Visitante S.Ferreira

Cedência de foto aos USA

3 publicações neste tópico

Caríssimos, tenho uma duvida.

Sou recém-licenciado sem actividade laboral (ou seja, não tenho emprego e não recebo qualquer subsidio do estado). Já trabalhei 6 meses num supermercado há 4 anos atrás.

Gosto de tirar umas fotos de vez em quando, colocando-as em blogs e sites.

Há dias, um senhor dos USA solicitou que eu lhe enviasse uma foto em tamanho original. Eu mandei, e ele, ofereceu me 300 USD. Eu, claro, aceitei.

O que quero saber é o que tenho de fazer junto das finanças. Tenho de declarar isto? Como é que posso proceder, sabendo que eu não faço declaração de IRS (recebo 0 eur por ano).

Ele pediu me para assinar o seguinte documento "Certificate of Foreign Status of Beneficial Owner for United States Tax Withholding" ou W-8BEN, que me parece ser um tipo de recibo.

O que posso fazer para ter a certeza que este processo seja legal?

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caríssimos, tenho uma duvida.

Sou recém-licenciado sem actividade laboral (ou seja, não tenho emprego e não recebo qualquer subsidio do estado). Já trabalhei 6 meses num supermercado há 4 anos atrás.

Gosto de tirar umas fotos de vez em quando, colocando-as em blogs e sites.

Há dias, um senhor dos USA solicitou que eu lhe enviasse uma foto em tamanho original. Eu mandei, e ele, ofereceu me 300 USD. Eu, claro, aceitei.

O que quero saber é o que tenho de fazer junto das finanças. Tenho de declarar isto? Como é que posso proceder, sabendo que eu não faço declaração de IRS (recebo 0 eur por ano).

Ele pediu me para assinar o seguinte documento "Certificate of Foreign Status of Beneficial Owner for United States Tax Withholding" ou W-8BEN, que me parece ser um tipo de recibo.

O que posso fazer para ter a certeza que este processo seja legal?

Cumprimentos

Esse tipo de rendimento será de declarar no anexo J (Rendimentos obtidos no Estrangeiro), sob o código 403,404 ou 406 (conforme o caso).

Como o valor é baixo (300 USD), e caso não existam outros rendimentos, poderás até estarás isento de qualquer imposto... É uma questão de fazer as contas com um simulador de IRS para o exercício 2011 (neste momento só existem 2 simuladores que já façam o cálculo de 2011 - entrega 2012... que eu saiba).

Abraços

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho algumas dúvidas que o recebimento isolado de um valor sobre uma fotografia que tirou no âmbito dos seus hobbies (partindo do pressuposto que o são e não uma actividade profissional desenvolvida por si) deva ser tributado em IRS.

Mas se for, é no anexo J, rendimentos obtidos no estrangeiro (campo 403). O 406 dificilmente será aplicável.

Infelizmente, as simulações que existem não funcionam com o anexo J.

Quanto ao resto, o "Certificate of Foreign Status of Beneficial Owner for United States Tax Withholding" ou W-8BEN é um documento que lhe permite accionar o acordo para evitar a dupla tributação celebrado entre os EUA e Portugal.

Se for accionado não é tributado nos EUA.

Se não for accionado haverá lugar a uma retenção na fonte nos EUA.

Actualmente, para o accionar é obrigatório a indicação de um TIN (Taxpayer Identification Number). Esse TIN é um número norte-americano e não se confunde com o seu número fiscal de origem.

Este número pode ser obtido pelo telefone 1-267-941-1099.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead