ivosilva

Criação de Empresa "Light"

1 publicação neste tópico

Bom Dia,

Surgiu-me recentemente a oportunidade de abrir a minha própria empresa. Somos quatro sócios no total.

A empresa é um spin-of de uma Universidade (tipo incubadora - não teremos custos com renda/utilidades/serviços durante os primeiros anos, a troco de royalties).

Eu e outro sócio somos docentes nessa mesma Universidade. O terceiro tem actividade iniciada como empresário em nome individual e paga todos os meses a sua Segurança Social. O Quarto sócio é aluno e não tem qualquer vencimento.

Vamos abrir esta empresa como Sociedade por Quotas com o mínimo de capital social permitido por lei, e ficaremos os quatro sem vencimento.

O objectivo é começarmos a trabalhar e à medida que vamos tendo liquidez vamos contratando alguém, ou vamos atribuindo vencimento a nós próprios (um a um).

Agora as minhas questões:

- No caso dos três sócios que pagam a sua SS (dois noutra instituição e o terceiro como ENI), estes podem ficar isentos de pagar SS pela nova empresa se forem Sócios-Gerentes?

- O quarto sócio (o único que está desempregado) terá sempre de pagar SS pela nova empresa?

- Qual é a distinção entre um Sócio Gerente e um Sócio "normal"?

- Existe forma legal de nós, como sócios, podermos tirar rendimentos da empresa mesmo sem salário fixo? Julgo que um sócio não pode passar recibos à própria empresa...

Muito obrigado pela ajuda!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead