Semila

Fundos de Investimento

11 publicações neste tópico

Tenho um fundo de investimento do BPI - o BPI Seleção. na altura parecia-me um bom fundo, visto nao ter muita experiência em compra e venda de acções, este fundo possibilita a termos uma carteira diversificada de acções e as comissões não são muito elevadas. Gostaria que me aconselhassem que devo fazer em termos de investimento: manter este fundo? criar outros?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não vou muito á bola com fundos de fundos, esse nomeadamente tem uma rentabilidade de -29,44% no último ano, num momento onde ha muita volatilidade nos mercados o ideal são os fundos de obrigações e tesouraria na minha opinião, embora se possa a começar em apostar nos fundos de acções, nomeadamente no BPI Portugal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que não quer dizer que nos devamos desfazer dos fundos que já tenhamos. Se for possível esperar por uma altura em que as coisas estejam melhores, o fundo recuperará certamente muito daquilo que já perdeu...

A altura ideal para o vender foi há meses atrás antes das coisas chegarem ao estado em que estão. Agora o melhor é capaz de ser aguentar... a menos que o dinheiro seja preciso a curto prazo, aí qualquer momento deve ser tão bom como outro para resgatar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exacto Paulo, neste momento não se deve resgatar seja o que for :), sejam fundos de investimento sejam acções ou outro investimento que estejam de alguma forma sujeitas ao mercado de bolsas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um fundo de investimento do BPI - o BPI Seleção. na altura parecia-me um bom fundo, visto nao ter muita experiência em compra e venda de acções, este fundo possibilita a termos uma carteira diversificada de acções e as comissões não são muito elevadas. Gostaria que me aconselhassem que devo fazer em termos de investimento: manter este fundo? criar outros?

Boas Semila,

Em primeiro lugar, quanto às comissões estás engando/a. Apesar de no prospecto estar frisado que as comissões de subscrição e de gestão são de 0% e as de resgate só são cobradas quando o resgato é feito há menos de 1 ano, a verdade é que o BPI Selecção é um fundo de fundos. Isto significa que "O BPI Selecção investe em Unidades de Participação de outros Fundos de Investimento Mobiliário BPI (entre 50% e 66% em Fundos de Investimento Mobiliário de acções)". Com isto, ao contrário do que pensas, as comissões que estás a pagar não são nulas, mas igual à dos fundos que o BPI Selecção investe.

Quando ao que deves fazer, parece-me que este não é um produto rentável. Caro até. Com isto não significa que o devas vender, deves sim transferir o dinheiro que tens aplicado neste fundo para um outro fundo de acções do BPI, como o BPI Reestruturações (fundo de acções global) ou até para um dos fundos que investe no continente europeu (BPI Europa Valor ou BPI Europa Crescimento). Por serem geridos pela mesma sociedade gestora (BPI Gestão de Activos) não terás qualquer custo. Além disso, qualquer um destes fundos permitem um reforço desde 25€, ao contrário do BPI Selecção que exige, no mínimo, 250€. Desta forma, ficarás com um portefólio mais transparente, mais barato, e com certeza mais rentável para uma estratégia de longo prazo.

Bons investimentos

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

é permitido desenterrar este tópico? :P

há por aqui alguns fãs de fundos de investimento? estou a pensar se vale a pena investir num fundo(s) em dólares como forma de ter alguma protecção em casa de saída de Portugal do euro ou de um agravamento da situação à sua volta

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

há por aqui alguns fãs de fundos de investimento? estou a pensar se vale a pena investir num fundo(s) em dólares como forma de ter alguma protecção em casa de saída de Portugal do euro ou de um agravamento da situação à sua volta

Desenterre-se!  :D

Investir em fundos sob o domínio dólar (EUA - 10 maiores falências: Lehman Brothers...  :o) para evitar perdas do euro? ... Não me parece, mas os simpatizantes dos fundos que advoguem de sua justiça!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas dos americanos já não tem ouvido falar muito..já o euro parece que nunca mais endireita, acho que se já anda a arrastar demasiado.

há outras alternativas para além de fundos, acções e depósitos em moeda estrangeira?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ve este topico:

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5605.0

E sim uma das maneiras de "escapar" ao Euro, será deter activos denominados em dólares. Se uma pessoa for aversa ao risco, pode-se sempre estar exposto a fundos de algo muito liquido e com pouco risco. Por exemplo o ETF das T-Bills. Não dá é retorno nenhum, porque as T-Bills nos EUA estão com taaxa de juro de 0.05% ao ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas isto é um bocado para o muito longo prazo, só iria poderia alocar para aí 1/3 do capital nisto

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o que tu queres é longo prazo?

Se nao for, um ETF de algo com popuco risco poderá fazer sentido para escapar a alguma intempérie. Como por exemplo T-Bills norte americanas que estariaim denominadas em dólares. mas como disse não se ganha e praticamente nada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor