Poupas

O Código Contributivo e o trabalhador independente

7 publicações neste tópico

Olá a todos!

Esta "história" do Código Contributivo, e das novas regras, tem-me dado que pensar, e ponderar sobre se compensa ou não constituir uma sociedade unipessoal por quotas.

Para aferir das vantagens e desvantagens, primeiramente tentei informar-me sobre, enquanto trabalhador independente, que tem pago 186,13€ por mês, qual o montante que passarei a pagar a partir de Outubro próximo.

É que tinha feito alguma pesquisa e pareceu-me que a partir de Outubro os valores seriam alterados.

Contactei a Segurança Social e troquei alguns e-mails. Inicialmente, limitavam-se a responder com o que diz a lei, ou seja, aqueles blás, blás todos que eu estou com diiculdade em perceber, mas depois de alguma insistência, disseram o seguinte, que passo a citar:

Relativamente ao seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que em Outubro de 2011, altura em que os trabalhadores independentes serão posicionados de acordo com os rendimentos relevantes de 2010, a base de incidência contributiva mantém-se, só as taxas contributivas mudam. Assim, quem está no 1º escalão (a descontar sobre 1,5 X o IAS) continuará a descontar sobre a mesma base de incidência contributiva (€628,83), pagando mensalmente € 186,13 ou € 177,96.

Continuo sem perceber...

Alguém mais esclarecido me pode informar como é que isto funciona?

Até 15/02/2012 temos que preencher uma declaração em que damos a conhecer os nossos rendimentos. Certo?

Então como é que em Outubro que vem já vamos ser posicionados de acordo com os rendimentos de 2010???!!!

Help!!!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar é preciso saber quanto ganhas, não quanto descontas... Hoje em dia quase toda a gente desconta pelo escalão mais baixo...

Depois... bem, não vou estar a transcrever tudo o que está no site da SS... Isto ajuda?

http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.03.03.02

Se não, quais são as dúvidas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha dúvida, que não vi ainda esclarecida, é: se a declaração em que eu vou informar a Segurança Social dos meus rendimentos de 2010 só vai ser entregue em Fevereiro de 2012, como é que em Outubro de 2011 as regras já vão mudar?!

Obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha dúvida, que não vi ainda esclarecida, é: se a declaração em que eu vou informar a Segurança Social dos meus rendimentos de 2010 só vai ser entregue em Fevereiro de 2012, como é que em Outubro de 2011 as regras já vão mudar?!

Obrigado!

Vai ser efectuada com base nos rendimentos declarados em sede de IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em Fevereiro de 2012 entrega-se a declaração relativa aos rendimentos de 2011, não de 2010.

De resto é como o Pedro disse, vão-se basear na declaração de rendimentos metida este ano. Aliás, nem sei porque não foi logo previsto que fosse sempre essa a base de informação.

A verdade é que andava quase toda a gente a descontar pelo escalão mínimo. Como as novas regras prevêm que de um ano para o outro não se possa subir mais do que um escalão, mesmo com esta atualização agora ainda vai levar alguns anos até que toda a gente chegue ao escalão em que devia estar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos.

Voltei a este tópico porque entretanto estamos em Novembro e, como trabalhador independente, já paguei a minha contribuição para a Segurança Social respeitante a Outubro passado.

Contava eu que iria pagar mais, ou seja, pelo escalão imediatamente seguinte (e isto porque não se pode subir mais de um escalão por ano, senão ainda subia mais de escalão), mas não foi assim.

Pelo multibanco, aparecia o valor que habitualmente pago (os 186,13), pelo que lá fui eu à Seg. Social pagar, para me darem o valor correcto. Isto porque sempre pensei, em face das informações que tinha recolhido, e na sequência dos esclarecimentos que aqui me prestaram, que iria pagar mais.

Todavia, na Seg. Social (tesouraria) disseram que o valor a pagar ainda é o mesmo!! Mas então as regras não iam mudar a partir de Outubro de 2011?, questionei eu. A senhora insistiu que o valor se mantém, e para mais informações teria que tirar outra senha. Ora, como estavam muitas pessoas à frente, vim-me embora e não aguardei, ciente de que tinha cumprido o meu dever de pagar o que é devido.

Mas será que efectivamente paguei o que é devido? Não é que eu queira pagar mais, não quero, claro, mas também não quero ser mais tarde surpreendido com valores.

Alguém que também seja trabalhador independente neste fórum, que experiência teve? Estão a pagar mais?

Agradeço os vossos comentários e ajuda.

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito bem, já fui informado pela Segurança Social do valor a pagar.

A minha questão agora ( ;D) é:

Vou pagar esta quantia até quando?

Até 15 de Fevereiro tenho que entregar a declaração à Seg. Social referente aos rendimentos de 2011, certo?

Tendo por base esses rendimentos, o meu escalão deverá baixar.

Mas quando é que passarei a pagar menos?

Desculpem, antes de colocar esta dúvida fiz pesquisa, incluindo no site da Segurança social, mas não encontrei resposta a esta questão. Actualmente e desde Novembro pago cerca de 248,00€ por mês a título de contribuições para a seg. social enquanto trabalhador independente, e que tem por base os rendimentos de 2010, mas o certo é que em 2011 ganhei bem menos, e para desde já poder fazer contas à vida e ao que me espera, pretendia ser esclarecido da questão  que coloquei.

Obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead