FCC0805

Dívida Segurança Social Trabalhador Independente

4 publicações neste tópico

Boa tarde,

trabalho a recibos verdes desde 2000 e, como independente, nunca paguei segurança social. O que devo fazer? Tenho direito à prescrição de 5 anos? E posso requerer pagamento do restante a prestações? Nunca fui notificado. Mas no site da Seg Social aparece um montante em dívida a partir de 2008. O que faço? Posso pagar esta dívida a prestações mensais? Estou em Pânico pq tenho um filho e sempre ganhei muito pouco, nunca deu para pagar SS. Ajudem-me. Obrigado.

PS: Esqueci-me de referir que só passo 2 a 3 recibos verdes por ano.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao contrário da DGCI a Segurança Social funciona muito mal.

Quando falhamos com a DGCI somos rápidamente notificados com as dividas que temos a pagar.

A segurança social, até à bem pouco tempo raramente notificava mas, quando era preciso uma declaração de não dívida ou algo do género aparece logo a dívida com os respectivos juros e outros custos.

Relativamente à prescrição da dívida pouco lhe posso ajudar mas não vai ser facil conseguir.

Se o valor em dívida for superior a 5000€ pode pedir e pagar até um máximo de 60 prestações.

Relativamente ao passado irá pagar sobre 418,22€ mas deverá indicar na Segurança Social que aufere um montante inferior as 418,22€ mensais para poder pagar sobre o montante médio mensal auferido. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

mas se por exemplo o ano passado recebi por mes 400 euros como trabalhador independente. Tenho na mesma de pagar o valor minimo de seguranca social (159 euros por mes) este ano?

Quem vive com 241 euros por mes?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se só passas 2 ou 3 recibos verdes por ano, podes abrir e fechar atividade conforme as necessidades. Penso até que se a abrires e fechares logo depois de passar o recibo verde, nem chegas a pagar SS nesse mês (mas isto já não garanto, além de que me parece que poderia ser abusado facilmente).

Se os rendimentos são tão baixos, penso que podes pedir uma redução da prestação à SS. Mas claro, só se aplica a partir do momento em que a pedires, não se aplica ao que já está para trás...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead