HMac

Certificado do Tesouro vs Obrigações Divida Soberana Portuguesa

44 publicações neste tópico

Este tópico serve para discutirmos 2 formas de investirmos em dívida portuguesa: ou através de Certificados de Tesouro ou através de Obrigações, cuja compra pode ser realizada com recurso a bancos como o BIG.

O risco do investimento é equivalente entre ambas as formas de investir na divida portuguesa?

Relativamente ao investimento directo em obrigações poderemos conseguir uma maior rendibilidade, quando comparado com os Certificados de Tesouro?

Há algum membro que já tenha optado pelo investimento directo em obrigações em detrimento dos Certificados de Tesouro?

As minhas dúvidas prendem com o facto de ter visto no site do BIG as seguintes obrigações:

Portugal (Dívida Soberana) 5 06/15/12 YTM: 7,67747% 0,01 * Taxa cupão: 5% 15-06-2012

São obrigações lançadas em 2002, mas que terminam para o próximo ano.

Será que são um investimento interessante?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se Portugal não entrar em default até 15/6, são um bom investimento. Para mim será melhor ainda, porque as comprei há um mês atrás bem mais baratas (YTM de cerca de 10%).

Mas se queres ver outras opções, vai aqui (http://www.boerse-frankfurt.de/EN/index.aspx?pageID=107) e entretem-te a procurar, conforme as tuas preferências. Estão lá todas. Depois contacta um banco que negoceie por ti.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nos meus comentários irei assumir que as Obrigações são mantidas até à maturidade.

O risco do investimento é equivalente entre ambas as formas de investir na divida portuguesa?

Segundo diversos economistas, sim.

Relativamente ao investimento directo em obrigações poderemos conseguir uma maior rendibilidade, quando comparado com os Certificados de Tesouro?

Sem dúvida.

Há algum membro que já tenha optado pelo investimento directo em obrigações em detrimento dos Certificados de Tesouro?

Sim ;)

São obrigações lançadas em 2002, mas que terminam para o próximo ano.

Será que são um investimento interessante?

Mais ou menos.

A taxa YTM indicada assume o investimento dos juros à mesma taxa, portanto a rentabilidade real é inferior.

O BiG está a actualmente disponibilizar estes títulos a 97,91%.

Efectuei a simulação no BiG (e calculei eu o que faltava), para um investimento de 12.000 EUR:

+ 606,50 de juros brutos

+ 129,95 da diferença entre o valor nominal (de reembolso) e o investimento

- 31,20 de custos de subscrição

- 92,36 de juros corridos

- 14,92 de custos sobre os juros

- 30,00 de custos de reembolso

Dá cerca de 568 EUR, que num investimento de 10 meses corresponde a uma TANB de (568/12.000 x 12/10 =) 5,68%

Portanto não têm actualmente uma rentabilidade assim tão interessante, devido ao elevado preço de compra.

Mas tens diversas emissões mais rentáveis, como podes ver no link indicado na mensagem anterior ou neste.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso, estive hoje mesmo a ver uns cálculos bem detalhados para essas mesmas obrigações, e dava uma TANL de 5.5-5.6%, ou seja, um rendimento líquido de 4,67% para os 10 meses.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso, estive hoje mesmo a ver uns cálculos bem detalhados para essas mesmas obrigações, e dava uma TANL de 5.5-5.6%, ou seja, um rendimento líquido de 4,67% para os 10 meses.

Estranho. Será que levavam em conta todos os custos e impostos?

Não que eu seja uma autoridade na matéria, mas a maioria dos valores que utilizei vieram directamente da página de compra do BiG (ver anexo), só calculei por mim os custos sobre os juros (2% + IVA) e de reembolso (0,2% + IVA).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estranho. Será que levavam em conta todos os custos e impostos?

Não que eu seja uma autoridade na matéria, mas a maioria dos valores que utilizei vieram directamente da página de compra do BiG (ver anexo), só calculei por mim os custos sobre os juros (2% + IVA) e de reembolso (0,2% + IVA).

Sabes se por exemplo no BPI existem esses valores de custos de subscrição e custos de reembolso que referiste no post acima? E não percebi de onde vêm esses custos sobre os juros (2% + IVA) e de reembolso (0,2% + IVA): é geral das obrigações ou é por ser no BIG?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Efectuei a simulação no BiG (e calculei eu o que faltava), para um investimento de 12.000 EUR:

+ 606,50 de juros brutos

- 31,20 de custos de subscrição

- 92,36 de juros corridos

- 2,27 de custos sobre os juros

- 30,00 de custos de reembolso

Dá cerca de 580 EUR, que num investimento de 10 meses corresponde a uma TANB de (580/12.000 x 12/10 =) 5,80%

Estás a calcular a comissão sobre os juros pagos sobre 92.36 € x 2% = 1.85 € + IVA = 2.27 €. Quando no preçario seria no minimo 2.5 € + IVA.

Mas penso que essa comissão somente é cobrada quando o emitente pagar os juros. E não quando vais pagar os juros ao vendedor das obrigações. Penso que deves refazer essa conta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estás a calcular a comissão sobre os juros pagos sobre 92.36 € x 2% = 1.85 € + IVA = 2.27 €.

Mas penso que essa comissão somente é cobrada quando o emitente pagar os juros. E não quando vais pagar os juros ao vendedor das obrigações. Penso que deves refazer essa conta.

Certíssimo. De facto multipliquei os 2,46% pelo valor errado. Contas corrigidas na minha mensagem original.

Obrigado pela chamada de atenção

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sabes se por exemplo no BPI existem esses valores de custos de subscrição e custos de reembolso que referiste no post acima? E não percebi de onde vêm esses custos sobre os juros (2% + IVA) e de reembolso (0,2% + IVA): é geral das obrigações ou é por ser no BIG?

Esses custos são comuns a diversos bancos. Encontras aqui mais detalhes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes divulgar esses cálculos? Já agora estou curioso para ver se/onde me enganei.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas respostas.

Eu estou a pensar seriamente em investir em obrigações, contudo eu não quero um investimento a longo prazo. Daí, procurar as obrigações que atinjam a maturidade no espaço de 1, 2 anos máximo.

Tendo em conta que tenho 90% das minhas poupanças em Certificados do Tesouro, será que investir em obrigações, ainda por cima de divida soberana portuguesa, implica uma concentração perigosa do meu investimento?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tendo em conta que tenho 90% das minhas poupanças em Certificados do Tesouro, será que investir em obrigações, ainda por cima de divida soberana portuguesa, implica uma concentração perigosa do meu investimento?

Sem duvida. Em termos de risco, equivale a colocar tudo em Certificados de Tesouro.

Deves considerar outras obrigacoes, seja de empresas nacionais ou empresas/estados estrangeiros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dúvidas existenciais sobre YTM:

Tenho andado à procura de uma forma simples de calcular a YTM de uma obrigação; no entanto, só tenho encontrado fórmulas complexas ou sugestões de utilização de uma calculadora financeira.

Existe uma fórmula simples de fazer o cálculo?

Em alternativa, encontrei aqui http://www.investopedia.com/calculator/AOYTM.aspx#axzz1Vq9s8yta uma calculadora, mas confesso a minha ignorância: não sei o que devo colocar exactamente nos campos:

Par value  é o valor nominal (geralmente 100%)?

Market value é o preço de compra? Se é, porque só me aceita números inteiros?

Annual rate não é o cupão? se é, porque só aceita números até às décimas? (não aceita 3,75, por ex)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Experimentei a pagina com os dados de algumas Obrigacoes 'a venda no BiG e obtive resultados aproximados.

Coloquei 100 no Par Value, o preco no Market Value e o cupao no Annual Rate.

Aceita valores fraccionarios, mas com "." (ex: 3.75).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Experimentei a pagina com os dados de algumas Obrigacoes 'a venda no BiG e obtive resultados aproximados.

Coloquei 100 no Par Value, o preco no Market Value e o cupao no Annual Rate.

Aceita valores fraccionarios, mas com "." (ex: 3.75).

Ahhh, ok...o PONTO!!!

Mas estou a fazer simulações na Deutsch Boerse e não me dá os valores que eles apresentam. Vê o exemplo seguinte:

ABN AMRO 06/12 MTN

XS0267452927

Last price - 98.216

Bid/Ask - 98.216 / 101.866           

Cupão - 3.75

Rating - Aaa

Maturidade - 12/01/2012

Yield - 8.54

Ora, substituindo na calculadora referida

Par value - 100

Market value - 98.216

Annual rate - 3.75

Maturity in years - 0,383 de ano (4 meses e meio em 12)

Dá-me apenas uma Yield de 3,82 em vez de 8,54!!!

Onde é que está o erro?!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nao percebo esse valor da Deutsch Boerse.

Estas a fazer mal as contas. Se pretendes comprar, o preco que te diz respeito e' o 101,866%. Ou seja, irias comprar acima do valor nominal. A rentabilidade seria bastante baixa, inferior 'a taxa de cupao.

Alias, podes ver aqui uma yield de 1,61% para essas obrigacoes.

Utilizando o investopedia, obtive 1,85% (ver anexo).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Correcto, devo usar o valor de venda como referência para comprar, mas pensei que calculassem as Yields pelo último preço.

Mas continuo sem entender os valores de Frankfurt, que não batem certo com os de Stutgart.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O sítio onde tinha visto tinha sido aqui:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=77300&start=100

Não que agora importe muito, pois a cotação das OTs está nos 96.35%, com uma YTM bruta de 9.8%.

Tendo em conta que para o resto das maturidades não subiu assim tanto, acho que seria uma óptima oportunidade a aproveitar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As contas no geral parecem-me bem.

O problema e' quando ele diz

Num investimento de cerca de € 25.000 nestas obrigações receberei no fim € 26.169,88 (€ 25.209,08 + € 960,80).

Na realidade, ele vai receber 26.169,88 - 64,50 (comissao subscricao) - 192,42 (juros corridos) = 25.912,96€

(25.912,96-25.000,00)/25.000,00 x 12/10 meses = 4,38% TANL

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é bem assim. No BiG, quando se define um valor em € a investir, ele faz logo o cálculo do número de obrigações que se podem comprar tendo em conta os juros corridos e as comissões de subscrição.

Logo as 2527125 obrigações já têm em conta esses descontos para além da cotação, logo não tens de os subtrair para saberes o rendimento líquido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois e', acho que tens razao.

Entao as minhas contas de ontem ficam

Para um preco de 97,91% e um investimento de 12.000 EUR:

+ 606,50 de juros brutos

- 14,92 de custos sobre os juros

- 29,84 de custos de reembolso

Dá cerca de 691,69 EUR, que num investimento de 10 meses corresponde a uma TANB de (691,69/12.000 x 12/10 =) 6,92%

Obrigado! :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Gostaria de perceber bem como funcionam as O.T. e por isso numa folha de excel arcaica fiz uma simulação, neste caso com valores do BPI. Gostaria de saber se ascontas estão certas e a rentabilidade e taxa anual liquida anual são aquelas.

Fundo:

OT 5% - 16-06-2012

95%

Não considerei os juros sobre o valor dos juros corridos porque acho que não são significativos.

Segue a imagem em anexo, qualquer dúvida digam, se quiserem posso também zippar o ficheiro excel e partilhar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar, tens a certeza que no BPI podes adquirir apenas 1.300€?

Os 0,60% de comissao (7,80€) incluem a subscricao + o reembolso?

A diferenca entre o valor nominal e investido e' 1300 - 1242,80 = 57,20

O BPI nao retem tambem 2% + IVA dos juros? Se sim, estas a considerar isso no calculo dos juros liquidos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não concordo lá muito com essas contas, porque contêm várias incorrecções.

Em primeiro lugar, tal como o Jordão disse, o valor a investir não pode ser menos de 3000€ no caso do BiG, e 5000€ na maior parte dos outros bancos. Julgo que não será diferente no BPI. As comissões de subscrição tem quase sempre mínimos, de pelo menos 32,5€. Os juros corridos são relevantes, tendo em conta que já se passaram dois meses desde o último cupão. A cotação hoje está nos 96.35 %, o que dá mais uma diferença. Há depois as comissões sobre o pagamento dos cupões, os tais 2% + IVA, e ainda a de amortização 0.2% do valor total +IVA.

Penso que o melhor é reter isto: aos 97,91% a TANL ronda os 5.5-5.6% para valores superiores a 12000€. Menos do que isso as comissões baixam ligeiramente a rentabilidade.

Á cotação actual, a TANL deve ser mais elevada do que a calculada.

Eu tenho um simulador em excel que me foi fornecido pelo banco Invest, que é bastante boa. Descobri que há algumas diferenças no que diz respeito aos juros corridos. Os do Invest usam directamente a razão dias corridos/365, mas ao do BiG são sempre menores. Não sei bem como o fazem, mas conseguem levar menos dos juros corridos.

Se alguém quiser esse excel é só dizer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não concordo lá muito com essas contas, porque contêm várias incorrecções.

Em primeiro lugar, tal como o Jordão disse, o valor a investir não pode ser menos de 3000€ no caso do BiG, e 5000€ na maior parte dos outros bancos. Julgo que não será diferente no BPI. As comissões de subscrição tem quase sempre mínimos, de pelo menos 32,5€. Os juros corridos são relevantes, tendo em conta que já se passaram dois meses desde o último cupão. A cotação hoje está nos 96.35 %, o que dá mais uma diferença. Há depois as comissões sobre o pagamento dos cupões, os tais 2% + IVA, e ainda a de amortização 0.2% do valor total +IVA.

Penso que o melhor é reter isto: aos 97,91% a TANL ronda os 5.5-5.6% para valores superiores a 12000€. Menos do que isso as comissões baixam ligeiramente a rentabilidade.

Á cotação actual, a TANL deve ser mais elevada do que a calculada.

Eu tenho um simulador em excel que me foi fornecido pelo banco Invest, que é bastante boa. Descobri que há algumas diferenças no que diz respeito aos juros corridos. Os do Invest usam directamente a razão dias corridos/365, mas ao do BiG são sempre menores. Não sei bem como o fazem, mas conseguem levar menos dos juros corridos.

Se alguém quiser esse excel é só dizer.

Pode facultar-me esse excel?

Em relação a esta simulação ela foi executada no BPI para 1300 euros, o valor 7,8 EUR refere-se ao valor da transacção do BPINET.

Não sei se lá existem essas comissões que falam ai em cima, e a agência que frequento também pouco ou nada sabem sobre estes fundos, por isso estou aqui a tentar perceber.

Se alguém tiver BPInet pode tentar fazer uma simulação e confirmar isto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor