Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
ClaudiaMR

Recibos verdes

4 publicações neste tópico

OLa.

Gostaria que alguem me conseguisse esclarecer.

Eu comecei agora a trabalhar por recibos verdes em duas empresas. Não faço retenção em nenhuma delas. vou tirar cerca de 900€ das duas. Pago faculdade e despesas inerentes, tenho um ppr, uns seguros de vida, e algumas das contas da casa estao em meu nome (telefone) As despesas de saude entram no irs do meu pai uma vez que faz parte do SAMS.

A partir de Março ficarei apenas numa das empresas, ficando com 450€ mensais.

A minha pergunta é...Vou ser mto penalizada no irs?..como e que eu posso fugir a ter de pagar balurdios de irs?..e a SS ao fim do ano é mesmop obrigatoria?..se eu nao descontar o que acontece?..

É que pa variar nas finanças não me souberam explicar tudo...acham que as pessoas ja nascem ensinadas =|.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Terás ainda de ser mais especifica  :P, se és solteira, casada, filhos, a despesa do telefone esquece,não entra no IRS, mas pelo valor que falas, cerca de 2700 € até ao fim do ano, não vais pagar nenhum balurdio de IRS, ainda mais com as despesas de faculdade, ppr etc,nem te vai dar nada a pagar, mas chamava já agora a atenção para que no ano que vem ao fazeres a declaração de IRS pores apenas as despesas necessárias até a simulação der a não pagar, já que por vezes as finanças gostam de vir ver as declarações quando apresentam uma diferença significativa de despesas para o rendimento, quanto á segurança social tens um ano para te inscreveres como trabalhadora independente, e apartir daí comecas a pagar a devida contribuição.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estás a ver a coisa pela prespectiva errada: tu não vais ser penalizada em termos de IRS.

Todas as pessoas pagam IRS em função dos seus rendimentos. Quem tem um rendimento igual ou inferior ao salário mínimo paga IRS a taxa 0%; quem tem um rendimento de vários milhões paga IRS à taxa de 42%. Pelo meio há vários escalões.

O que a maioria das pessoas faz diferente de ti é ir pagando IRS ao longo do ano, sob a forma de retenções na fonte. Assim, quando chega ao ano seguinte e é feito o acerto de contas com o Estado, paga menos e, muitas vezes, até chega a receber dinheiro de volta.

Tu, por outro lado, ficas com o dinheiro todo do teu lado para ir fazendo com ele o que quiseres (espero que a rentabilizá-lo). Quando chega ao acerto de contas, muito naturalmente terás mais a pagar do que quem ganhou o mesmo que tu e foi pagando ao Estado ao longo do ano.

Mas tu tens uma vantagem - partindo do princípio que puseste o dinheiro a render, quando chega a altura do acerto de contas já ganhaste mais algum em juros, coisa que quem foi entregando o dinheiro ao Estado não teve oportunidade de fazer. E quando chegar o acerto de contas tens o dinheiro posto de lado para corresponder a essa necessidade...

Se quiseres ficar com uma ideia de quanto vais ter que pagar de IRS podes fazer uma simulação - vais ao site das declarações electrónicas e preenches a declaração como se fosses entregar o IRS. Depois é só fazer a simulação. Não te esqueças de incluir as despesas com a faculdade, ppr, etc.

Nas finanças não têm que te saber responder a todas as tuasperguntas. Nomeadamente às que dizem respeito à SS, aí deves dirigir-te directamente aos serviços da SS. Assim de repente não vejo porque possas ser dispensada - um dia há de ser a SS a pagar-te a reforma, não? Mas o melhor é perguntares-lhes directamente. Há contactos disponíveis nos respectivos sites das Finanças e da SS, normalmente dão respostas mais completas. Por telefone tens uma resposta mais rápida, mas por mail também serve, se puderes esperar algum tempo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cláudia,

se vai receber no final do ano cerca de 2700 euros, existe a possibilidade de em 2009, quando fizer o irs de 2008, solicitar à S. Social para quando tiver de começar a descontar, (um ano após a primeira inscrição), o pagamento por duodécimos, ou seja como recebe menos que 18 vezes o smn, eles tem em conta o valor declarado na mod 3 de irs quando o fizer em abril ou maio de 2009, para o efeito terá de lá ir aos serviços para que a informem como o fazer.

cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0