Visitante manuel pereira

tópico oficial BANIF

508 publicações neste tópico

boa noite.

Tenho conta no banif e gostava de saber qual o valor do meu risco em ser cliente deste banco.Tinha um deposito a prazo que venceu

nestes dias, e para renova-lo por 181 dias uma taxa não inferior a 6% , ou entaõ que levantaria o valor do dep. + os juros.Pensei que fizessem uma contraproposta com uma taxa inferior.Mas passado uma hora enviaram-me um email a confirmar a renovação do deposito

com a taxa de 6% a 181 dias ( dep mobilizavel ).Será que o banif desesperado com grandes problemas de liquidez?.Estarei a correr

grande risco em ter depositos a prazo no banif?

Alguem tem conhecimento das dificuldades deste banco, ou será que as taxas dos Dep prazo irão subir com esta crise que estamos a viver?.

Obrigado pelas vossas opiniões.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No mês passado consegui uma taxa 6.75% para um periodo de 181 dias no banif.

Em relação às contas do banif:

- Verifico que existe um grande esforço para não apresentar prejuizos, e por isso lucro está perto de zero.

- Venderam 70% da correctora que tinham no Brasil à CGD, mas ao mesmo tempo aumentaram as imparidades nos seus creditos, anulando o efeito da mais valia.

- Bem não estão, mas ninguem está neste momento, por exemplo o BPI podera assumir um prejuizo tremendo 200 a 300 milhoes de euros somente nas obrigações gregas.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=511397

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tal como todos o bancos, a prudência é fundamental nesta altura.

Deve-se evitar ter mais de 25000eur em cada banco, seja ele qual for.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

SrºGreycat, mas então o fundo de garantia de dep a prazo, não tem o limite de 100.000 euros por cada depositante da conta ?.

Em que se está a basear para afirmar que não devemos ter mais que 25.000 euros,em cada banco.

Já esta confirmado que o limite de 100.000 euros por depositante em conta  (DP),se irá manter para além de 2011 (2012).

Há uma imposição comunitaria da zona euro para este assunto, e Portugal não pode fugir a isso.

Obrgº pela sua rersposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estamos em Outubro e o FGD depósitos veio confirmar que se vai manter até depois do dia 31/12/2011, apenas não foi publicado em DR.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

SrºGreycat, mas então o fundo de garantia de dep a prazo, não tem o limite de 100.000 euros por cada depositante da conta ?.

Em que se está a basear para afirmar que não devemos ter mais que 25.000 euros,em cada banco.

Já esta confirmado que o limite de 100.000 euros por depositante em conta  (DP),se irá manter para além de 2011 (2012).

Há uma imposição comunitaria da zona euro para este assunto, e Portugal não pode fugir a isso.

Obrgº pela sua rersposta.

Caro Manuel Pereira

Penso que o greycat está apenas a dizer que, ao contrario da maioria das pessoas, sabe como funciona o fundo de garantia dos depositos e não engole propaganda sem ver o que se esconde do outro lado do espelho.

A realidade é que o fundo de garantia dos depositos tem "nos seus cofres", uma verba que corresponde aprox. a 4 ou 5 % dos valor de todos os depositos existentes em bancos portugueses. Isto significa que em caso de falencia dos grandes bancos (BCP, BES,CGD etc) o fundo não tem dinheiro para cobrir os 100 000 €/depositante.

Nesta eventualidade, a unica maneira que o fundo tem de respeitar o seu compromisso é ser financiado pelo estado portugues. Ora este eventual financiamento é uma incognita neste momento, uma vez que, como o estado portugues está falido, o cacau teria de vir (novamente) do estrangeiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O fundo de garantia de depósitos tem alguns ses...:

- A legislação portuguesa apenas diz que será é de 25000Eur por depositante, mas até fim deste ano é de 100000 por depositante.

- No site do FGD está dito que após 2011 será mantido os 100000Eur por depositante tal como é a norma europeia, mas refere que terá de existir uma lei aprovada no parlamento português... Tal lei, até agora não foi aprovada segundo o meu conhecimento. E estamos a menos de 3 meses do fim do ano.

- Há umas semanas atrás o BdP veio avisar os bancos que deviam fazer as suas contribuições para o FGD.. Isto fez-me ficar com a pulga atrás da orelha acerca da real capacidade deste fundo.

- Em grande alvoroço social, será que o estado salvará depósitos de 100000Eur, qdo há pessoas a passar fome neste país? Pode-se tornar dificil de tomar essa decisao politica.

Pelas razões acima, eu penso que será mais seguro fazer as contas apenas a 25000Eur...

Mas, opiniões são opiniões e eu tb não sei prever o futuro.

Cumprimentos,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva! :)

Algum desenvolvimento a ter em conta sobre o assunto desta thread?

Para a próxima semana vence-se-me um DP e estava a pensar em dar um pulo ao banif a ver como param as modas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pena não ter sido na semana passada. Estavam com um depósito especial de 6% a 6 meses.

De qualquer forma, o FGD já foi aprovado para 100k€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Relativamente ao BANIF, só tenho uma coisa a dizer (espero que me perdoem o desabafo, pois é só disso mesmo que se trata) mas "Jamais", "Jamais" como diria o Ex- Ministro Mário Lino.

No passado dia 20 de Janeiro, fiz uma transferência que me custou quase 2€ ao Balcão do Banco Popular ( de onde transferi 20.000€ para o Banif) e tentei realizar o deposito promocional Rendimento Imediato ( o tal, que pagava 6% a 6 meses). Assinei os papeis todos e vim-me embora confiante no depósito, apesar de ter sido avisado que iam pedir superiormente a aceitação do depósito considerando que o valor só estaria disponivel na 2ª feira dia 23 de Janeiro.

Ainda não eram 14h30 e já me estavam a ligar a dizer que não seria aceite o depósito promocional mas que, contudo, pediram autorização para realizar um outro de

posito (o Banifast, que necessita de 25.000€ para obter a taxa de 4,5% a 360 dias.

Esperei até dia 23, (segunda feira passada) e nada. Ninguém me ligou. Na terça dia 24, dirigi-me ao Balcão onde me disseram que faziam a taxa a 4,5% (nem prazo nem nada).

Posto isto, respondi que por essa taxa não fazia depósito, uma vez que era a taxa que tinha antes de retirar o dinheiro para por no Banif.

Transferi o dinheiro de volta para o Popular, mas não sem antes de pedirem uns exorbitantes 5,20€ para transferir o dinheiro!

Fiquei em choque!!!

Na esmagadora maioria dos Bancos não chegam a 2 €, sendo que no Banco Popular são 1,95€, no ActivoBanco nem a 1 € chegavam e eles têm a grande LATA de me levar 5€.

Resumindo em 4 dias paguei 7,05€ e recebi 0! Pior! Andei com 20.000€ de um lado para o outro.

Amanhã vou pegar nestes 20.000€ e vou coloca-los no BCP, depósito já. Este deposito além de não necessitar de ir ao Balcão, pode ser feito on-line, tem a vantagem de pagar logo os juros à cabeça! Pena é que só pagam a 4,25% a 6 meses enquanto o Banif pagava a 6%.

Mas para mim BANIF JAMAIS, JAMAIS!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No dia 20 devias ter feito uma transferência de urgência no Banco Popular até 11 horas, para que o valor ficasse disponivel no mesmo dia no Banif.

Ou então, farias um levantamento no Banco Popular, depois levavas o dinheiro e depositavas no Banif.

Agora o deposito tinha um periodo de subscrição até ao dia 20, e para isso tinhas de ter o dinheiro na conta.

Mas pelo aquilo que escreveste o funcionario disse haveria o risco de não garantir a taxa porque tinha de pedir autorização superior.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Tinha pensado num levantamento, mas ficava mais caro que a transferência... do Banif... e então optei pela transferencia bancária ao Balcão.

Fiz isto eram umas 12h00...

No Balcão do Banif disseram-me que ficaria pendente, mas nunca julguei, dada a actual situação economica que um dia pudesse fazer diferença... E não autorizassem... A mim parece-me um pouco falta de vontade... Em 2008 comprei obrigações do Banif passado uma semana quase (4 dias úteis) e agora por um dia... Fiquei a ver navios...

Se pensarmos bem, os consumidores não têm culpa das burocracias do Sistema Bancário... Apenas tentamos aplicar o melhor possivel o pouco que temos.

Foi pena, sobretudo para mim, mas melhores dias virão... Mas não no Banif!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fonte: Relatorio e Contas de 2011

Plano de Vencimentos e Estratégia de Financiamento

O plano de vencimento de dívida do Banco tem um ponto importante no mês de Maio de 2012, momento em que deverão ser reembolsadas duas emissões:

i) uma emissão de dívida garantida pelo Estado Português no montante nominal de 500 milhões de euros, mas cujo saldo actual se situa em 443 milhões de euros devido a recompras entretanto efectuadas por outras entidades do Banif – Grupo Financeiro e;

ii) uma emissão de dívida sénior emitida pela Banif Finance Ltd., subsidiária do Banif – Grupo Financeiro que funciona como veículo de financiamento do Banif SA, no montante nominal de 300 milhões de euros mas cujo saldo actual se situa em cerca de 250 milhões de euros.

O financiamento dos reembolsos esperados para Maio deverá ser feito em linha com a estratégia já seguida durante 2011:

i) recurso a uma nova Emissão Garantida pelo Estado, no montante nominal de 300 milhões;

ii) reforço da pool de colaterais a utilizar junto do BCE através de carteiras de crédito com direitos de crédito em resultado da revisão das regras de elegibilidade definidas em Fevereiro de 2012;

iii) novas colocações em mercado secundário de instrumentos de titularização emitidos pelo Banco e financiamentos interbancários com acordos de recompra.

A partir de Maio, a estratégia de liquidez do Banco passará essencialmente por reduzir o recurso ao financiamento obtido junto do BCE através da redução do Gap comercial.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ALTERAÇÃO DE TAXAS DE JUROS NOS DEP. PRAZO DO BANIF

ENTRA EM VIGOR A 9 DE ABRIL (SEGUNDA-FEIRA)

Como é uma revisão em varios produtos de poupança do banif, achei mais util colocar esta mensagem no topico do banco.

No preçario está uma referência de uma entrada em vigor a 9 de Abril de novas taxas (referência TANB) de dep. prazo, e os destaques são:

Dp Rendimento Imediato (novos clientes) prazo 90 dias = 4,00% (estava nos 5.00%)

Dp Rendimento Maxi

6 meses :

1.º escalão = 4%    (estava nos 4.20%)

2.º escalão = 4.1%  (estava nos 4.40%)

3.º escalão = 4.2%  (estava nos 4.60%)

12 meses :

1.º escalão = 4.3%  (estava nos 4.60%)

2.º escalão = 4.4%  (estava nos 4.80%)

3.º escalão = 4.5%  (estava nos 5.00%)

Super Depósito Banif@st

Montante de constituição de €1.000 - €9.999,99

30 dias = 2.50% (estava nos 2.25%)

60 dias = 3.00% (mantem)

90 dias = 3.15% (mantem)

120 dias = 3.25% (estava nos 3.35%)

180 dias = 3.40% (estava nos 3.60%)

365 dias = 3.75% (mantem)

Montante de constituição de €10.000 - €24.999,99

30 dias = 2.75%  (mantem)

60 dias = 3.25% (estava nos 3.50%)

90 dias = 3.40% (estava nos 3.65%)

120 dias = 3.50% (estava nos 3.85%)

180 dias = 3.65% (estava nos 4.10%)

365 dias = 4.00% (estava nos 4.25%)

Montante de constituição de a partir de €25.000

30 dias = 3.00%  (mantem)

60 dias = 3.50% (estava nos 3.75%)

90 dias = 3.65% (estava nos 3.90%)

120 dias = 3.75% (estava nos 4.10%)

180 dias = 3.90% (estava nos 4.35%)

365 dias = 4.25% (estava nos 4.50%)

As contas poupança banif mantem as suas taxas, 3.25% (6 meses) e 3.50% (1 ano)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Banif

O Banif cobra, por ano, 139 euros pela manutenção de conta, requisição de 20 cheques ao balcão e pela realização de 15 transferências interbancárias. Ou seja, mais 9% face a Abril de 2011. Nessa altura, o banco cobrava 127 euros na prestação dos mesmos serviços. Esta subida de custos deve-se exclusivamente à alteração na comissão de manutenção de conta. Este serviço encareceu 12 euros para os actuais 50 euros.

http://economico.sapo.pt/noticias/conheca-os-bancos-que-mais-sobem-as-comissoes_142930.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ALTERAÇÃO DE TAXAS DE JUROS NOS DEP. PRAZO DO BANIF

ENTROU EM VIGOR A 24 DE ABRIL (TERÇA-FEIRA)

Como é uma revisão em varios produtos de poupança do banif, achei mais util colocar esta mensagem no topico do banco. É a segunda revisão das taxas de juro em pouco menos de 1 mês com entrada em vigor a 24 de Abril de novas taxas (referência TANB) de dep. prazo, e os destaques são:

Dp Rendimento Imediato (novos clientes) prazo 90 dias = 4,00% (mantem)

Dp Rendimento Maxi

6 meses :

1.º escalão = 3.40%    (estava nos 4.00%)

2.º escalão = 3.45%  (estava nos 4.10%)

3.º escalão = 3.50%  (estava nos 4.20%)

12 meses :

1.º escalão = 4.15%  (estava nos 4.30%)

2.º escalão = 4.20%  (estava nos 4.40%)

3.º escalão = 4.25%  (estava nos 4.50%)

Super Depósito Banif@st

Montante de constituição de €1.000 - €9.999,99

30 dias = 2.30% (estava nos 2.50%)

60 dias = 2.45% (estava nos 3.00%)

90 dias = 2.60% (estava nos 3.15%)

120 dias = 2.80% (estava nos 3.25%)

180 dias = 3.10% (estava nos 3.40%)

365 dias = 3.50% (estava nos 3.75%)

Montante de constituição de €10.000 - €24.999,99

30 dias = 2.40%  (estava nos 2.75%)

60 dias = 2.55% (estava nos 3.25%)

90 dias = 2.70% (estava nos 3.40%)

120 dias = 2.90% (estava nos 3.50%)

180 dias = 3.20% (estava nos 3.65%)

365 dias = 3.75% (estava nos 4.00%)

Montante de constituição de a partir de €25.000

30 dias = 2.50%  (estava nos 3.00%)

60 dias = 2.70% (estava nos 3.50%)

90 dias = 2.90% (estava nos 3.65%)

120 dias = 3.10% (estava nos 3.75%)

180 dias = 3.30% (estava nos 3.90%)

365 dias = 4.00% (estava nos 4.25%)

As contas poupança banif :

181 a 270 dias = 3.00% (estava nos 3.25%)

271 a 366 dias = 3.25% (estava nos 3.50%)

367 dias a 2 anos = 3.50% (mantem)

Antes só existia uma remuneração igual para o periodo de 271 dias a 2 anos, e agora passou existir uma separação pelo periodo superior ou inferior e igual a 366 dias.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=556421

O Banif vai encerrar 40 balcões da rede de atendimento em dois anos, o que implicará "algumas saídas de pessoal", disse à agência Lusa o presidente executivo do banco, acrescentando que "este movimento de saídas é perfeitamente marginal".  Jorge Tomé afirmou que a administração do banco está "a preparar o plano estratégico para candidatar [a instituição] às linhas de recapitalização do Estado".

"Prevemos algumas saídas de pessoal. No plano estratégico, está prevista a redução de 40 balcões, mas grande parte do pessoal vai ser reafecto à reestruturação da rede. Esse movimento de saída é perfeitamente marginal e não tem, de todo, um impacto significativo" nas contas do banco ou em termos de redução de pessoal, referiu.

Sem precisar o número de trabalhadores afetados pela decisão, o presidente executivo do banco fundado por Horácio Roque disse que o que está previsto é "o encerramento a dois anos, no limite, de 40 balcões, sendo que estão três a quatro pessoas por balcão", o que soma "160 pessoas".

Considerando que o banco tem "saídas naturais" de pessoal, Jorge Tomé afastou a possibilidade de despedimentos coletivos no caso dos trabalhadores que não sejam reafectos à rede, admitindo "quando muito rescisões amigáveis".

Esta decisão faz parte de um plano mais amplo de redução de custos: "Temos um plano de redução de custos que passa muito por redução de procedimentos de serviços", afirmou, dando como exemplos contratos de prestação de serviços com entidades terceiras, patrocínios e renegociação de licenças, sublinhando que nestas áreas "vai haver redução significativa" de custos.

Para o muito curto prazo, "a três meses", a administração do Banif definiu como prioridades a simplificação societária do banco, a redefinição da política de crédito e de microcrédito do banco, a criação de programas para aumentar a captação de “funding” (base de depósitos) e de produtos que deem comissões ao banco, disse Jorge Tomé, acrescentando que, "na área internacional, haverá uma mudança considerável".

Em 2011, o Grupo Banif registou um resultado líquido negativo de 161,6 milhões de euros face ao lucro de 33,4 milhões de euros obtidos em 2010. No mesmo ano, o banco encerrou 18 agências em Portugal, a que se seguiram mais quatro balcões já no primeiro trimestre de 2012.

As contas de 2011 foram prejudicadas pelo aumento de 204,8%, para 377,8 milhões de euros, das provisões e imparidades (perdas) líquidas do Banif.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho que fazer aqui menção a umas taxas muito suculentas que vi nos depósitos de moeda estrangeira do Banif!

Do que tenho visto dos vários preçários, as taxas aplicadas nunca são muito atrativas para depósitos em moeda estrangeira. Mas há 3 moedas em que as taxas são excelentes - AUD, PLN e HUF. Eis as taxas, TANB:

AUD

Até 30 dias - 3,25%

31-60 dias - 3,80%

61-91 dias - 4%

92-120 dias - 4,10%

121-182 dias - 4,35%

183-273 dias - 4,5%

273-366 dias - 4,65%

HUF

Até 30 dias - 5,25%

31-60 dias - 5,3%

61-91 dias - 5,4%

92-120 e 121-182 dias - 5,45%

183-273 e 274-366 dias - 5,5%

PLN

Até 30 dias - 4,35%

31-60 dias - 4,5%

60-91 dias - 4,6%

92-120 dias - 4,65%

121-182 dias - 4,7%

182-273 dias - 4,8%

274-366 dias - 4,85%

E atenção, os juros são pagos no final do prazo, o que dá para fazer umas brincadeiras engraçadas com as capitalizações... ;)

O Banif tem uns DPs que rendem bastante bem, do que pude observar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desculpem o duplo post mas é por ser um assunto diferente e para separar bem as coisas.

Fui hoje, cerca das 12h, a uma agência do Banif aqui em Setúbal. Pedi informações sobre as contas para jovens a partir dos 18 anos no Banif... e a senhora pediu-me para aguardar para o colega atender.

Iniciou-se assim uma espera de mais de meia-hora. E ao contrário do que possam pensar, esta espera não foi nada desconfortável. Após uns 2/3 minutos a ver que o senhor não me atendia, a senhora que estava ao balcão sugere que me sente numa cadeira a aguardar. E assim o fiz. Cadeira confortável, num ambiente muito agradável na agência, com ar-condicionado a refrescar.

Enquanto aguardava, a senhora, visivelmente preocupada por ainda não ter sido atendido, vai-me dando coisas para 'entreter' (além de estar a navegar no smartphone enquanto esperava). Primeiro um prospeto das contas Nova Geração, depois uma Ficha de Informação Normalizada impressa em frente e verso com as indicações da conta 18-25, isto bem espaçado. Eu também tinha indicado que não tinha pressa e que podia esperar o tempo que fosse necessário.

Ao fim de cerca de meia-hora, quem estava a atender (que por sua vez atendia à secretária um senhor e uma senhora, possivelmente para algum tipo de operação mais específico, e foi o que justificou a demora) termina o atendimento e vou ser eu atendido, não sem antes quem estava ao balcão indicar que eu estava à espera há já muito tempo.

Atendeu-me o gestor comercial da agência, que me esclareceu todas as dúvidas - de caminho ainda conversámos um pouco sobre produtos bancários e coisas relacionadas com a economia, referindo produtos de modo não intrusivo, mas persuasivo sem o demonstrar, ou seja, de forma muito inteligente e tal como eu gosto. Esclareceu-me ainda que todas as contas abertas têm gestor de conta, que é normalmente quem lhes abre a conta (ao contrário de outros bancos, o Banif funciona mesmo assim), e deu-me um cartão com o contacto dele. Cordial, simpático, empenhado e, acima de tudo, humano.

Fiquei também a saber que a agência estava com pouco pessoal - são só 4 pessoas, e uma foi de férias - porque era hora de almoço, e daí a espera, porque não tinham gente que chegasse para atender.

Saí dali muito satisfeito - fui atendido de forma excelente, muito humana e ao mesmo tempo profissional também, a explicarem-me tudo direitinho, algo que também já verifiquei ser mesmo próprio do banco de acordo com já algumas chamadas que fiz para o Banif para esclarecer dúvidas. Isto a juntar aos bons produtos do banco, fazem-me considerar o Banif.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Foi no Banif central de Setúbal?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em Setúbal é só gente boa  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead