sisarap

Esclarecimentos sobre situação de união de facto

2 publicações neste tópico

Olá Bom dia, o meu nome á Sandra Raposo e tenho algumas dúvidas sobre a minha situação  que é a seguinte:

Eu vivo em união de facto á 5 anos, antes de viver nesta situação comprei casa em évora onde trabalhava e que está só em meu nome, posteriormente vim viver com o meu companheiro para lisboa e comprámos outra casa, mas que está apenas em nome dele.

fazemos IRS em separado, agora estamos á espera do 1º filho, tenho algumas questões

que são: como vamos ter outro elemento no agregado familiar é necessário apresentar IRS em conjunto?

Em termos de união de facto, é necessário formalizar esta situação, como? E em relação aos direitos de parentalidade , estes são atribuídos de igual forma como no casamento?

Se me pudessem ajudar, agradecia imenso.

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não precisam de apresentar declaração de IRS em conjunto só porque têm um filho... senão como ficavam os casais divorciados? ;)

Agora, esse filho só pode ser incluído na declaração de um dos dois (tipicamente compensa incluí-lo na declaração de quem ganha mais mas é uma questão de fazerem a simulação dos dois cenários).

Um dos fundamentos da união de facto é que não precisa de ser formalizada de forma nenhuma - é por isso que se chama "de facto". Do ponto de vista fiscal, no entanto, só podem começar a pensar em meter declaração em conjunto depois de terem a mesma morada fiscal há pelo menos 2 anos.

Os direitos de parentalidade adquirem-se pelo facto de se ser pai ou mãe não por se estar casado...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor