportuna comunicação ao Banco de Portugal, nos termos e normas em vigor sobre riscos de crédito.

Como já passaram peo menos 16 dias, já me encontro em falta e possivelmente a CGD já procedeu com acções junto do banco de Portugal.

Como devem calcular, sinto-me injustiçado com esta situação e gostaria de salientar o seguinte:

1) Uma vez que a conta entrou em descoberto devido a taxas, comissões e anuidades aplicadas pelo próprio banco e sem qualquer interferência do titular, não me quer parecer nem justo nem ético cobrar uma uma comissão de um descoberto criado pelo próprio banco.

2) No final de contas, um cliente deixa um valor no banco que, por pouco que seja, espera que capitalize. Nunca espera que desapareça, nem que, muito menos, se converta numa dívida crescente. E se eu estivesse uma temporada no estrangeiro, como aliás já estive algumas vezes? Quando chegasse já seria "persona-non-grata" no Banco de Portugal sem sequer sonhar porquê...

3) Ao ser cobrada esta última comissão de gestão/Anuidade, a CGD deveria ter-me alertado previamente da mesma (como aliás alertou em 2010), assim como ter-me alertado também para o risco de entrar em descoberto. Não recebi nenhum aviso nesse sentido.

Posto isto, gostaria de pedir ao fórum a opinião. Será mais uma situação daquelas de "pagar e calar"?

Obrigado e boa noite,

João Silva

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho uma conta na CGD desde criança. Apesar de já lhe ter dado bastante uso no passado, ultimamente (nos últimos dois anos) tenho trabalhado com outros bancos e apenas tenho mantido esta conta por razões sentimentais. De facto, o último movimento que realizei nesta conta foi em Abril de 2010, onde retirei a maior parte do capital e apenas deixei um valor residual de vinte e poucos euros...

Desde essa altura, a CGD tem vindo a cobrar-me taxas de manutenção e anuidades que têm vindo a reduzir o saldo contabilístico, ou seja: desde essa altura, todos os movimentos da conta foram despoletados pela própria CGD. Recebi hoje uma carta datada de à 16 dias, que me avisa para um valor de descoberto de 9€ (causado por comissões manutenção/Anuidades) e de uma alegada comissão de descoberto de 16,31€. Totalizando um valor em dívida de 25,31€. Como se não bastasse, a carta esclarece que a falta de pagamento da dívida em 10 dias determinará a oportuna comunicação ao Banco de Portugal, nos termos e normas em vigor sobre riscos de crédito.

Como já passaram peo menos 16 dias, já me encontro em falta e possivelmente a CGD já procedeu com acções junto do banco de Portugal.

Como devem calcular, sinto-me injustiçado com esta situação e gostaria de salientar o seguinte:

1) Uma vez que a conta entrou em descoberto devido a taxas, comissões e anuidades aplicadas pelo próprio banco e sem qualquer interferência do titular, não me quer parecer nem justo nem ético cobrar uma uma comissão de um descoberto criado pelo próprio banco.

2) No final de contas, um cliente deixa um valor no banco que, por pouco que seja, espera que capitalize. Nunca espera que desapareça, nem que, muito menos, se converta numa dívida crescente. E se eu estivesse uma temporada no estrangeiro, como aliás já estive algumas vezes? Quando chegasse já seria "persona-non-grata" no Banco de Portugal sem sequer sonhar porquê...

3) Ao ser cobrada esta última comissão de gestão/Anuidade, a CGD deveria ter-me alertado previamente da mesma (como aliás alertou em 2010), assim como ter-me alertado também para o risco de entrar em descoberto. Não recebi nenhum aviso nesse sentido.

Como tem trabalhado com outras entidades bancárias, deve estar a par do preçário de cada uma delas. Em relação à CGD, devia fazer o mesmo: https://ws.cgd.pt/Precario/Precario.pdf

Se deixou um remanescente numa conta à ordem, este nunca irá capitalizar. Quando muito irá servir para pagar despesas de manutenção. Deveria estar atento e defender-se de acordo com o preçário em vigor.

Tendo em conta que pretendia continuar com a conta aberta, deveria ter deixado o minimo para isenção de despesas de manutenção ou então deixava a zero.

Poderá fazer uma exposição/reclamação evidenciando os pontos que colocou aqui. Depois terá duas hipóteses. Ou se mantém cliente da CGD reforçando o seu envolvimento com os minimos para obter isenção ou anula as suas contas. Um dia mais tarde, saneado este problema, caso pretenda trabalhar novamente com o banco pode sempre voltar a ter as suas contas!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu alteraria apenas a resposta do JRibeiro para "Deverá fazer uma exposição..." - não se perde nada em tentar ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu adicionaria outra sugestão: não manter contas abertas, paradas, por motivos sentimentais!

Os bancos tradicionais (não-online) aplicam na generalidade custos, excepto quando há um envolvimento por parte do cliente suficiente para conceder isenção (saldo mínimo, subscrição de determinados produtos) ou quando a conta é jovem ou ordenado.

Boa sorte na resolução deste problema, e que sirva de lição!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado por todas as sugestões construtivas e por todos os comentários de apoio.  :-\

Infelizmente não fiquei surpreendido com este tipo de respostas. De uma forma geral, os forúms são um meio por excelência para promover a entreajuda e a partilha de conhecimento e experiências. Lamentavelmente, ns fóruns portugueses (não só neste) por vezes não se consegue resitir à tentação de promover demagogia e o gozo pelo elo mais fraco... Que dizer? Está-nos no sangue latino - Pisamos os que estão em baixo e idolatramos os que estão em alta...

É por isso que os outros países andam para a frente e nós estamos onde estamos...

Desculpem o desabafo, mas deixo aqui a minha sugestão, que penso que seja um pouco mais construtiva:

Se a resposta a um post é para criticar, julgar ou ainda por cima afirmar "que lhe sirva de lição", mais vale estar quieto.

Obrigado,

Jabss

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu post não foi escrito em tom depreciativo, embora compreendo que possa ser lido dessa forma.

Todos cometemos erros e é importante que aprendamos com eles, para que não se repitam.

Não detecto, na minha resposta ou nas outras, qualquer consideração de "elo mais fraco". Há sim a constatação objectiva de como o problema podia ter sido evitado. E a informação de que os bancos online (Activo, Best, BiG) são actualmente as melhores opções para manter uma conta inactiva sem aplicação de custos.

Fica por fim a discussão da experiência para aprendizagem futura, sua e de todos os colegas. Quem sabe algum por ler este tópico irá evitar uma situação semelhante no futuro.

Bem haja!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead