Visitante JPRADES

Escalões IRS

5 publicações neste tópico

O meu rendimento anual é de 57800 euros brutos.

Como sei qual é o meu escalão para saber a taxa de IRS a aplicar? Já pesquisei nas tabelas do IRS mas as taxas de IRS não batem certo com a que aparece na nota de liquidação de IRS.

Àquele valor ainda abate algum valor antes de saber qual é o escalão?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esse é o rendimento bruto?

Ao rendimento bruto deves tirar as deduções específicas de cada categoria, obtendo assim o rendimento global.

Depois tiras o valor dos abatimentos (antigamente havia muita coisa, hoje em dia cada vez menos) e tens o rendimento coletável.

Divides o rendimento coletável pelo coeficiente conjugal (1 ou 2 em função do número de titulares da declaração) e é com base nesse valor que determinas o escalão e a taxa a aplicar.

Ajudou? :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu rendimento anual é de 57800 euros brutos.

Se o seu rendimento coletável estiver compreendido entre 42 259 até 61 244 euros, então a sua taxa é de 38% e pode deduzir no máximo 1150 euros. Já, se o seu rendimento coletável estiver compreendido entre 18 375 até 42 259 euros, então a sua taxa é de 35,5% e pode deduzir no máximo 1200 euros.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

então:

rendimento de 57.800 euros brutos

deduzo deducoes específicas de x

deduzo os abatimentos (saude, casa, etc) de y

o resultado é w

divido o w por 1 e aplico a taxa, é isso?

e onde psoso ver o valor do x?

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não...

A saúde, casa, etc são deduções à coleta, não são abatimentos. Só se subtraem depois do imposto já apurado (e pelas percentagens indicadas na legislação). Aliás, ao dia de hoje nem sei muito bem o que é que ainda entra como abatimento...

Na nota de liquidação aparecem essas parcelas todas discriminadas ou não?

Relativamente à aplicação da taxa também não é assim tão linear. A questão é que dentro de cada escalão os rendimentos são taxados à taxa desse escalão. Por exemplo, quem estiver no terceiro escalão, com um rendimento coletável de 10.000€, é taxado da seguinte forma: 11,5% sobre os primeiros 4898€; 14% sobre os (7410-4898) = 2512€ seguintes; e mais 24,5% sobre os 2590€ que faltam até aos 10.000€.

Na prática multiplicam-se os 10.000€ pelos 24,5% e subtrai-se a parcela a abater de 900,46€ (estes valores são publicados junto com os limites dos escalões. Ex: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6035/603530/article.jhtml?articleID=6771 )

Quanto ao x depende da categoria, do tipo de rendimentos e da situação fiscal do contribuinte. No site do Millennium há um guia fiscal que ajuda a esclarecer muitas destas questões: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/article.jhtml?articleID=3893

Depois de obtida a coleta (por aplicação da taxa sobre o rendimento coletável), aí sim, subtraem-se as deduções à coleta (casa, saúde, etc) ficando apurado o imposto.

Subtraindo a este último valor aquilo que já foi retido na fonte, fica-se a saber quanto é que se tem a haver de reembolso ou ainda pagar a mais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead