Visitante MariaSantos

Segurança Social e pensão de velhice

25 publicações neste tópico

Boa tarde.

Estou reformada por velhice, estive empregada e depois estive no desemprego vários anos e meti a reforma porque não arranjava trabalho.

Já estou reformada à cerca de 2 anos. Agora surgiu um trabalho em duas empresas que em vou subsituir os efectivos no tempo de férias. O tempo de trabalho é +- 1 mês em cada uma das empresas, portanto 2 meses por ano, O valor a receber total a recibos verdes seria +- 1.000 euros por cada empresa o que dá o total de 2.000 euros por ano.

Estou a pensar colectar-me e trabalhar estes 2 meses porque o dinheiro que tenho da reforma é 380 euros por mês e mal chega para a comida.

Se me colectar tenho de pagar segurança social sobre os 2.000 euros anuais?

Alguém me esclarece de quanto tenho de pagar? Porque se tiver de pagar muito mais vale não trabalhar, já me falaram de 190 euros por mês, o que sendo verdade era tudo o que ganhava para pagar à segurança social.

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Se iniciar a actividade nas finanças e nunca esteve colectada terá isençao de segurança social no primeiro ano, depois pagará tsu

Para o rendimento que fala, transformando em duodecimos o rendimento é inferior a 12xIAS (Valor IAS 419.22€) logo paga obre 50% do valor da IAS (419,22/2)*29.6%=62.04/mês ao fim de um ano de isençao

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não entendo. Falei com um TOC e ele disse-me que por ser reformada por velhice ja não pago segurança social pelo trabalho de recibos verdes.

Onde posso ver essa lei?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bom dia,

peço desculpa pelo engano, nao tinha reparado que era reformada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

exmos senhores

sou reformada com mais de 65 anos.Pretendo entrar para gerente duma empresa e auferir um vencimento mensal pelo meu trabalho.

Estando nesta situaçao e usufruindo ordenado estou dispensada de contribuir para a segurança social?E que nao vou beneficiar grande coisa na minha atual reforma a duvida se estou obrigada como sócia gerente, ou apenas sócia.

obrigada

sofia gomes

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho 58 anos com reforma antecipada pelo desemprego. Se me coletar como independente fico isento da taxa Segurança Social ? Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

exmos senhores

sou reformada com mais de 65 anos.Pretendo entrar para gerente duma empresa e auferir um vencimento mensal pelo meu trabalho.

Estando nesta situaçao e usufruindo ordenado estou dispensada de contribuir para a segurança social?E que nao vou beneficiar grande coisa na minha atual reforma a duvida se estou obrigada como sócia gerente, ou apenas sócia.

obrigada

sofia gomes

Como reformada, Não tem de pagar SS. Mas tem de ir à SS inscrever-se e pedir a insenção

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,o meu pai recebeu hoje a carta com o valor da pensão da C.N.PENSÕES    que vai receber.

A dúvida que ele tem e eu tb, é se o valor que vem mencionado é o valor a receber ,ou esse valor ainda vai ter os cortes , impostos, sobretaxa etc..?

desde já o meu obrigado

jas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,o meu pai recebeu hoje a carta com o valor da pensão da C.N.PENSÕES    que vai receber.

A dúvida que ele tem e eu tb, é se o valor que vem mencionado é o valor a receber ,ou esse valor ainda vai ter os cortes , impostos, sobretaxa etc..?

desde já o meu obrigado

jas

É o valor iliquido da pensão.

Logo, sujeito a irs, sobretaxa, e outros cortes... conforme o valor da pensão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Uma pessoa que nunca tenha descontado para a segurança social, e portanto não tenha qualquer reforma, que inicie a actividade a recibos verdes, depois dos 65 anos, tem de inscrever-se e descontar para a Segurança Social?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Uma pessoa que nunca tenha descontado para a segurança social, e portanto não tenha qualquer reforma, que inicie a actividade a recibos verdes, depois dos 65 anos, tem de inscrever-se e descontar para a Segurança Social?

Obrigado

Sendo assim, não há isenção por ser pensionista.

No caso de ser a primeira vez que inicia actividade independente, pode usufruir de isenção de pelo menos 12 meses. Se não é a 1ª vez, tem de descontar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou Aposentado com a pensão unificada, surgiu-me a possíbilidade de fazer um Part-time numa  agência imobiliária onde se dispõem a pagar 300 Euros/mensais, o que terei que fazer porque me pediram que teria que passar recibos verdes e também não gostaria de violar a Lei por falta de conhecimento. Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou Aposentado com a pensão unificada, surgiu-me a possíbilidade de fazer um Part-time numa  agência imobiliária onde se dispõem a pagar 300 Euros/mensais, o que terei que fazer porque me pediram que teria que passar recibos verdes e também não gostaria de violar a Lei por falta de conhecimento. Obrigado

Essencialmente é fazer a abertura da atividade como trabalhador independente antes de começar a exercer.

Aquando dos pagamentos, emitir o recibo verde (atual fatura-recibo eletrónico), via portal das finanças.

Aconselho:

- dirigir-se à sua repartição de finanças para receber apoio na abertura da atividade.

- Solicitar a senha de acesso ao portal para emissão dos recibos verdes e envio declaração de irs.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu pai é reformado e pretende iniciar actividade agora. Gostaria de saber se ao coletar-se vai prejudicar algo na reforma. Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu pai é reformado e pretende iniciar actividade agora. Gostaria de saber se ao coletar-se vai prejudicar algo na reforma. Obrigada.

http://www4.seg-social.pt/pensao-de-velhice

Ver a secção "Condições para ter direito" / "Acumulação" - diz lá em que circunstâncias se pode acumular a pensão com os rendimentos do trabalho.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Poderia dizer-me como posso conhecer as parcelas que, na minha pensão (actividade privada) dão origem ao valor que me é depositado? Ou seja, como obter o recibo completo da minha pensão?

Muito obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Estou reformado, reforma antecipada ( fundo desemprego) velhice.

Fui contactado para trabalhar em Part-time pergunto qual a melhor maneira de estar legal sem poder afectar a minha reforma, e poder passar recibos do valor a receber.

Cpts

G.B.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Estou reformado, reforma antecipada ( fundo desemprego) velhice.

Fui contactado para trabalhar em Part-time pergunto qual a melhor maneira de estar legal sem poder afectar a minha reforma, e poder passar recibos do valor a receber.

Cpts

G.B.

http://www4.seg-social.pt/pensao-de-velhice

Acumulação 

A pensão de velhice pode acumular com:

• Rendimentos de trabalho auferidos no país ou no estrangeiro, exceto se a pensão de velhice resultar da conversão de pensão de invalidez absoluta.

No caso de pensão antecipada, atribuída no âmbito da flexibilização, a acumulação não é permitida nos três anos seguintes a contar da data de acesso à pensão, se os rendimentos resultarem do exercício de trabalho ou atividade, a qualquer título, na mesma empresa ou grupo empresarial em que o beneficiário exercia atividade.

• Pensões de outros regimes obrigatórios nacionais e estrangeiros ou de regimes facultativos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exmº(s) Senhor(s)

tenho 58 anos de idade, pedi a reforma antecipada devido ao desemprego de longa duração, pretendo trabalhar  e disseram-me que tinha de passar recibos verdes. O que é que pago de IRS e Segurança Social???

Agradeço a vossa resposta breve

Atentamente

Rosa Souto

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho 58 anos de idade, pedi a reforma antecipada devido ao desemprego de longa duração, pretendo trabalhar  e disseram-me que tinha de passar recibos verdes. O que é que pago de IRS e Segurança Social???

Salvo erro, atualmente, as reformas antecipadas estão congeladas a menos que tenhas mais de 40 anos de descontos. Creio que isso também não seria compatível com o continuar a trabalhar, de qualquer forma.

Se nunca estiveste a recibos verdes, no primeiro ano terás isenção de descontos para a SS. A partir do segundo ano, descontarás em função dos teus rendimentos (a uma taxa aproximada de 29%). É um pouco complexo, o melhor é ir ver os detalhes ao site da SS: http://www4.seg-social.pt/trabalhadores-independentes

Quanto ao IRS, se ficares no regime simplificado, à partida pagarás imposto sobre 70% do valor dos serviços prestados (a taxa depende do nível de rendimentos e do escalão em que ficares - http://economiafinancas.com/2014/escaloes-do-irs-2015/). Se tiveres muitas despesas com a atividade pode compensar mais ficar no regime de contbailidade organizada - aí só serás tributada sobre o teu lucro efetivo e não sobre uma percentagem do volume de negócios. Os escalões de IRS são os mesmos nos dois casos, mas no regime de contabilidade organizada tens ainda de pagar a um contabilista para meter as declarações ao fisco por ti...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia, tenho um amigo que se reformou por reforma antecipada, agora passados 6 anos a empresa onde ele laborou os últimos anos contactou-o para ele voltar a trabalhar para a empresa alguns dias por mês na mesma profissão que tinha antes, devido a um acréscimo de trabalho a certa altura do mês, e que se prolongaria por alguns meses, a duvida dele prende-se com as situações legais, o que é necessário tratar, tem que se coletar, pode ser através de contrato com a própria empresa, pode ser através de uma empresa de trabalho temporário, agradecia a informação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia tenho 62 anos tenho pensão por velhice desde 02/10/2014 após terminar o fundo de desemprego e não conseguir trabalho, pois tenho apenas o quarto ano, agora apareceu um trabalho de pouco valor e que aparece só de vez em quando, posso fazer esses trabalhos? não perco a pensão? tenho que descontar algo para a segorança social?

O meu obrigado; 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Bom dia tenho 62 anos tenho pensão por velhice desde 02/10/2014 após terminar o fundo de desemprego e não conseguir trabalho, pois tenho apenas o quarto ano, agora apareceu um trabalho de pouco valor e que aparece só de vez em quando, posso fazer esses trabalhos? não perco a pensão? tenho que descontar algo para a segorança social?
Em princípio podes fazer os trabalhos sem perder a pensão. Não será melhor dar novamente uma vista de olhos às regras de atribuição de pensões de velhice? http://www4.seg-social.pt/pensao-de-velhice

Creio também que não precisas de fazer descontos para a SS (estamos a falar de trabalhador independente, certo?): http://www4.seg-social.pt/trabalhadores-independentes

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor