mluisbrown

Recbios verdes e retenção na fonte de IRS

3 publicações neste tópico

Boas,

Comecei agora a trabalhar pela 1ª vez à recibos verdes e surgiu uma dúvida quando experimentei (só para ver como era) preencher um recibo verde electrónico no portal das finanças. Os meus rendimentos anuais vão ser bem acima dos €10.000, pos isso vou ter de fazer retenção na fonte de IRS. Ora, na opção "Base de incidência de IRS" escolhi "100%" e na taxa escolhi os 21,5% 'normais', e o valor de IRS para reter que foi calculado foi 21,5% do total do recibo. Agora, estando no regime simplificado, a base de incidência de IRS é só 70% do total. Se a retenção na fonte é sobre 100% do bruto, isso vai fazer que, ao longo do ano, o valor de IRS retido vai ser muito acima do valor que tenho de pagar para o ano, não? Isso vai resultar numa devolução de IRS brutal quando entrego o Modelo 3 no ano seguinte! Isso é mesmo assim?

Obrigado,

Michael.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é bem assim pois vai depender do escalão em que ficares. Se te é feita retenção na fonte à taxa de 21,5% mas depois ficas no escalão dos 35,5%, por exemplo, há fortes possibilidades de ainda vires a ter de pagar.

Como o escalão só é calculado em função de todos os teus rendimentos e depois de feitas algumas deduções específicas, é difícil dizer qual vai ser o teu caso concreto. Mas podes sempre fazer a simulação do cálculo do IRS, há por aí alguns simuladores já para o próximo ano...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta. Pelos meus cálculos, só se o rendimento anual colectável fica no topo do escalão dos 38% (ou acima) é que o valor do IRS a pagar pelo ano começa a exceder o valor retido na fonte. O topo do escalão dos 38% é para um rendimento colectável de €61.224, ou seja, para alguém no regime simplificado, isso implicava um rendimento bruto de €87.463 por ano!!

Com um rendimento anual bruto inferior à esse valor, quase de certeza vai haver reembolso de IRS, e quanto mais abaixo desse valor, mais o reembolso vai ser, e isso excluíndo quaisquer deducões que uma pessoa possa ter.

Mas obrigado, a minha dúvida ficou resolvida, a retenção na fonte é mesmo sobre 100% do valor do recibo, independente da regime contabilística.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead