sakuragi_miu

Partilhas de bens adquiridos antes de um casamento

3 publicações neste tópico

Tenho mais uma pergunta, por isso criei outro tópico... agora em relação ao segundo casamento da minha mãe.

Eles compraram a casa onde residem antes do casamento, tendo ficado em nome dos dois. O casamento só se concretizou um ano depois, em regime de comunhão de adquiridos.

A minha dúvida é a seguinte: o meu padrasto tem 2 filhos do seu casamento anterior. Em caso de morte do meu padrasto, como se fazem as partilhas? Será que faz diferença a casa ser comprada antes do casamento, por ambas as partes?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

À partida não fará diferença. Em caso de morte do teu padrasto, a tua mãe e os filhos dele herdam. Não sei bem quais serão as alocações, mas é uma questão de consultares o código civil.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a casa está em nome dos dois, quer dizer que metade é de cada um. Se um deles morrer, só a metade do falecido é que entra para a herança e é dividida.

Ou seja, a tua mãe manteria metade da casa e ficaria ainda com a parte que lhe tocasse da divisão (havendo apenas dois filhos, ficaria 1/3 dessa metade para cada um; se entretanto houver mais filhos, a tua mãe teria sempre direito a um mínimo de 1/4 dessa metade, sendo o resto dividido igualmente pelos filhos).

Isto, claro, partindo do princípio que não há testamento a dispor algo em contrário...

Como diz o Pedro, o melhor mesmo é ler o Código Civil (o Livro sobre o Direito Sucessório começa a partir do artigo 2024º)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead