spinwin13

união de facto

6 publicações neste tópico

sei, que em agosto de 2010 foi aprovada nova lei, mas sinceramente , já a li , e não está muito fácil de entender.

Alguém me sabe dizer, se em caso de rutura, as partes têm que dividir o que é de cada um?

OBRIGADO

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que é de cada um, continua de cada um, não há nada a dividir.

Só se divide o que for dos dois, e mesmo aí, nada impede que continue a ser dos dois... Por exemplo, no caso de uma casa que tenha sido comprada a meias, pode um deles comprar a parte do outro, ou podem continuar a ser ambos proprietários de metade da casa... tudo depende do nível de entendimento do ex-casal...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OK! muito obrigado.

Respondo com outra pergunta, pois quanto mais vou lendo sobre a lei, mais duvidas tenho.

No caso de bens adquiridos durante a relação, mas por uma das partes-EX :uma das partes tem um prémio  de totoloto, terá que dividir legalmente com o outro, a metade metade, ou poderá ser uma questão moral e dar-lhe aquilo que achar justo?

OBRIGADO

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No caso de bens adquiridos durante a relação, mas por uma das partes-EX :uma das partes tem um prémio  de totoloto, terá que dividir legalmente com o outro, a metade metade, ou poderá ser uma questão moral e dar-lhe aquilo que achar justo?

Vamos lá a ver - uma união de facto não é um casamento. Para todos os efeitos podiam ser amigos ou irmãos, não têm nenhuma obrigação legal de dividir a posse das coisas.

O que é comprado com o dinheiro de um é dele. E o que é comprado com o dinheiro do outro é do outro. E mais nada.

Agora, se convencionam comprar alguma coisa a meias, obviamente a posse é dos dois, pois ambos entraram com o dinheiro para isso.

Se, por exemplo, decidem que parte do dinheiro que ganham é dos dois (não se querem casar, porque é mais simples, mas depois vão e complicam as coisas desta forma... mas enfim, há gente para tudo), e depois um vai e compra uma playstation com esse dinheiro, é natural que se assuma que a playstation é dos dois pois o dinheiro era dos dois.

Portanto, agora sou eu que respondo com outra pergunta: de quem era o dinheiro com que foi pago esse totoloto? Se foi com dinheiro dos dois, ou se costumam contribuir à vez, então o prémio devia ser dividido pelos 2. Se é sempre o mesmo a pagar o registo, com o seu dinheiro, então o prémio é dele.

Andou aí na nossa praça um caso parecido sobre o Euromilhões, em que um queria ficar com tudo e o outro dizia que devia ser para os dois. O juíz acabou por decidir pela divisão do prémio, já não me lembro bem com que fundamento, mas também não deve ser dificil pesquisar mais informação na net ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

muito obrigado, agora estou devidamente esclarecido, foi esse caso mesmo que andou ai na baile, que eu quero evitar um parecido, só que infelizmente este dinheiro até é pouco, comparado com o outro caso, mas no entanto será sempre preferivel dividir a dois , que gastar com tribunais.

Nós jogamos sempre em separado, cada um fica com seu boletim, só que eu quando sairam os 126000 €, mostrei os nºs e disse que tinha o prémio, ainda não entramos em discusão, mas sinto que ela quer metade.

Eu até acho justo, só que se fosse o contrário não sei como seria?

Mais uma vez obrigado

CMPTS

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nós jogamos sempre em separado, cada um fica com seu boletim, só que eu quando sairam os 126000 €, mostrei os nºs e disse que tinha o prémio, ainda não entramos em discusão, mas sinto que ela quer metade.

Eh pá, lá por causa disso eu também quero metade ;D

Se cada um joga com o seu dinheiro que não sai de uma conta conjunta, fazem questão de não fazer misturas com os boletins, e não estão casados, então não há dúvida que o dinheiro é teu. Se lhe quiseres dar metade isso é lá contigo, claro, mas não me parece que tenhas essa obrigação (no tal caso do euromilhões, acho que eles costumavam meter o boletim à vez, ou um dizia os números e o outro jogava ou algo assim do género - foi isso que levou o juiz a decidir pela divisão).

Queres um conselho? Pede-a em casamento, usa parte do dinheiro para pagar o jantar com os pais e os sogros no dia do dito, a outra parte para dar de entrada na compra de uma casa e tens aí uma boa forma de dividir o dinheiro pelos dois ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead