Visitante manuel pereira

depositos bancarios

9 publicações neste tópico

Boa tarde

gostava de saber a vossa opinião,para a seguinte situação:

Na hipotese de Portugal sair do Euro, o que acontecerá aos depositos bancarios ( D/ prazo, por exemplo) em euros, depositados em bancos nacionais.Será que o valor será convertido na nova moeda nacional,com a correspondente desvalorização ?.

E o que acontecerá aos depositos bancários em euros depositados em bancos estrangeiros,com a sucrusal em portugal, tendo a sede no país de origem ( exº o deutsche bank),continuaram em euros ou tambem poderão ser convertidos na nova moeda nacional?

- quais os bancos estrangeiros a operar com sucrusal em portugal e com a sede no respectivo pais de origem?

este é um assunto que tenho vindo a pensar  no caso de chegarmos em Portugal à hipotese de equacionar a saida do euro,pelos motivos que todos sabemos infelizmente temos conhecimento, qual seria a melhor maneira de tentarmos proteger os nossos depositos.

Obrº desde já pelas vossas respostas

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

refiro-me só aos investimentos em dep. a prazo e em euros

obrº

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece que nem o BdP sabe!

Enviei um e-mail a aprox. 1 mês e ainda não recebi resposta (disseram que foi passado para o departamento competente bla bla bla).

Contactando os bancos no facebook ou por e-mail normalmente demoram muito tempo a responder mas parece que tambem não sabem.

Prevê-se que caso o problema na Grécia não seja resolvido que terão de sair da Moeda unica. Vai ser como um teste da Saída do Euro no País. Caso seja bem sucedido então Portugal vai a seguir. Caso a Grécia saia do euro eu vou tirar as minhas poupanças do banco e colocar num banco espanhol ou então debaixo do colchão.

Mas a minha pergunta é: Caso alguns Países retirem a moeda unica, o euro não vai ficar muito abalado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na hipotese de Portugal sair do Euro, o que acontecerá aos depositos bancarios ( D/ prazo, por exemplo) em euros, depositados em bancos nacionais.Será que o valor será convertido na nova moeda nacional,com a correspondente desvalorização ?.

A decisão sobre esse processo será unicamente politica. Neste momento não há certezas sobre como decorrerá o processo. Dou como provável que os bancos a operar em PT, darão todo o auxilio ao governo, no sentido de facilitar o congelamento dos depósitos dos clientes que estejam em solo português. Se os depósitos forem no estrangeiro, é mais difícil prever. Este congelamento irá durar o tempo necessário para se proceder à desvalorização da moeda (podem ser vários meses) e reintroduzir as notas de escudo.

A relação entre a banca e os centros de poder é umbilical e nesse aspecto não vejo como escapar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

http://www.ionline.pt/conteudo/150513-depositantes-nacionais-procuram-seguranca-no-deutsche-bank

"Perante um eventual regresso de Portugal ao escudo, os clientes do Deutsche Bank enfrentam um menor risco de perda de valor das suas poupanças, uma vez que os seus depósitos permanecerão em euros."

Essa notícia é de uma falta de rigor enorme. Ninguém pode garantir isso. É quase certo que passará também para escudos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essa notícia é de uma falta de rigor enorme. Ninguém pode garantir isso. É quase certo que passará também para escudos.

Também tenho dúvidas mas as minhas são de pura ignorância.

Passando o DB a sucursal alemã, os depósitos ficam mesmo alemães?

Correndo o risco de estar a misturar coisas, as contas dos clientes do DB em Portugal continuam a ter IBAN português e NIB, certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Creio que eventualmente a salvação poderá estar em abir conta em USD ou GBP num banco tipo o BancoBest e assim sendo o dinheiro está convertido numa moeda que não o Euro logo eventualmente salvaguardado numa logica de desvalorização do escudo face às outras moedas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor