clinton

Quanto desconto, para IRS em trabalho de Partime?

2 publicações neste tópico

Sou enfermeiro e trabalho na Função Pública há 9 anos, sendo-me feitos mensalmente pela Administração Regional de Saúde para a qual trabalho os descontos legalmente efectuados pelo Estado.

Há cerca de 2 meses fui convidado para trabalhar umas horas diárias em partime numa Clinica Privada, no qual o meu ordenado é variável em função do trabalho que..aparece.Recebo entre 400 a 500 euros por mês.Como nunca trabalhei no privado quero saber as "as linhas com que me vou cozer".Gostava de saber:(se estiver errado Digam-me)

1-Quanto desconto mensalmente para IRS ou Retençao na Fonte(penso ser a mesma coisa)?

2-Quanto vai a Clinica pagar(da parte dela)de IRS ou Retençao na Fonte?(em relação a mim)

3-Estes descontos TÊM de ser feitos mensalmente ou podem ser feitos antes do final do ano?

4-Há mais algum desconto que OBRIGATÓRIAMENTE eu ou a clinica tenha que fazer(relativamente a mim9 e que eu desconheça?

Agradecia que fizessem o favor de me dar estas informações, para não cometer nenhuma irregularidade.Muito Obrigado.

clinton

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Como tens um rendimento anual inferior a 10.000€ nessa atividade, podes não descontar nada (sendo certo que não o fazendo vais depois pagar o acerto das contas quando meteres a declaração no próximo ano). Se optares por fazer retenção na fonte, descontas 21,5%

2. Não sei se percebi a pergunta, mas acho que a resposta é nada. Quer dizer, se optares por fazer retenção na fonte, eles ficam logo com os tais 21,5% à partida que devem depois entregar ao Estado. Mas é dinheiro que sai daquilo que já teriam de te pagar de qualquer forma.

3. De cada vez que passares um recibo. Se passares um recibo por mês são feitos mensalmente. Se passares um recibo por semana, é semanalmente.

4. Como és trabalhador por conta de outrem ficas isento de descontar também para a Segurança Social, uma vez que já descontas por aquela via. Tens ainda de ter um seguro contra acidentes de trabalho.

Seja como for, podes sempre confirmar isso tudo junto das Finanças. Com tanta mudança que por aí anda nos dias que correm, é sempre bom confirmar estas informações em mais do que um lado...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead