hsfarao

Famílias com créditos em incumprimento poderão vender imóveis ao Estado

22 publicações neste tópico

Ok, eu faço a pergunta - e se daqui a 10 anos ninguém tiver querido comprar a casa de volta? O qu evai o Estado fazer com as casas?

Se a valorização máxima é de até 20%, então não parece mau negócio para as famílias - isso dá bem menos de 2% ao ano, abaixo da inflação habitual... e sobretudo das taxas de juro. Vou ficar à espera dos detalhes, amanhã...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Daqui a uns anos Portugal parece cuba, é tudo do Estado. :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Existem muitas coisas que não percebi!!! Por exemplo qualquer pessoa pode vender? Mesmo que não queira arrendar a casa? As casas são vendidas pelo valor do emprestimo em dívida, ou pelo valor de mercado? Os bancos também vão poder vender para este fundo os casas hipotecadas sem possibilidade de cobrança? Quase que parece que passa a ser tudo feito atravém desse fundo deixando de fora as imobiliárias e os leilões e as vendas a particulares ??? Estou mesmo confusa..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

esta situação está um pouco confusa, e se toda a gente aderir, os bancos com as casas hipotecadas sem cobrança e as familias que não vão conseguir pagar as prestações.

Onde tem o estado dinheiro para isto tudo, e depois como já disseram se ninguem comprar as casas de volta, o ke faz o estado ás casas.

fica com elas, ou vai arrenda-las para sempre.

vamos ver as explicações que vão aparecer, pois para quem tem dificuldades em pagar as prestações, pareçe ser uma solução.

vamos ver.........................

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou convicto que essa lei só se aplicará dentro de certos parâmetros. Não vamos agr pensar que 90% dos portugueses vao ficar cheios de dívidas e vender a casa ao estado porque esse não é o pensamento correcto.

A minha sincera opinião é que isso só deverá ser feito em caso de desespero ou então como ultima solução porque penso haver caminhos melhores. Para quem nao sabe ha uma instituição em portugal que faz esse tipo de medidas maso claramente não compensa

Agr a ver vamos no que isto dá

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto de vender imóveis ao Estado não está muito bem explicado. O que haverá são fundos cujo objecto é comprar casas e arrendá-las aos antigos proprietários, mantendo estes a opção de recompra. Esses fundos serão constituídos por capitais privados e públicos, mas dizer que se está a vender imóveis ao Estado...

De qualquer forma, esses fundos não têm apenas objectivos beneméritos, é suposto darem lucro aos seus participantes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo, é um óptimo artigo. Só posso recomendar a sua leitura atenta.

Em termos sintéticos o artigo refere que não há milagres e qualquer que seja o modelo específico dos fundos eles existirão para dar lucro. Isto é, ainda que seja possível poupar algum dinheiro na prestação (que passa a ser uma renda) dificilmente será compensatório para os actuais proprietários, uma vez que os participantes do fundo quererão obter um determinado retorno, que tem de ser feito à custa do cálculo do valor de compra, de venda ou da renda.

Esperem alguma coisa deste novo tipo de fundos mas não esperem muito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há uma questão com a proposta do estado que ainda não 'interiorizei':

Se nos tornarmos 'incumpridores', podemos vender a casa para o fundo, correcto?

Ora, imaginemos que apenas tinha pago 10% do capital em dívida. (já nem p falar dos juros, que são muito superiores no inicio do contrato do CH)

Se o Fundo do estado me der, na melhor das melhores das hipóteses, o preço de custo da casa, basicamente está a comprar 90% da casa ao banco e o resto para mim....

Eu perco $$,  o estado compra uma casa em saldos e o banco lucra, sempre.  :-[

Estou correcto?  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

entao mas espera la, o que estas a dizer é que o banco compra-te a casa pelo seu valor total. Ora se compra pelo valor total só dá ao banco o valor que deves e quem fica a perder és simplesmente tu porque o banco só recebe o que deves, n tem logica receber o valor da casa ou do emprestimo na totalidade.

Agora imagina, compras uma casa por 100.000, das 80.000 de entrada e pedes ao banco 20.000.

Tens dificuldades e tal e o estado compra-te a casa por 100.000 (que é o valor dela), tu pagas ao banco o que deves (20.000) e ainda ficas com dinheiro para ti para pagares o que deves e etc

Posso ter percebido mal a tua duvida mas neste caso nao me parece que o estado compre a casa pelo valor dela, tem de ser por uma percentagem ou entao eu é que nao percebo nada dessa nova medida (o que tambem nao deixa de ser verdade)

Quando falo em estado falo em fundo e sei que esse fundo é para outros investirem, será que podemos nos proprios investir nesse mesmo fundo?

Deixo aqui a dúvida

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha suposição foi de facto no sentido de pedido de crédito do valor total da casa ao banco... se é que isso existe...

A dúvida mesmo reside de como o 'fundo' vai comprar a casa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A dúvida mesmo reside de como o 'fundo' vai comprar a casa?

O fundo deve availar a casa segundo algum critério/fórmula, resta saber qual :) Para já parece que é um exercício de pura especulação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha humilde opinião, quem ganha é....os Bancos  :P que ficam proprietários da casa, que ao fim do tempo estipulado (10 anos penso eu), vendem a casa novamente a crédito, sim porque de certeza que quem tem dificuldades agora daqui a dez anos não vai ter menos aos pontos de conseguir comprar a casa sem recurso ao crédito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E alguma coisa me diz que os bancos vão accionar as penhoras dos incumpridores porque já têm a quem vender os imóveis. O que vai dar, ainda menos tempo ás famílias, de regularizarem a situação. >:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vamos ver... para já estou muito expectante em relação a esta <em>novidade</em>. Esperemos que a concretização seja melhor do que aquilo que espero.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste momento, está a dar na RTP1, uma entrevista sobre este assunto, onde estão a ficar esclarecidos alguns pontos fundamentais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste momento, está a dar na RTP1, uma entrevista sobre este assunto, onde estão a ficar esclarecidos alguns pontos fundamentais.

Também estou a ver, mas tenho dúvidas quanto a ficarmos <em>esclarecidos</em>. Mas parece-me que que estes fundos não serão grande salvação... Como acabou de dizer um dos participantes "não estou a ver qual é a vantagem".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Resumindo:

...um "subprime" à portuguesa!

;D ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também estou a ver, mas tenho dúvidas quanto a ficarmos <em>esclarecidos</em>. Mas parece-me que que estes fundos não serão grande salvação... Como acabou de dizer um dos participantes "não estou a ver qual é a vantagem".

Concordo plenamente, as únicas vantagens que vi foi para a banca, pois as famílias continuam a pagar a renda (leia-se só juros) porque depois se quiserem recomprar a casa tem a divida no mesmo valor (ou mais alto dependendo se entra a inflação ou não).

Pelo menos da confusão que se gerou foi o que entendi, também me pareceu haver partes que nem o próprio governo sabe como vão ser, nomeadamente quando a casa for entregue a banca as famílias recebem o valor da divida ou da casa????

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Devem receber a diferença entre o que a casa vale e o que devem! Digo eu...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead