Rui Antonio

I.R.S. retido a mais

7 publicações neste tópico

Boa tarde,

A minha mulher,desde Janeiro de 2011 está a descontar a mais perto de 75 euros mensais pela entidade patronal. Este valor descontado a mais vai ser deduzido na declaração de I.R.S. a entregar em 2012, ou seja, iremos receber o valor descontado a mais? A taxa que está a ser aplicada é sobre a tabela de "Não-casado" s/dependentes e deveria ser sobre "Casado-1 Titular, s/dependentes". Como é que nas Finanças sabem isso ?

Obrigado por uma eventual resposta.

Rui Pascoal

rapascoal@hotmail.com

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar ela tem de informar a entidade patronal da sua situação de casada, eles não adivinham... Quem faz a retenção na fonte é a entidade patronal, eles é que têm que saber que tabelas usar. As Finanças não são tidas nem achadas nessa altura.

As finanças sabem porque vocês vão meter uma declaração a dizer que estão casados, certo? Então vão calcular o imposto a pagar - a isso é deduzido o que foi sendo retido na fonte ao longo do ano. Se der que já entregaram dinheiro a mais as Finanças devolvem a diferença; se der que precisam de entregar mais dinheiro, eles mandam a conta :)

Só mais uma nota: o reelmbolso não será necessariamente um múltiplo dos tais 75€ pois depende de muitos outros fatores...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigadissimo pela resposta. Mas informo que a entidade patronal foi informada mas não ligaram nada. Sabem perfeitamente que é casada, 1 titular sem filhos dependentes.

Obrigado mais uma vez.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas informou quem? Os recursos humanos da empresa ou o chefe? É que se calhar não é o chefe que processa os salários ;)  (mas mesmo assim tinha obrigação de reencaminhar o assunto para quem de direito).

Se a entidade patronal já foi chamada à atenção então é uma questão de denunciar a situação ao fisco - vai na volta até nem lhes estão a entregar o dinheiro que fica indevidamente retido...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caros Senhores,

Mais uma vez os meus sinceros agradecimentos pela resposta. Desculpem a minha insistência mas surge uma dúvida pois na Declaração de I.R.S. NÃO HÁ NENHUM CAMPO em que se preenche "Casado-1 Titular" sem filhos. Há simplesmente a parte em que se preenche o valor iliquido recebido pela minha mulher e respectivos descontos e no meu caso, como estive e continuo desempregado, o valor recebido é ZERO assim como, lógicamente os descontos não existem.

Tenho receio em que as Finanças não tenham conhecimento que o valor descontado de IRS foi sobre uma tabela que não estava correcta ("Não-Casada") quando deveria ser "Casada-1 Titular" sem dependentes.

Os meus sinceros agradecimentos por mais uma eventual resposta.

Rui Pascoal

rapascoal@hotmail.com

rapascoalster@gmail.com

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caros Senhores,

Mais uma vez os meus sinceros agradecimentos pela resposta. Desculpem a minha insistência mas surge uma dúvida pois na Declaração de I.R.S. NÃO HÁ NENHUM CAMPO em que se preenche "Casado-1 Titular" sem filhos.

Se for casado e único titular: A declaração modelo 3 será preenchida com o número de contribuinte dos 2 sujeitos passivos, sendo que apenas um deles terá os campos respeitantes aos rendimentos preenchido = Casado-1 Titular.

Se não tiver filhos: O campo de número de dependentes será "zero" = sem filhos.

A retenção na fonte de IRS ao trabalho dependente funciona como um "adiantamento" ao Estado, pelo que será reembolsado do eventual excesso.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Amigos,

Gostaria de saber qual será o valor de I.R.S. mais taxas (4% ?) para 2013 no caso da minha mulher que aufere um ordenado de 1.611 euros.

Para o meu caso, sou pensionista com uma pensão de 987 euros.

Somos casados, 2 titulares, sem filhos (dependentes).

Muito obrigado por uma eventual resposta a qual agradeço antecipadamente.

Cumprimentos

Rui Pascoal

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor