pauloaguia

Fim da Euribor a 365?

18 publicações neste tópico

A taxa de juro cobrada pela maior parte dos bancos nos empréstimos à habitação deverá baixar ligeiramente na sequência de alterações à lei que poderão ir hoje a Conselho de Ministros.

Segundo Jornal de Notícias, o Governo quer impor à banca critérios iguais para os depósitos e empréstimos e impedi-la de "esticar" a Euribor (principal indexante usado nos créditos à habitação), uma prática que deriva de uma "interpretação abusiva e leitura perversa" de legislação publicada há um ano, considerou o secretário de Estado da Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro.

Em Abril do ano passado, saiu uma lei para obrigar a Banca a calcular os juros cobrados nos empréstimos da mesma forma que o fazia ao pagar aos clientes, pelos depósitos, afirmou ao JN Fernando Serrasqueiro. O diploma determinava que a Banca devia fazer as contas tendo por base os 365 dias por ano, e não os 360 dias, como era prática corrente na Banca. A diferença de critério, assegurou Serrasqueiro, vinha "sempre em prejuízo do cliente".

Em resposta à uniformização de prazos, os bancos "quiseram compensar e mexeram na Euribor", a taxa internacional à qual está indexada a maioria dos créditos para comprar casa, disse o governante.

A taxa é calculada tendo por base 360 dias ao ano, mas a Banca afirmou que, para cumprir a lei que a obrigava a calcular juros tomando como referência 365 dias ao ano, teria também que "esticar" a Euribor por mais cinco dias. Por causa disso, ontem, a média do último mês da Euribor a três meses usada pela maioria dos bancos era de 4,660%, quando as contas seguindo o critério internacional indicam apenas 4,596% - menos 0,064 pontos percentuais.

Fonte: http://www.bigonline.pt/pt/BolsaMercados/noticias.asp?Noticia=85633

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas!

Até que enfim uma boa noticia ......

Também já tinha visto no site do millenniumbcp:

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/slegal/article.jhtml?articleID=487881

Isto quer dizer que agora para fazermos  simulação da prestação do crédito habitação já só vamos precisar da tabela das  "Médias mensais da Euribor (cálculo a 360 dias)" correcto?

Cumprimentos

Marg

PS: Parabéns pelo site Pedro. Tem sido muito útil!!!!! Se não fosse este site o meu banco ainda estava a calcular a prestação com um spread de 0.5% e não 0.25% como tinha ficado estipulado. Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto quer dizer que agora para fazermos  simulação da prestação do crédito habitação já só vamos precisar da tabela das  "Médias mensais da Euribor (cálculo a 360 dias)" correcto?

Ainda falta a aprovação do Presidente da República e a publicação em Diário da República, mas sim, basicamente é isso...

Mas eu primeiro esperava para ver o texto do Decreto e perceber se os bancos não conseguem encontrar outra forma de lhe dar a volta... Originalidade não lhes falta, tá visto

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas forum,

Resumindo e concluindo e se eu percebi bem o correcto deve ser a taxa calculada a 360 e nao a 365 dias??

Estou na eminencia de contrair um emprestimo habitaçao e dos 6 bancos contactados todos calculam com base em 365 dias...

Cumptos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Resumindo e concluindo e se eu percebi bem o correcto deve ser a taxa calculada a 360 e nao a 365 dias??

Segundo o Banco de Portugal o procedimento habitual hoje em dia de usar uma conversão da Euribor a 365 dias não vai contra a lei actualmente em vigor. Mas na verdade não era nada disso que o Legislador tinha em mente quando lançou a lei actualmente em vigor.

Se por acaso não puder esperar umas semanas que a nova lei seja aprovada, pode sempre tentar negociar com o banco na base desse pressuposto (ou então comece a fazer perguntas sensíveis: as taxas aplicadas quando é o banco que lhe paga a si - depósitos a prazo, por exemplo - são a 365 dias? Se o banco tiver daqueles programas que cobrem os custos da transferência a partir de outra instituição e um outro banco lhe oferecer um spread idêntico mas sobre uma taxa a 360 dias, pergunte se estão dispostos a esperar uns tempos enquanto vai contratar o empréstimo aoutro lado e depois decide se transfere)

Penso que o BPI usa a Euribor a 360 dias.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas forum,

Importam-se de me explicar a diferença entre a taxa calculada a 365 e a 360 dias??

E porque sera a mais correcta a de 360 dias??

Porque ao chegar ao banco e começar a discutir estes termos sem perceber do assunto nao vai dar bom resultado ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas forum,

Importam-se de me explicar a diferença entre a taxa calculada a 365 e a 360 dias??

E porque sera a mais correcta a de 360 dias??

Porque ao chegar ao banco e começar a discutir estes termos sem perceber do assunto nao vai dar bom resultado ;D

Vê este link http://www.pedropais.com/media-mensal-da-euribor/ onde podes observar que a euribor a 360 dias, tanto a 3, 6 ou 12 meses é mais baixa, logo mais vantajosa para o cliente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, eu ja percebo que a taxa calculada a 360 é mais favoravel que a calculada a 365, mas tambem ja percebi que nao ha nada de ilegal no calculo a 365 por o que eu queria saber era a minha legitimidade para pedir uma taxa a 360 dias.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Até ver legitimidade não tens nenhuma, podes é penalizar o Banco que não te calcula a taxa a 360 dias, ou seja optas pelo BPI que é dos Bancos que consultas-te o que pratica essa taxa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, eu ja percebo que a taxa calculada a 360 é mais favoravel que a calculada a 365, mas tambem ja percebi que nao ha nada de ilegal no calculo a 365 por o que eu queria saber era a minha legitimidade para pedir uma taxa a 360 dias.

Se o banco tiver depósitos a prazo ou outros produtos do género indexados à Euribor base 360, mas usar a Euribor base 365 nos créditos tens toda a legitimidade de exigir a Euribor base 360 para o crédito segundo a lei actual. E há muitos bancos que se lembraram só de actualizar as taxas para o crédito, porque era o que lhes dava mais jeito... (é mais complicado de confirmar quando não têm depósitos indexados a coisa nenhuma, definem a taxa que lhes apetece e livram-se das comparações).

Seja como for, o novo Decreto-Lei prevê que as novas regras sejam aplicadas assim que houver lugar a revisão da taxa aplicada, por isso, mesmo que contrates um empréstimo indexado à Euribor a 1 ano, no máximo, no próximo ano o indexante será revisto... se for indexado à Euribor a 90 dias, e partindo do princípio que a lei vai levar menos tempo do que isso a entrar em vigor, até será já daqui por uns meses.

A título indicativo, cálculos feitos no ano passado (em que as taxas eram um pouco mais baixas) estimavam que a diferença entre as duas taxas, num financiamento de 100.000 € a 30 anos, seria de cerca de 50€ / ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas os bancos têm alguma hipótese de dizer que não optam pela 360??? Porque perguntei agora mesmo a um operador de um banco por telefone e vão manter a 365... Não vão ser obrigados???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas os bancos têm alguma hipótese de dizer que não optam pela 360??? Porque perguntei agora mesmo a um operador de um banco por telefone e vão manter a 365... Não vão ser obrigados???

Se eles começassem a dizer que iam mudar, comçava tudo a pedir o mesmo, não era? ;)

Não conheço os termos do Decreto-Lei e, como já referi, ainda vai levar algum tempo até entrar em vigor. Se no Decreto-Lei disser que têm que mudar, que remédio têm eles. Mas até lá, tem que se aguentar com o que há... penso ter lido algures que os bancos seriam obrigados a incorporar as novas regras na revisão seguinte da taxa após a entrada em vigor...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostaria de saber se alguem tem um credito habitação no BPI com a taxa de 3M revista em Abril, porque o BPI era dos poucos bancos que indexava a 360 dias a taxa, mas este mês, e pelas minhas contas, penso que aplicaram a 365 dias, em vez de 4,78 foi de 4,85, tava á espera de um aumento de cerca de 25€/30€ e e foi-me aumentado a prestação em 50€!! já agora uma pergunta, não ha hipoteses de se ter um simulador de prestação mas para o caso de prestações mistas?

Recebi um email do banco e de facto foi a 360 dias, não estava era á espera de um aumento tão grande :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostaria de saber se alguem tem um credito habitação no BPI com a taxa de 3M revista em Abril, porque o BPI era dos poucos bancos que indexava a 360 dias a taxa, mas este mês, e pelas minhas contas, penso que aplicaram a 365 dias, em vez de 4,78 foi de 4,85, tava á espera de um aumento de cerca de 25€/30€ e e foi-me aumentado a prestação em 50€!! já agora uma pergunta, não ha hipoteses de se ter um simulador de prestação mas para o caso de prestações mistas?

De certeza que não foi revisto sobre a média do mês de Maio? É que em Maio, a média da Euribor a 360 dias foi de 4,857%. Era estranho um banco que sempre usou a Euribor a 360 dias mudar agora de repente para 465 justamente quando saiu um decreto-lei que diz que vai passar a ser tudo a 360...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

David, pela tabela* do Ilustre Pedro Pais, às prestações revistas em Abril, como no teu caso, tem de se aplicar a média Euribor do mês anterior, ou seja, tens de olhar para a média do mês de Março a 3M=4,596%.

E tens razão, o BPI indexa a Euribor a 360 dias.

E quanto é o teu spread?

*http://www.pedropais.com/media-mensal-da-euribor/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

já agora uma pergunta, não ha hipoteses de se ter um simulador de prestação mas para o caso de prestações mistas?

Prestações mistas é um termo um bocado abrangente... quais são as regras, ao certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead