manel

Empregada Domestica

14 publicações neste tópico

Boa tarde,

Vou contratar uma empregada domestica que irá fazer 8 horas semanais.

O valor liquido que vou pagar por hora sao 4 Euros, que valor pago de segurança social e como devo proceder para ter tudo legal na actividade dela em minha casa.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por exemplo, para uma empregada doméstica que tenha trabalhado 32h num determinado mês, o cálculo é feito da seguinte forma:

32h x € 4,00 = € 128;

128 x 18,90% = € 16,38 (a cargo do empregador)

128 x 9,40% = € 12,03 (a cargo do trabalhador)

O montante a entregar à Segurança Social é a soma dos dois valores: 16,38 + 12,03 = € 28,41

Remuneração efetivamente recebida: Empregador paga - 22.30% / Trabalhador paga - 11%.

Com base nestas contas, pode dirigir-se à segurança social e esclarecer o seu caso.

Na altura do IRS depois terá de preencher o modelo 10, senão estou em erro!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Vou contratar uma empregada domestica que irá fazer 8 horas semanais.

O valor liquido que vou pagar por hora sao 4 Euros, que valor pago de segurança social e como devo proceder para ter tudo legal na actividade dela em minha casa.

As "empregadas domésticas" têm descontos próprios....apenas desconta por uma das pessoas para quem trabalha...

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As "empregadas domésticas" têm descontos próprios....apenas desconta por uma das pessoas para quem trabalha...

Tens a certeza? Onde diz isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

hummer,

a informação que aqui dás com um "piscar de olhos" de esperteza saloia está completamente errada: as empregadas domésticas têm, efectivamente, um sistema específico de descontos para a Segurança Social mas devem descontar em todos os locais onde trabalham - isto é, todos os seus patrões devem efectuar os respectivos descontos.

a esperteza que o teu piscar de olhos indica é o prejuízo que infelizmente sujeitou milhares de empregadas domésticas (ignorantes dos seus deveres e direitos) a pensões ridículas quando atingem a reforma e a peças de telejornal que fazem as delicias das TVI's deste País com senhoras a dizer na paragem de autocarro que auferem só 130 euros de pensão...

de espertos anda este País cheio, infelizmente. E de prejudicados também...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos!

Queria por favor que me ilucidassem sobre o seguinte: a minha mãe trabalha há vários anos para uma senhora em serviços domésticos 3 vezes por semana que ronda 10 horas +/- e sempre recebeu subsídio de férias e de natal a dinheiro mas a empregadora nunca fez descontos. É obrigatório fazer esses descontos? A entidade empregadora tem que ter seguro obrigatoriamente? Se a minha mãe descontar 11% para a seg social tem direito a receber os subsidios de férias e de natal? É que pela lógica a entidade deveria ter pago este mes o sub férias e não pagou. A minha mãe nesta altura deveria receber 235+235!!!! Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos!

Queria por favor que me ilucidassem sobre o seguinte: a minha mãe trabalha há vários anos para uma senhora em serviços domésticos 3 vezes por semana que ronda 10 horas +/- e sempre recebeu subsídio de férias e de natal a dinheiro mas a empregadora nunca fez descontos. É obrigatório fazer esses descontos? A entidade empregadora tem que ter seguro obrigatoriamente? Se a minha mãe descontar 11% para a seg social tem direito a receber os subsidios de férias e de natal? É que pela lógica a entidade deveria ter pago este mes o sub férias e não pagou. A minha mãe nesta altura deveria receber 235+235!!!! Obrigado

Se é obrigatário fazer descontos para a segurança social dos subsidios de férias e natal?

Como se trata de um trabalho a tempo parcial (10 h/semana), penso que deve estar a descontar pela tabela horária que tem por base a remuneração convencional (419,22).

Se assim for, como a empregada desconta sobre a remuneração convencional, os subsidios não estão sujeitos a descontos para a segurança social.

O guia da segurança social:

http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=22644&m=PDF

A entidade empregadora tem que ter seguro obrigatoriamente?Sim, tem de ter seguros de acidentes de trabalho. 

É que pela lógica a entidade deveria ter pago este mes o sub férias e não pagou. A minha mãe nesta altura deveria receber 235+235!!!!    Segundo o artigo 18º do regime especifico do contrato de serviço doméstico, o trabalhador tem direito a receber, até ao inicio das férias, um subsidio em numerário de montante igual ao valor da remuneração correspondente ao período de férias.Por isso, tudo depende em que alturas do ano goza as férias.Imagine que em Agosto, a partir do 1, vai gozar duas semanas de férias, então o patrão tem de pagar até 31 de Julho um valor de subsidio igual ao correspondente valor de duas semanas de trabalho ( 20 h x valor hora).  Deixo-lhe aqui o regime especifico do serviço doméstico para dar uma vista de olhos:http://dre.pt/pdf1sdip/1992/10/246A00/49464951.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto de só se olhar para um lado realmente é mesmo de Português, Sra. Maria Costa se a sua mãe não desconta não tem direito a qualquer subsidio porque até está a incorrer numa fraude fiscal, mas se pretender esses direitos de que fala primeiro tem que falar com a patroa para regularizarem a situação. Regularizando a situação a sua mãe provavelmente começaria a ter ordenado líquido menor mas iria efetivamente receber os subsídios a que só assim tem direito. Se calhar em vez de receber 12x 235 poderia receber 200x14, agora não espere um grande benefício daí para além de um dia ter direito a uma reforma, aí sim faz todo o sentido. Em todo o caso vá ás finanças e informe-se, é o local mais indicado para se exclarecer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

estou muito preocupada, eu e meu marido entregamos a declaração no começo de abril, e até agora não recebemos o reembolso!!! muitas pessoas já o receberam, e entregaram muito depois de nós!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma empregada doméstica que dê 7 horas semanais ganhando 5,5 euros àhora, tem direito a subsidio de férias e qual o seu valor?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que grande confusão e molhos de bróculos!

É o estado deste país e de sistemas anacrónicos!

As "empregadas domésticas" que contratei para a minha velha mãe trabalham a recibo verde em regime de prestação de serviços!

Não tenho nada a descontar para a S Social, nem subsidios a pagar, nem essas tretas de papeladas trabalhosas que levam as pessoas a fugir ás suas obrigações fiscais e sociais!

Claro que as "minhas duas colaboradoras" não se chamam "empregadas domésticas" !!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha tia velhota quer contratar uma empregada para fazer o serviço doméstico e para lhe dar apoio pessoal nas suas dificuldades motoras (algumas e nem sempre), mas quer contratá-la com pagamento em regime mensal. Quer saber qual devem ser os descontos (dela e da empregada) de modo a que a empregada possa vir a ter direito a reforma (na altura própria) e a ter direito a subsídio de desemprego, se vier a ficar desempregada. Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha tia velhota quer contratar uma empregada para fazer o serviço doméstico e para lhe dar apoio pessoal nas suas dificuldades motoras (algumas e nem sempre), mas quer contratá-la com pagamento em regime mensal. Quer saber qual devem ser os descontos (dela e da empregada) de modo a que a empregada possa vir a ter direito a reforma (na altura própria) e a ter direito a subsídio de desemprego, se vier a ficar desempregada. Obrigado.

http://www4.seg-social.pt/documents/10152/14967/inscricao_admissao_cessacao_sd

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caros,

Antes de mais gostaria de cumprimentar o forum, dado ser a primeira vez que participo.

Agradecia que me ajudassem na seguinte questão: - contratei uma empregada domestica em Abril de 2013, trabalha 20h semanais (80h mensais), pago a SS de acordo com os escalão, salvo erro 55€ / mensais. Por desconhecimento agora apercebi-me que tenho que declarar também nas finanças (modelo 10?). Mensalmente a senhora aufere 475€.

Se possível agradecia que me ajudassem, como faço as contas (salário base + subsidio de férias + subsidio de natal) para esse tal modelo 10.

E na minha declaração de IRS também tenho que declarar alguma coisa?

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead