jrpaulo

divisão de dinheiros por herdeiros

5 publicações neste tópico

Boa noite

Uma tia faleceu a cerca de 3 meses. Ela era solteira. Os herdeiros são os 3 irmãos.  Tinha umas economias no banco numa conta conjunta com uma das filhas. Portanto essa filha é que movimentava a conta. Agora que ela faleceu, como é que se faz a divisão do dinheiro. Esta questão levanta-se, porque, a filha que movimentava a conta diz que tem direito a 50% do dinheiro depositado  e os outros 50% são divididos por os outros irmãos. Isto é verdade?.

Se me pudessem esclarecer esta situação, agradecia, porque é urgente.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a conta estava em nome das duas, pressupõem-se que metade do dinheiro é de cada uma, sim (eventualmente podem tentar provar o contrário - por exemplo, se nunca entrou na conta nenhum dinheiro vindo da filha; mas essas coisas normalmente são complicadas de provar).

Ou seja, 50% do dinheiro é da filha e só os outros 50% passam para a herança.

Além disso, a filha, como herdeiras legitimárias, as filhas podem ainda exigir uma parte da herança - mesmo que haja um testamento a deixar tudo a outrem, os herdeiros legitimários (conjuge, descendentes e ascendentes da falecida) podem contestar o testamento e exigir, neste caso, até 2/3 da herança, se assim o entenderem (a legítima) - só o que sobrar da legítima é que vai para os herdeiros enunciados no testamento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

O dinheiro existente na conta era dinheiro que ela tinha poupado ao longo dos anos. Nenhum dinheiro era da irmã. A conta so era conjunta porque a Sra. estava muito debilitada e a irmã e que tomava conta dela e movimentava a conta. Depois que a Sra. ficou incapaz a conta nunca mais foi reforçada. Estou a falar de conta a prazo. Porque na conta a ordem a filha levantava o dinheiro e geria-o a seu belo prazer. Sem nunca ter prestado contas aos irmãos.

Também não existe nenhum testamento.

O que eu pretendo saber é se o dinheiro que foi amealhado ao longo dos tempos neste caso é dividido em partes iguais ou se e os 50% para a irmã que tomava conta dela e os restantes 50% para os restantes irmãos. Importa salientar que não à nenhum testamento ou outro documento a legar algo a irmã. A unica coisa que foi combinada entre irmãos foi que os pertences a excepção do dinheiro e da casa ficavam para a irmã que tomava conta dela. Situação que ela preferiu um pouco por ganância.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu por lapso referi que era filha, mas não é irmã. Portanto, são 3 irmãos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite

Ningeém me dá uma ajuda nesta questão?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead