Visitante MacacaAlzira

Doacção da empresa ao sócio

7 publicações neste tópico

Estou a pensar abrir uma empresa mas não queria receber ordenado, mas queria tirar dinheiro todos os meses, claro.

A empresa não pode doar dinheiro a mim sem ter de pagar segurança social e IVA? Que impostos paga esta doacção? É ilegal?

euro

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A empresa nao pode doar-lhe dinheiro.

Se nao faz descontos para a segurança social noutras empresas nesta fica automaticamente a fazer, se por acaso faz descontos e nao quiser ser remunerada tem que levar a acta à segurança social a dizer que não é remunerada.

A empresa ao dar-lhe dinheiro está a distribuir rendimentos, estes estão isentos de segurança mas serão considerados rendimentos de capital para efeitos de irs.

Existem muitos empresários que pensam que a conta da empresa é a conta pessoal e por vezes têm problemas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porque a empresa não pode fazer uma doacção de dinheiro? Onde diz que está proibido de doar?

Eu posso doar um valor ao meu vizinho e ele tem de pagar os impostos por ser uma doacção, uma empresa não pode doar o que quiser a quem quiser?

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porque a empresa não pode fazer uma doacção de dinheiro? Onde diz que está proibido de doar?

Eu posso doar um valor ao meu vizinho e ele tem de pagar os impostos por ser uma doacção, uma empresa não pode doar o que quiser a quem quiser?

Obrigada

A empresa tem contabilidade organizada e como tal uma reconciliação bancária por justificar. ::)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas

Eu penso que o Pimenta79 disse que a empresa pode doar dinheiro mas o que iremos chamar de distribuição de rendimentos e sujeitos a irs dispensando os descontos para a segurança social desde que já os estejas a fazer noutra empresa e em relações as doações feitas a amigos e vizinhos e etc, essas são sujeitas a pagamento de imposto também.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma empresa pode doar dinheiro a outra entidade (particular ou colectiva) desde que esta esteja autorizada pelas Finanças a receber donativos (ex: entidades sem fins lucrativos, igrejas, etc).

Caso contrário, a "doação" (nas condições aqui referidas) é considerado um rendimento que está sujeito ao pagamento das taxas e impostos igual a qualquer outro rendimento.

Considerar que é um donativo/doação só para evitar pagar impostos pode ser (para não dizer é mesmo) considerado fuga ao fisco (crime).

De qualquer forma, se receber (exclusivamente) uma avença de 500€ a título pessoal (ou um valor próximo do salário mínimo) a recibo verde, a empresa não tem de pagar impostos sobre esse valor, e - o mais provável é - o beneficiário também não ter de pagar IRS no final do ano (ex: optando pelas regras da categoria A) recuperando toda e qualquer retenção feita durante o ano sobre os valores recebidos. O IVA também não tem de pago nem cobrado se receber menos de (aprox) 9.000€/ano. A única questão é, talvez, a segurança social...

Imagino a quantidade de empresas que preferiam "doar" dinheiro aos seus funcionários em vez de pagar ordenados (e impostos)... E se calhar muitos funcionários também ...  lol

Fale com um TOC/contabilista/fiscal/DGCI sobre este assunto e veja a melhor solução para o seu caso...

Abraços

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

MacacaAlzira,

A empresa pode doara todo o dinheiro que pretender, a isso  chama-se "Despesas confidenciais" que tem uma carga fiscal de 50%. uma carga

No entanto tem outras maneira de retirar dinheiro e ter uma carga fiscal mais baixa (10%).

Aconselho a contatctar um TOC.

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor