angracinha

Credito habitação mal parado apos divórcio

29 publicações neste tópico

Boa tarde, sou nova aqui e entendo pouco destas coisas de forums, porém preciso de opinioes sobre o meu caso, por isso quem puder ajudar agradeço desde já.

divorciei-me no ano passado, o meu ex marido ficou com a casa de familia, meteu a casa no nome dele, mas no banco as coisas não ficaram resolvidas, ou seja o emprestimo continua em nome dos 2 ( meu e dele) , agora fui informada pelo meu banco que meu ex marido tem 3 prestações em atraso e que não quer mais a casa!!! estou aflita, não sei k fazer, sou obrigada a pagar eu as prestações, estando ele a morar na casa?! como resolvo esta situação?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

divorciei-me no ano passado, o meu ex marido ficou com a casa de familia, meteu a casa no nome dele, mas no banco as coisas não ficaram resolvidas, ou seja o emprestimo continua em nome dos 2 ( meu e dele) , agora fui informada pelo meu banco que meu ex marido tem 3 prestações em atraso e que não quer mais a casa!!! estou aflita, não sei k fazer, sou obrigada a pagar eu as prestações, estando ele a morar na casa?! como resolvo esta situação?

Tem conta no banco? Já devia ter falado com o "gestor"/funcionário do banco para clarificar a sua situação matrimonial.

A situação matrimonial está resolvida ou a separação foi apenas fisica?

Se estiver resolvida, leve o quanto antes a decisão das partilhas ao banco credor por forma a dar o melhor encaminhamento ao processo. Caso contrário, arrisca-se a ter de assumir os pagamentos em falta!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem conta no banco? Já devia ter falado com o "gestor"/funcionário do banco para clarificar a sua situação matrimonial.

A situação matrimonial está resolvida ou a separação foi apenas fisica?

Se estiver resolvida, leve o quanto antes a decisão das partilhas ao banco credor por forma a dar o melhor encaminhamento ao processo. Caso contrário, arrisca-se a ter de assumir os pagamentos em falta!...

Estamos divorciados, já foi terminado o processo de partilhas... tenho conta no banco, sim. porém, na mesma sou apenas a 2ª titular na conta associada ao empréstimo.

Quanto à outra questão, já coloquei o pedido para me desvincular do empréstimo. No entanto, parece que o meu ex não está muito interessando pois, embora também ele tenha que demonstrar esse interesse, ainda não o fez.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, sou nova aqui e entendo pouco destas coisas de forums, porém preciso de opinioes sobre o meu caso, por isso quem puder ajudar agradeço desde já.

Como é que foi possível colocar a casa em nome dele, mantendo o crédito em nome dos 2?

Suponho que o banco tenha que autorizar a operação da venda, pois tem direitos sobre o imóvel.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como é que foi possível colocar a casa em nome dele, mantendo o crédito em nome dos 2?

Suponho que o banco tenha que autorizar a operação da venda, pois tem direitos sobre o imóvel.

foi o banco que o mandou tratar assim das coisas ( diz ele) e na conservatória no dia do registo da casa para nome dele é que nos mandaram de seguida ir ao banco tratar das coisas!!! e foi aí é que nos deparamos com os problemas enerentes á exoneração do meu nome do emprestimo , tal como as subidas do spred ... para ir sair teria de colocar fiador etc..etc... o que é certo é que perante tal cenário ele deixou de pagar as prestações , alegando que não tem possibiliades para manter o emprestimo!! como fica agora a minha situação!? se alguém que entenda,puder dar-me umas luzes agradeço...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual o valor da casa e o valor da dívida actual ? ( mais ou menos )

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual o valor da casa e o valor da dívida actual ? ( mais ou menos )

O valor da casa é o mesmo valor do empréstimo.

A casa tem cerca de 2 anos, encontrando-se portanto ainda no periodo de carência , ( ou seja o meu ex marido só paga juros)...

Mas que influência tem isso na minha questão?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O valor da casa é o mesmo valor do empréstimo.

A casa tem cerca de 2 anos, encontrando-se portanto ainda no periodo de carência , ( ou seja o meu ex marido só paga juros)...

Mas que influência tem isso na minha questão?

Boa noite,

Porque se é assim, e se o ex marido não quer a casa , devem ir ao banco tentar um acordo para a entregar. Caso ovalor em dívida fosse superior ao da casa as hipóteses de o banco aceitar eram menores. Vale a pena tentar..

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Porque se é assim, e se o ex marido não quer a casa , devem ir ao banco tentar um acordo para a entregar. Caso ovalor em dívida fosse superior ao da casa as hipóteses de o banco aceitar eram menores. Vale a pena tentar..

Cumps

Mas a casa está em nome dele, as partilhas já foram feitas...eu não quero a casa, não tenho interesse nenhum nesta, NEM POSSIBILIDADES PARA PAGAR...

Mas pelo que sei o meu ex marido antes de deixar de pagar, fez uma proposta de dação em cumprimento do imovél ao banco e este não aceitou...daí ele ter deixado de pagar!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas agora que está a começar o incumprimento pode ser que eles mudem de ideias, vá a Srª ao banco, pelo que percebi apesar de a casa não estar em seu nome o empréstimo sim, por isso deverá ir ao balcão do banco onde está o processo e pedir para falar com o gerente e expor toda a sua situação... 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas agora que está a começar o incumprimento pode ser que eles mudem de ideias, vá a Srª ao banco, pelo que percebi apesar de a casa não estar em seu nome o empréstimo sim, por isso deverá ir ao balcão do banco onde está o processo e pedir para falar com o gerente e expor toda a sua situação... 

E se isso não der em nada sempre pode contactar a provedoria do banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E se isso não der em nada sempre pode contactar a provedoria do banco...

Mas acham que posso ou devo "pressionar "o banco a retirar-me do empréstimo?!

E como contacto a provedoria do banco?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas acham que posso ou devo "pressionar "o banco a retirar-me do empréstimo?!

E como contacto a provedoria do banco?

Deve claro! Se está tudo legal e a casa ficou com o seu ex não tem de pagar nada!

Qual é o banco?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deve claro! Se está tudo legal e a casa ficou com o seu ex não tem de pagar nada!

Qual é o banco?

É a CGD...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece que a CGD tem um gabinete de apoio ao cliente em vez de um provedor:

Apoio ao cliente

Particulares

Rede fixa: 707 24 24 24 (24h por dia / Todos os dias do ano)

Rede móvel: 91 405 24 24 | 93 200 24 24 | 96 200 24 24

Email: Formulário on-line em "Espaço Cliente" https://www.cgd.pt/Espaco-Cliente/Pages/Formulario-online.aspx

Caso não dê em nada reclame no banco de portugal (através do formulário ou do livro de reclamações).

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece que a CGD tem um gabinete de apoio ao cliente em vez de um provedor:

Apoio ao cliente

Particulares

Rede fixa: 707 24 24 24 (24h por dia / Todos os dias do ano)

Rede móvel: 91 405 24 24 | 93 200 24 24 | 96 200 24 24

Email: Formulário on-line em "Espaço Cliente" https://www.cgd.pt/Espaco-Cliente/Pages/Formulario-online.aspx

Caso não dê em nada reclame no banco de portugal (através do formulário ou do livro de reclamações).

Cumps

Obrigado, pela informação...vou contactar o banco e vamos lá ver se consigo livrar-me deste pesadelo...Porém , após de ter lido muito sobre o assunto e recolhido opiniões, quer-me paracer que os bancos têm a faca e o queijo na mão...e no contrato de partilhas existe uma clausula que diz que só fico livre da divida após exoneração do meu nome pelo banco do emprestimo e quer-me parecer que o banco não é obrigado a tal, ( ainda pior agora que existe imcumprimento)...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, pela informação...vou contactar o banco e vamos lá ver se consigo livrar-me deste pesadelo...Porém , após de ter lido muito sobre o assunto e recolhido opiniões, quer-me paracer que os bancos têm a faca e o queijo na mão...e no contrato de partilhas existe uma clausula que diz que só fico livre da divida após exoneração do meu nome pelo banco do emprestimo e quer-me parecer que o banco não é obrigado a tal, ( ainda pior agora que existe imcumprimento)...

Nem a aceitar a dação em cumprimento, os bancos não querem casas , só querem dinheiro, dinheiro e dinheiro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deve tentar contratar um advogado para  auxiliar com este caso, se não tem meios económicos para tal peça o apoio jurídico junto à segurança social. Se depois disto o advogado disser que não há solução a meu ver existe dois caminhos :

1- Paga a Srª as prestações da casa mas ela fica só em seu nome

2- Caso seja obrigada a pagar a mensalidade e não fica com o imóvel, pondere a insolvência com a exoneração do passivo restante, com a exoneração a casa será vendida e o dinheiro abate às dividas...

Isto assim dito é muito subjectivo , depende de muita coisa, mas fica as ideias para refletir

Mas penso que um advogado encontrará uma saída pois essa situação não tem lógica, a Srª não deveria ser responsabilizada por algo que nem é seu.

Boa sorte

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não haverá por aqui ninguém com conhecimentos na area que me posso elucidar?

Cumprimentos, aos que têm tentado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deve tentar contratar um advogado para  auxiliar com este caso, se não tem meios económicos para tal peça o apoio jurídico junto à segurança social. Se depois disto o advogado disser que não há solução a meu ver existe dois caminhos :

1- Paga a Srª as prestações da casa mas ela fica só em seu nome

2- Caso seja obrigada a pagar a mensalidade e não fica com o imóvel, pondere a insolvência com a exoneração do passivo restante, com a exoneração a casa será vendida e o dinheiro abate às dividas...

Isto assim dito é muito subjectivo , depende de muita coisa, mas fica as ideias para refletir

Mas penso que um advogado encontrará uma saída pois essa situação não tem lógica, a Srª não deveria ser responsabilizada por algo que nem é seu.

Boa sorte

Se houver aqui alguém que entenda sobre o assunto e queira ajudar muito agradecia...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Se houver aqui alguém que entenda sobre o assunto e queira ajudar muito agradecia...

Não haverá por aqui ninguém com conhecimentos na area que me posso elucidar?

Cumprimentos, aos que têm tentado...

Dª Angracinha isto é serviço para um advogado pois ele terá que baseado nas leis actuar mediante as circunstâncias, aqui até pode recolher mais informações, mas um advogado é elementar para resolver a sua situação.

Com o apoio jurídico pode pedir a isenção de custos do advogado...

Por vezes o tempo nestes processos é importante !

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me que tem um caso muito identico ao meu, mas sabe que lhe digo esta metida num grande problema, simples e cru voce e responsavel pelo pagamento do emprestimo em divida, tal qual o seu exmarido, pois embora o imovel esteja so no nome dele, o financiamento esta em nome dos dois, e para o banco nao importa quem paga desde que pague. A solução portanto e pagar o valores em dividas e depois mover uma acção em tribunal para ser resercida dos valores que liquidou... ate la tem de pagar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas, realmente não compreêndo certas situações, 1ª pergunta, aquando do processo de divórcio ouve advogados de ambas as partes? 2ª, se ouve o seu advogado foi incompetente. num processo de divórcio, apenas se assina quando todas as situções que daí advenham estejam resolvidas, o que realmente não parece ter sido o caso, a mim me parece que só consultando um advogado poderá esclarecer a situação, um conselho, não deixe avançar mais, no entanto é sempre bom postar estes problemas no forum, para que outros não cometam o mesmo erro, por isso obrigado, por postar o seu problema.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Venho dar as novidades ( que são poucas) sobre a situação exposta... devo informar que o divorcio foi de mutuo acordo e não houveram advogados a tratar da situação .

Acontece que está tudo na mesma ou seja os imcumprimentos continuam , neste momento não posso ter cartões e conta bancária em meu nome e e o banco ja entrou com uma acção judicial para recuperação de credito, ( nem sei o que isso é ao certo).

O advogado que contratei para tratar do caso deu-me poucas esperanças uma vez que e segundo ele " não fui obrigada a assinar a escritura, antes de resolver no banco".e vai ver o que pode fazer

A  minha esperança é que o valor da casa não fique muito abaixo de valor do emprestimo, pois trata-se de uma moradia com 2 anos e 6 meses de utilização...

Resta-me dizer que,Estou dessesperada, tentando não desesperar e a rezar para que este tormento acabe rapido...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quer dizer que vão tentar penhorar bens dos dois para conseguir o pagamento da dívida (a casa, carro, salário, etc). Se o valor da dívida for inferior ao valor da casa é provável que se safem apenas com a perda da casa. Senão virão atrás de outras coisas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead