jotaval

IRS Retenção na Fonte

6 publicações neste tópico

Qual a opção que um médico, deve assinalar, na passagem de um Recibo Verde Electronico, quanto à base de incidencia em IRS, referente a uma consulta a um doente particular.

Obrigado

Jotaval

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Particular não tem retenção na fonte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assumindo que o particular não é uma entidade com contabilidade organizada pode meter "Sem retenção - Art. 101º, nº1 do CIRS"

Se o volume de negócios do médico com a sua atividade por conta própria não chegar a ultrapassar os 10.000€/ano pode também invocar o art. 9º do DL 42/91 para não fazer a retenção na fonte...

Há lá meia dúzia de opções mas na prática dizem respeito a apenas 2 ou 3 artigos, não é assim tão difícil ir ler a legislação e ver o que se adequa mais ao caso em concreto ;)

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

trabalho como prestador de serviços com várias empresas, (comissionista) trabalhador independente, e queria por favor se me informavam como este ano nao vou fazer retenção na fonte, qual o artigo que devo mencionar no recibo verde eletronico pois trata-se de um quadrado obrigatorio. o meu obrigado,  1 abraço.

na verdade no quadrado diz isento ao abrigo do artigo 101- nº1

ou artigo 101 nº 4. . . . . qual destes se adequa á minha situação? mais uma vez o meu obrigado, e as desculpas pelo incomodo. abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Sendo eu um particular que acabou de arrendar um apartamento, relativamente à retenção na fonte será que alguém me pode esclarecer se é essa a opção que devo escolher para emitir um recibo de arrendamento - "Sem retenção - Art. 101º, nº1 do CIRS".

Agradeço desde já a atenção prestada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites