Visitante D

Não pagamento cartão débito e comunicação ao Banco de Portugal

15 publicações neste tópico

Tenho uma conta no Barclays e não a movimento desde Março de 2010.

Hoje, dia 26 de Setembro de 2011, recebo uma carta correio simples com data de Julho, a dizer que vão comunicar ao Banco de Portugal o valor da dívida como sendo incobrável. A carta não tem qualquer valor em dívida, apenas refere um número de processo.

Fiquei estupefacto com isto!

Nunca precisei de fazer qualquer crédito na minha vida, felizmente! Quando me deparo com esta carta até pensei que alguém tinha feito qalgum crédito em meu nome.

Contactei o banco e dizem-me são comissões do cartão de débito e que já tem juros de mais 11 euros.

Dizem que em Janeiro de 2011 debitaram vinte e tal euros de despesas por ter um cartão de débito, nessa data a conta fica a negativo pelo menos valor.

Nunca me contactaram para que eu pagasse o valor, pelo menos nunca recebi qualquer outra comunicação.

Este procedimento por parte do Barclays é lamentável, pois bastava um telefonema (o telefone que eu tenho é o mesmo que ainda está na base de dados do banco) para que eu liquidasse o valor e entregasse o cartão de débito.

Agora dizem que tenho de entrar em contacto com um número de "processos" e que era dificil conseguir ligação, mas para tentar.

Já tentei e realmente não é fácil.

Pergunto, a quem me souber responder.

1. O que me aconselham a fazer?

2. Se já comunicaram ao BP, o meu nome fica regisatdo para sempre?

3. E se eu não pagar, visto que deviam levar com a mesma moeda?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Transfere para a conta o montante necessário para saldar a dívida (juros incluídos) e cancela o cartão, se não o usas. Eventualmente cancela também a conta, não vá haver despesas de manutenção associadas.

2. Enquanto a dívida existir, terás o nome manchado. Quando a dívida deixar de existir o teu nome deixa de constar na lista de devedores que o banco envia ao BdP e, passado algumas semanas, sais da lista negra.

3. Continuas com o nome manchado. Repara que, apesar da atitude do banco não ter sido talvez a melhor, tu és responsável por não ter pago o serviço que contrataste. E não me vais dizer que durante este tempo todo o banco nunca emitiu um extrato onde constasse o valor da dívida? Não haverá aí também alguma neglicência da tua parte?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Paulo, nunca recebi qualquer extracto porque os extractos ficavam disponíveis on-line. Como retirei todo o dinheiro em Março de 2010 nunca mais entrei no site da internet do barclays, já nem sei os códigos de acesso.

O que eles deveriam fazer ela telefonar, penso que seria o mais correcto e mais célere. Eu nunca deixaria de pagar estes valores se realmente me avissassem que estava em débito.

Era até muito mais rápido e menos custoso para o barclays do que andarem a enviar cartas...

Já lá fui pagar, mas não me sabem dizer se já comunicaram ao BP nem me dão qualquer informação se já me tinham comunicado anteriomente.

Isto é simplesmente mau profissionalismo e má organização interna deles!

Enfim...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Paulo, nunca recebi qualquer extracto porque os extractos ficavam disponíveis on-line. Como retirei todo o dinheiro em Março de 2010 nunca mais entrei no site da internet do barclays, já nem sei os códigos de acesso.

Não podes responsabilizar o banco por não quereres saber da tua própria conta... nem tão pouco dizer que não recebeste os extratos só porque eles foram entregues online - provavelmente até por opção tua!

O que eles deveriam fazer ela telefonar, penso que seria o mais correcto e mais célere. Eu nunca deixaria de pagar estes valores se realmente me avissassem que estava em débito.

Concordo contigo que o banco podia ter tido uma atitude mais proativa e tentar entrar em contacto contigo por um outro canal de comunicação. Mas isso não quer dizer que não tenham feito tudo corretamente...

Isto é simplesmente mau profissionalismo e má organização interna deles!

Acho piada a quantidade de vezes que ouço as pessoas dizerem que a culpa é sempre dos outros sacudindo as responsabilidades que os próprios também têm...

Mas se não gostaste da atitude, tens bom remédio - muda de banco. Provavelmente eles também não gostam de ter clientes que não querem saber deles para nada, até te agradecem ;)

Há outros bancos para quem o contacto direto com o cliente é mais importante. Escolhe um que seja mais ao teu estilo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é com o mesmo banco, mas aconteceu-me parecido com o Banif..

deixou de ser o meu banco principal, e ao fim de poucos meses deixaram de me enviar o extracto, pois so la tinha 0,67€...

fui la para anular os cartões e tudo isso, e disseram que era só partir os cartões que já não havia problema, e ate quem lhe passou a tesoura foi mesmo o homem do banco... eu segui a minha vida...

ao fim de 2anos +- lembraram.se que afinal eu tinha os cartões, e começaram a descontar as anuidade e comissões de conta... ao fim de "meia dúzia de dias " já devia 72€... antes recebi cartas, mas todas elas ja com saldo negativo.. mas fui deixando acumular...

então dirigi.me ao banco. e perguntei o porque e la me disseram que era dos cartoes que eu tinha e nao sei mais o que...

eu disse que nao pagava, que tinha mandado anular os cartoes, e que so nao anulei a conta porque o gajo do banco disse que nao havia necessidade pois nao tinha custos de ficar aberta..

disse-lhe para ir ver quando tinha sido o ultimo movimento da conta, onde tinha sido e o que tinha sido feito...

foi na mesma sucursal, levantamento da totalidade dos €, apenas tinha sido com o colega do lado.. e nunca mais foram feitos quaisquer movimentos...

apos algum tempo, la me chegou o extracto a casa, novamente com 0,67centimos... e nunca mais me voltaram a mandar extractos, ja la vai pelo menos 1ano e meio...

a eles so interessa quando lhes convem... e infelizmente nao podemos reclamar de má fé.....

neste caso, e melhor pagar numa sucursal, e pedir comprovativos de fecho de conta e anulamento de cartoes.. não va o diabo tece-las...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu fechei uma conta no Montepio, isto foi em Julho do ano passado. Em Setembro, seria a altura da renovação do cartão de débito, mas como a conta estava encerrada, já não o deveria ter recebido. No entanto o banco por falha (ou então não) enviou na mesma o cartão de débito. Não activei e destrui o mesmo. Até agora nunca me disseram nada, só espero que não venham com histórias destas no futuro. Até cheguei a enviar um e-mail para eles a informar para terem em atenção que a minha conta foi encerrada e que andavam a gastar dinheiro inutilmente. Ainda por cima nunca me deram qualquer documento comprovativo de fecho de conta, apenas me deram um documento que tive de assinar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu fechei uma conta no Montepio, isto foi em Julho do ano passado. Em Setembro, seria a altura da renovação do cartão de débito, mas como a conta estava encerrada, já não o deveria ter recebido. No entanto o banco por falha (ou então não) enviou na mesma o cartão de débito. Não activei e destrui o mesmo. Até agora nunca me disseram nada, só espero que não venham com histórias destas no futuro. Até cheguei a enviar um e-mail para eles a informar para terem em atenção que a minha conta foi encerrada e que andavam a gastar dinheiro inutilmente. Ainda por cima nunca me deram qualquer documento comprovativo de fecho de conta, apenas me deram um documento que tive de assinar.

numa hora vaga... passava por la... a perguntar o estado da conta.... nunca se sabe...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso já aconteceu comigo fechar uma conta e não me darem qualquer comprovativo disso. Eu bem pedi, mas... népias...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o melhor é mesmo teres um comprovativo de fecho. Isto com entidades tem de ser preto no branco e bem sucinto o portugues.

O melhor é , caso nao queiram passar um comprovativo, pedires o livro de reclamacao para que possas ter um comprovativo de intenção de fecho

e como o balcão nao te passou.

Depois se tens custos de manutenção.. como comprovas que fechaste a conta?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pedi um crédito ao barclys, mas ao fim de 4 meses paguei tudo, o Barclays enviou-me um oficio que estava tudo liquidado, mas recebo extratos em como devia.Escrevi ao Banco Portugal e este responde-me q está tudo reqularizado, o Barclays envia-me um oficio em como estava tudo regularizado, ontem o Barclays telefona-me por causa da divida, e dp repararam q era engano. Mas deram-me um nº e eu voltei a telefonar, com tantos ofícios o meu processo ainda n foi encerrado, e eu tenho o meu nome da lista negra....Se já paguei tudo, porque é que n me encerram o processo, e tenho a meu favor 30 euros, será com juros?...Vamos a ver como isto vai acabar...o Barclays é o pior Banco

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Paga isso e não te chateies mais é o melhor, nisto perdes sempre.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa, mas 30€ de cada crédito, dá um bom bónus para os gestores no final do ano...

O meu conselho seria comunicar outra vez o sucedido ao banco de Portugal, colocando o numero do processo anterior no banco de Portugal (está na carta que recebeu), dizendo que o banco ainda a continua a chatear.

Se quiser fazer uma coisa mais branda, pode tentar comunicar ao banco e, em vez de pagar 30€, envia a carta que recebeu em como está tudo liquidado.

Espero ter ajudado :)

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As comunicações para o Barclays costumam demorar longos meses a serem respondidas.

Aconselho-a a comunicar o sucedido ao Banco de Portugal, pois caso contrário vai ficar com o assunto por resolver durante muito tempo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Devemos sempre pedir comprovativos (cópias) de entrega dos cartões e cancelamento de contas

Se não mos deram, peço livro de rexclamações

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor