Mareis

Cálculo dos juros no crédito à habitação?

4 publicações neste tópico

Viva!

Alguém pode dizer-me como calcular a TAN para uma prestação de 699,73 €, sendo 408,38 € de juros e 291,35 € de capital amortizado, numa dívida de 162.000,00€ por 248 meses?

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O banco é obrigado a dar-te o valor da TANB.

Mas, para um capital em dívida de 162.000€ pago durante 248 meses com uma prestação mensal de 699,73€, o valor da TANB deverá rondar os 0,67%. Ou seja, não existe nenhum banco a praticar estes valores, a menos que estejas com algum regime de prestações mistas muito estranho.

Seja como for, a proporção de juros e capital amortizado não daria direito a isso. O capital em dívida ainda é o que indicaste? Para conseguir fazer as contas é preciso saber o capital em dívida actual, o número de prestações que ainda falta pagar. A proporção entre os juros e o capital amortizado é irrelevante excepto para confirmar as contas...

Já agora, podes usar algumas ferramentas disponíveis no blog para te ajudar a atingir os valores que pretendes (caso se trate de prestação fixa)

http://www.pedropais.com/utilidades/calculadora-de-prestacoes/

http://www.pedropais.com/utilidades/mapa-de-juros/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De qualquer forma, se quiseres utilizar o Excel para calcular a taxa, podes utilizar a seguinte fórmula

=rate(<número prestações>;<valor negativo da prestação>;<valor do crédito)*12

Exemplo

=rate(248;-699,73;162000)*12 , que resulta em 0,6708%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada aos dois e desculpem só agora estar a agradecer, mas não me lembrava de ter posto esta pergunta no Forum (pensava que só a tinha colocado no Blog).

O Paulo estava certo quanto a haver um erro: o número de prestações é 348 e não 248, o que dá uma TANB de 3,025%. É claro que esta taxa não é a actual mas a que foi aplicada na primeira prestação do empréstimo, em Outubro de 2005!

É que eu queria saber qual a TANB que me tinha sido aplicada nessa altura, uma vez que se tivesse sido aplicada a TANB constante do contrato (3,15% , com uma taxa de referência de 2,25 e um spread de 0,9), a prestação teria sido superior aos 699,73€ que efectivamente paguei.

Julgo que entre a preparação da escritura, que foi assinada a 28 de Agosto, e a data da primeira prestação, a 4 de Outubro, deverá ter havido alguma alteração da euribor a 3 meses, à qual o crédito está indexado. Na altura, tinha duzentos e tal caixotes para arrumar e um monte de problemas com electricistas, canalizadores, serralheiros, instalação de internet e telefone, entrega de móveis etc, a par de uma intensa actividade profissional, e não me apercebi da diferença de valores.

Há pouco tempo, com a escalada das taxas de juro, decidi fazer um mapa das prestações e taxas pagas desde o início do empréstimo, o que deu uma trabalheira porque não conseguia atinar com a fórmula certa, que é afinal aquela que o Pedro indica aqui!  :)

Mais uma vez, obrigada e parabéns pelos excelentes Blog e Forum que conduzem, os quais infelizmente só descobri recentemente (mas já fiquei adicta...)!  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead