logic

Arrendamento & IMI

2 publicações neste tópico

Apresentação efectuada no devido lugar, surge a 1ª duvida

Tenho uma habitação propria desde 06-2005 (apartamento e ainda com divida ao banco) e pretendo alugar a mesma.

No entanto tenho uma moradia (usada) que quero alugar tambem.

Em termos legais, como tenho que lidar com o pagamento ou nao do IMI? Tenho isenção até 2014.

Como vou alugar outra casa a um custo superior, perco tb a isenção?

Aproveito ainda para perguntar, eu pretendo alugar com recibo.

Actualmente pago 398€ de renda e pretendo alugar o meu apartamento por 425€, em termos de mais valias o que tenho que declarar ao fisco? PAgo mensalmente algo?

obg

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Tenho uma habitação propria desde 06-2005 (apartamento e ainda com divida ao banco) e pretendo alugar a mesma.

No entanto tenho uma moradia (usada) que quero alugar tambem.

Em termos legais, como tenho que lidar com o pagamento ou nao do IMI? Tenho isenção até 2014.

Suponho que já pagues IMI da moradia, aí nada muda.

Quanto ao apartamento, perdes a isenção de IMI uma vez que deixa de ser exclusivamente para habitação própria e permanente. Por outro lado podes deduzir o IMI aos rendimentos que vieres a ter com o arrendamento...

Como vou alugar outra casa a um custo superior, perco tb a isenção?

Mas tens isenção nas duas? Essa agora não percebi...

Aproveito ainda para perguntar, eu pretendo alugar com recibo.

Não percebi, qual foi a pergunta?

Actualmente pago 398€ de renda e pretendo alugar o meu apartamento por 425€, em termos de mais valias o que tenho que declarar ao fisco? PAgo mensalmente algo?

Quando meteres a declaração de IRS no próximo ano, tens de declarar como rendimento o valor que receberes das rendas. Podes declarar também todos os custos que tiveres com a manutenção e posse dos imóveis (IMI, obras, condomínio, etc).

O que sobrar será englobado na declaração e taxado de acordo com o escalão em que ficares (de notar que esse escalão pode ser maior do que o habitual, uma vez que os rendimentos são somados aos do trabalho)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor