Visitante Rui Andre

Recibos Verdes e Pagamento de Segurança Social

36 publicações neste tópico

boas...

iniciei a minha actividade ( em Recibos Verdes) faz este mês 1 ano! este mês ainda estou isento ou terei que fazer já os descontos?

Que valor e que tenho que descontar? sou um falso Recibo Verde, recebendo em media 750-800€ mês...Que contas tenho que fazer para saber quanto vou pagar por mês de Segurança Social?

se me puderem ajudar... ;)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigado..sim ja ajuda!!!

outra questão..

tenho estado a trabalhar a recibos verdes durante este ano (1º trabalho, por assim dizer)

disseram-me que quando uma empresa emprega trabalhadores em que seja o 1º emprego, esta tem isenção da segurança social durante 3 anos..(penso que foi isto..)

Isto e´ verdade?? ainda se aplica no meu caso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
disseram-me que quando uma empresa emprega trabalhadores em que seja o 1º emprego, esta tem isenção da segurança social durante 3 anos..(penso que foi isto..)

Isto e´ verdade?? ainda se aplica no meu caso?

Sim, é verdade que a empresa pode ficar isenta até 3 anos, mas não é automático. Depende de vários fatores.

Se se aplica a ti ou não depende da tua idade e do facto de já teres tido um contrato por tempo indeterminado ou não.

http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.03.05

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, é verdade que a empresa pode ficar isenta até 3 anos, mas não é automático. Depende de vários fatores.

Se se aplica a ti ou não depende da tua idade e do facto de já teres tido um contrato por tempo indeterminado ou não.

http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.03.05

:)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e em relaçao ao IRS, quanto terei que pagar?? onde posso ver isso??

Peço desculpa tanta pergunta mas quando se trata destas entidades (finanças e SS) e´ sempre a mesma coisa..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e em relaçao ao IRS, quanto terei que pagar?? onde posso ver isso??

Queres saber do ponto de vista de retenção na fonte ou do ponto de vista do imposto a pagar?

Sobre a retenção na fonte depende se fazes mais ou menos de 10.000€ anuais. Pelos valores que indicas parece-me que estarás isento de fazer a retenção na fonte.

Quanto ao imposto a pagar vai depender do escalão em que ficares, das deduções que puderes meter, etc. Na prática só vais saber ao certo quando o ano chegar ao fim e conheceres todos os teus rendimentos ou então quando meteres a declaração de IRS no próximo ano. Mas assumindo que não estás a fazer retenção na fonte ainda vais ter que pagar um bocado, dado que ainda não pagaste nada de imposto...

Há por aí uns simuladores - o que está no site das Finanças ainda é sobre o IRS do ano passado (este ano houve várias alterações) mas há alguns simuladores não oficiais por aí, é uma questão de fazeres uma pesquisa...

Peço desculpa tanta pergunta mas quando se trata destas entidades (finanças e SS) e´ sempre a mesma coisa..

A informação está toda nos sites dessas entidades, o mail está disponível assim como o telefone e o contacto pessoal nas repartições. Tomara todos os serviços públicos estivessem tão disponíveis. Mas às vezes também há situações de entupimento, como em tudo...

Qual foi o canal em que tentaste comunicar com eles?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigado pela ajuda...

agora que tive um bocado de tempo estive a procurar e fiquei mais esclarecido mas com algumas duvidas...

quanto `a questão da segurança social ja estou esclarecido.Agora o IRS...

então e´ assim:

se fizer menos de 10.000 ano não preciso de fazer retenção na fonte, mas depois quando fizer a declaração de IRS irei pagar o que não paguei certo?

estive a ver ESTE e colocando só o que recebo (porque não tenho assim grandes despesas com saude, que pouco vai alterar o valor e só quero ter mesmo uma ideia por alto), que são 800euros/mês, quando fizer a declaração de IRS terei que pagar 557,10 euros.

a minha duvida esta´ se eu fizer retenção de IRS a cada vez que passo recibo (mensalmente), que terei que pagar 21,5% do ordenado ( ou seja, 800x 21,5%= 172euros) e preencher o simulador com este valor na retenção de IRS ( 12x 172= 2064euros) obtenho que receberei 1506,90euros

estas contas estão bem feitas ou esta por aqui algum erro?

se me puderem ajudar....

e´ que se as contas estão bem feitas prefiro pagar aquando da declaração de IRS, e todos os meses tirar algum e colocar numa conta a prazo com mais uns trocos que tenho e o que ganho pagar o que devo na declaração, se e´ que me faço entender...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não validei os números mas parece-me estar mais ou menos certo, sim. No regime simplificado, o fisco considera que o rendimento líquido é de apenas 70% do rendimento bruto. Ou seja, para que a taxa de retenção na fonte batesse certo com o final, terias que estar num escalão correspondente a uma taxa de aproximadamente 31%. E isso é para rendimentos bem mais elevados que o que tu tens...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boas...

iniciei a minha actividade ( em Recibos Verdes) faz este mês 1 ano! este mês ainda estou isento ou terei que fazer já os descontos?

Que valor e que tenho que descontar? sou um falso Recibo Verde, recebendo em media 750-800€ mês...Que contas tenho que fazer para saber quanto vou pagar por mês de Segurança Social?

se me puderem ajudar... ;)

Sendo este mês Outubro, terá que até ao dia 20 de Novembro pagar Outubro de 2011.

A melhor maneira de o fazer é no MultiBanco, onde já consta o valor a pagar.

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sendo este mês Outubro, terá que até ao dia 20 de Novembro pagar Outubro de 2011.

A melhor maneira de o fazer é no MultiBanco, onde já consta o valor a pagar.

;)

ja agora tem uma zona especifica no Multibanco??ou e´ pagamento de serviços?

mas eles nao enviam uma carta a avisar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ja agora tem uma zona especifica no Multibanco??ou e´ pagamento de serviços?

mas eles nao enviam uma carta a avisar?

Olá a todos,

Tenho exactamente a mesma duvida do Rui, estando também na mesma situação, perfiz agora 1 ano que iniciei actividade.

Em Agosto informei-me através da linha da Segurança Social, e disseram-me que nada tinha a fazer pois iria receber uma carta com o enquadramento (a luz das novas regras) etc etc.

Só que ainda não chegou nada, e há quem me diga que tenho de ser eu a ir à Segurança Social fazer o enquadramento e entregar a papelada...

Estou deveras confuso....

(Há um ano a Segurança Social enviou-me uma carta em como estava como trabalhador independente, e isento durante 1 ano dado ser a primeira vez).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para quem tem dúvidas sobre a situação na SS, eu sugiro que se registem na SSDireta (https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/) para acompanhar a situação.

Se houver alguma coisa a pagar já lá constará de certeza, antes mesmo de ter tempo de chegar pelo correio ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para quem tem dúvidas sobre a situação na SS, eu sugiro que se registem na SSDireta (https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/) para acompanhar a situação.

Se houver alguma coisa a pagar já lá constará de certeza, antes mesmo de ter tempo de chegar pelo correio ;)

Bom no meu caso, tenho SS Directa, e não tenho lá nenhuma referência a pagamento.

Uma pessoa anda sempre aos papéis nestas coisas de Finanças e SS.... ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Uma pessoa anda sempre aos papéis nestas coisas de Finanças e SS.... ???

Papeis? Nahh, isso é coisa do sec XX. Hoje em dia está tudo online, só anda baralhado quem quer ;)

(embora as constantes mudanças das regras todos os anos não ajudem muito; e nem toda a gente tenha acesso à internet - mas não é seguramente o caso dos utilizadores aqui do fórum ;D).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas...

Alguém pode-me indicar onde vejo quanto tenho que pagar de Seg.Social no site da Seg.Social Directa?É que não encontro onde isso está..

Porque fez em Outubro 1 ano que me inscrevi a Recibos Verdes (ou seja, já não tenho isenção certo??) e queria ver quanto tenho que pagar..

outra dúvida, preciso de ir às Finanças ou Seg. Social dizer que o meu "estatuto" mudou??

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas...

Alguém pode-me indicar onde vejo quanto tenho que pagar de Seg.Social no site da Seg.Social Directa?É que não encontro onde isso está..

Porque fez em Outubro 1 ano que me inscrevi a Recibos Verdes (ou seja, já não tenho isenção certo??) e queria ver quanto tenho que pagar..

outra dúvida, preciso de ir às Finanças ou Seg. Social dizer que o meu "estatuto" mudou??

;)

Ninguém pode ajudar???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Contribuições -> Consultar valores em dívida e emitir documentos de pagamento

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Contribuições -> Consultar valores em dívida e emitir documentos de pagamento

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O valor a pagar são 186,13 centimos. Pagar, ou paga na seg. social, ou paga via ebanking,que será o mais simples.

o porquê deste valor???Não era o valor que disse anteriormente??Já que recebo €750

não são assim as contas??

Rendimento anual relevante: € 6300.00

Base de Incidência: 1.252 x IAS

Base de Incidência correspondente: 1.000 x IAS

Base de Incidência oficiosa: 1.000 x IAS

IAS: € 419.22

Taxa: 29.60%

Prestação mensal correspondente: €124.09

Se estiver errado corrija-me e diga-me porque é que é os €183,13

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

(419,22 + 50%) x 29,60€ = 186,14€

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

;)

o que são esses 50%???

eu pensava que pagava 29,6% do correspondente ao meu IAS, ou seja como a mim dá-me uma base de incidência de 1,252, o escalão que está abaixo é o 1, ou seja, 1x IAS x 29,6% = € 124,09

Se me puderem ajudar a esclarecer esta dúvida...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

;)

alguém sabe me dizer de onde vem estes 50%??

é que não estou a perceber as contas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

peço desculpa pelo incómodo mas pelo número de mensagens, talvez me possa auxiliar.

Descobri há pouco tempo que tenho uma dívida de 2.700 Euros à segurança social. Sou professora e a minha escola faz todos os descontos. Mantenho a actividade aberta mas não acumulo horas.

Aparentemente a dívida deve-se ao facto de não ter feito descontos à SS em metade do ano de 2009 e neste primeiro semestre de 2011. Num dos balcões da Segurança Social disseram-me que devia haver alguma irregularidade porque os descontos eram feitos, por isso, a minha situação devia estar  regularizada.

É possível ser "penalizada" por não fazer descontos apesar da actividade de recibos verdes estar aberta? Lembrando que sempre fiz descontos através do meu emprego regular?

Desculpe o incómodo mas ninguém me parece conseguir solucionar isto.

Obrigada.

Alex

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Aparentemente a dívida deve-se ao facto de não ter feito descontos à SS em metade do ano de 2009 e neste primeiro semestre de 2011. Num dos balcões da Segurança Social disseram-me que devia haver alguma irregularidade porque os descontos eram feitos, por isso, a minha situação devia estar  regularizada.

Então e quando lhe responderam isso não insistiu para saber o que precisava de fazer para a dívida desaparecer?

É possível ser "penalizada" por não fazer descontos apesar da actividade de recibos verdes estar aberta? Lembrando que sempre fiz descontos através do meu emprego regular?

Possível é. Por exemplo, se se ganhar menos que o ordenado mínimo por conta de outrem, não se tem isenção dos descontos pela parte de trabalhador independente...

Ou então, pode haver falhas no sistema - a entidade emregadora retém os descontos e até os paga à SS mas, por falhas no sistema, não são associadas ao beneficiário em causa - já me aconteceu. Tipicamente estas situações teriam a ver com alguma mudança de situação que não foi imediata ou devidamente registada na SS. Nessa metade de 2009 e no início deste ano houve alguma diferença (mudança de escola, por exemplo)?

Seja como for, o melhor é voltar à SS (ou mandar um mail, pelo menos) e perceber quais são os próximos passos a seguir. No mínimo, se há uma irregularidade, ela deve ser corrigida, antes que essa dívida tente ser cobrada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor