Dun

Venda de ebooks - pagar SS?

3 publicações neste tópico

Boa tarde a todos.

Tenho uma série de dúvidas e gostaria de saber se alguém me pode esclarecer.

(Antes de começar informo que neste momento estou desempregada, logo, não estou a descontar para a caixa.)

Gostaria de publicar os meus livros (ficção narrativa) como ebooks através de um site que se chama Smashwords, que os distribui, em formato electrónico, para vários sites (Amazon, Barnles & Noble, entre outros).

O pagamento é feito (mais ou menos) de forma mensal. E no fim do ano enviam-nos uma declaração para podermos apresentar ao fisco. Tenho várias dúvidas:

- será que terei de voltar a ter Recibos Verdes? (Fechei actividade no ano passado.) Se o pagamento me fosse feito uma vez por ano isso seria Acto Único, correcto? O que não implica Abertura de actividade.

- Se fizer até (+/-) 5000 euros anuais não tenho de pagar Segurança Social, correcto?

- Mas imaginem que faço 5500 por ano. Teria de pagar os cerca de 150 euros mensais? (Ou já aumentou o valor mínimo por mês?) Ou seria apenas uma fracção desse valor? Ou é mesmo por inteiro? Fiz as contas: 150 euros por mês vezes 12 meses = 1800 euros. E depois, impostos? Ficaria com 3700 nesse ano (o que é, meu deus, tanto…!)

- Claro que não sei se conseguirei ganhar nem 20 euros por mês!

- A minha grande dúvida é: imaginem que faço 200 euros por ano (e isto sem ter um emprego por conta de outrem, logo, não desconto. E não tenho não é porque não procure! É mesmo porque não consigo encontrar!). Se for obrigada a abrir Actividade para receber este valor – terei de pagar a segurança social? Ou estou isenta disso? Já passei aquele ano em que não tinha de pagar (isto para informação adicional).

- Não faço a mais pequena ideia do quanto isto me Vai Custar, em termos de SS e em termos de Impostos.

Se alguém me poder elucidar eu agradecia. Desde já um muito obrigada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Daquilo que li no site o pagamento é feito de forma trismestral e a pedido...

Acho que não tens que te preocupar com nenhum dos cenários - para todos os efeitos é trabalho que estás a prestar nos EUA, não cá, logo não tens de ter atividade aberta cá nem de te preocupar com a SS. Agora, tens é de te preocupar com o fisco americano - por defeito eles retêm 30% de tudo o que é pago para o estrangeiro, tens é de te mexer para conseguir ficar com o dinheiro todo, o que implica arranjar um número de contribuinte americano e pedir isenção da tributação (uma vez que os EUA têm acordo de tributação com Portugal quanto aos não residentes). Depois, no próximo ano, declaras é esse rendimento na tua declaração de IRS como sendo rendimento obtido no estrangeiro. E nessa altura pagas os impostos que tiveres de pagar (tendo em conta que não fazes retenção na fonte sobre esse valor, pode ser bastante, sobretudo se for um valor apreciável).

Pelo menos é o que percebo da página deles: http://www.smashwords.com/about/supportfaq#Royalties

O melhor é confirmares esta informação junto da Smashwords (e, já agora, das Finanças de cá, mandar um mail não custa).

E boa sorte com as vendas ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela resposta.

Já tinha pensado também enviar um mail para as Finanças (só que eu sou um bocadiiinho paranóica) - mas acabarei por fazê-lo.

Penso que percebi a parte da retenção na fonte.

Bom, agora é só arranjar coragem para começar a fazer isto.

De novo, obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead