sandraf

Depósito a prazo CGD

45 publicações neste tópico

Boa Noite!

Tenho cerca de 18 000 € de poupanças num depósito a prazo a 5 anos com juros trimestrais que fiz

há aproximadamente cerca de dois anos na CGD.

Actuamente vou para o 8.º trimestre com uma TANB a 2,5 % como podem ver abaixo.

A minha dúvida é saber se conhecem depósitos mais rentáveis e se devo ou não mudar, uma vez que a maioria dos depósitos paga juros semestrais, não sei se compensa e fico um pouco confusa.

Agradeço desde já a vossa ajuda e opiniões.

Taxas de juro anuais nominais brutas (TANB) fixas e crescentes para o prazo de 5 anos, com um prémio de permanência trimestral:  TANB 

1º trim 1,50% 9º trim 2,90% 17º trim 4,75%

2º trim 1,60% 10º trim 3,00% 18º trim 4,85%

3º trim 1,70% 11º trim 3,10% 19º trim 4,95%

4º trim 1,80% 12º trim 3,20% 20º trim 5,05%

5º trim 2,20% 13º trim 3,70% 

6º trim 2,30% 14º trim 3,80% 

7º trim 2,40% 15º trim 3,90% 

8º trim 2,50% 16 º trim 4,00%  TANB Média:3,16%  

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Falta o resto da informação sobre o depósito:

1º trim 1,50% 9º trim 2,90% 17º trim 4,75%

2º trim 1,60% 10º trim 3,00% 18º trim 4,85%

3º trim 1,70% 11º trim 3,10% 19º trim 4,95%

4º trim 1,80% 12º trim 3,20% 20º trim 5,05%

5º trim 2,20% 13º trim 3,70% 

6º trim 2,30% 14º trim 3,80% 

7º trim 2,40% 15º trim 3,90% 

8º trim 2,50% 16 º trim 4,00%  TANB Média:3,16%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha dúvida é saber se conhecem depósitos mais rentáveis e se devo ou não mudar, uma vez que a maioria dos depósitos paga juros semestrais, não sei se compensa e fico um pouco confusa.

O que pretende fazer com o dinheiro? Quanto tempo o quer ter investido?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qualquer que seja o prazo pretendido, há certamente melhores alternativas.

Só ao fim de 20 trimestres é que tem 5%?

Hoje há depósitos que pagam 5% logo de início, com prazos de 3 meses (PrivatBank), 6 meses (Invest), 1 ano (Invest-novos clientes); 18 meses (BiG - Depósito TOP), 5 anos (Big).

Para além disso há outros depósitos que pagam ainda mais, como BEST 6% 6 meses - novos clientes; Big Novos Clientes 5,5% 6 meses; PrivatBank 5,25% 1 ano.

Como vê, neste momento opções não faltam.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Sandra,

Estou precisamente na mesma situação. Até ao final do depósito a TANB média é de cerca de 3,75%, o que não é muito mau. Mas mesmo dentro da CGD já existem soluções com uma TANB melhor.

Por exemplo, o Deposito Crescente Mais 3 Anos oferece logo uma TANB de 3,5% no primeiro ano, enquanto que no depósito que indicou vai receber cerca de 3% durante o próximo ano.

Depois, como o ruicarlov já indicou, existem outras soluções para além da CGD.  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que pretende fazer com o dinheiro? Quanto tempo o quer ter investido?

Pelo menos mais 2 anos ... depois disso quero investir num imóvel.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para dois anos penso que não há grande escolha dentro da CGD. Como o Update disse, uma das aplicações melhorzinhas deles é a 3 anos, sendo que a melhor taxa de juro só é paga no 3º ano.

Só para lembrar, é necessário ser cliente CaixaAzul ou ter domiciliação de vencimento.

Indo para outros bancos, temos os 5,25% a 2 anos no PrivatBank ou os 5% a 18 meses do Big. Neste último caso podia-se aproveitar os 6 meses a 5,5% promocionais, seguidos do depósito a 18 meses.

Uma questão pertinente que se põe é se valerá a pena pôr logo o dinheiro a dois anos, ou ir aplicando por prazos mais curtos, na esperança que as taxas de juro subam, como tem vindo a acontecer. A minha estratégia actual a prazo é de 3/6 meses, pois foi o que me recomendaram no banco. Mas enfim, cada um estabelece a sua.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já tinha pensado nos bancos que aconselharam nomeadamente no BIG ... embora tenha algum receio por serem bancos que funcionam quase todos online, com muito poucos balcões no país. Enfim há sempre aquele medo que aconteça o mesmo que com o BPN ... que não sejam de confiança.

Como sempre trabalhei com a CGD, é mais dificil apostar noutros ... mas algum dia vai ter que ser.

Enfim, obrigada pelas opiniões, vou pensar ... dizem que quem não arrisca não petisca.

Cumprimentos,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já tinha pensado nos bancos que aconselharam nomeadamente no BIG ... embora tenha algum receio por serem bancos que funcionam quase todos online, com muito poucos balcões no país. Enfim há sempre aquele medo que aconteça o mesmo que com o BPN ... que não sejam de confiança.

Bem, o BPN tinha (e tem) uma série de balcões e foi o que se foi abaixo ;)

No caso concreto do BIG, as suas contas são bastante sólidas - é mesmo um dos bancos nacionais em melhor situação financeira...

Além disso, tratando-se apenas de depósitos a prazo estão cobertos pelo Fundo de Garantia dos Depósitos, que garante o pagamento de montantes até 100.000€ nos casos em que o banco não o possa pagar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, o BPN tinha (e tem) uma série de balcões e foi o que se foi abaixo ;)

:)

Além disso, tratando-se apenas de depósitos a prazo estão cobertos pelo Fundo de Garantia dos Depósitos, que garante o pagamento de montantes até 100.000€ nos casos em que o banco não o possa pagar...

Actualmente também existem (ou dizem existir) cerca de 12 mil milhões para ajuda a banca caso as coisas corram mal.

Sandra, teres apenas conta na CGD pode não ser uma boa solução caso pretendas ter o dinheiro a render. Tem apenas atenção às comissões que podes vir a pagar noutros bancos (em alguns consegues ficar isenta).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como sempre trabalhei com a CGD, é mais dificil apostar noutros ... mas algum dia vai ter que ser.

Enfim, obrigada pelas opiniões, vou pensar ... dizem que quem não arrisca não petisca.

Cumprimentos,

Eu também sempre fui cliente da CGD, no próximo mês vou tirar de lá parte significativa das minhas poupanças e colocar ou no BEST, ou no BIG, aproveitando a promoção de novos clientes. Não acredito que em 6 meses o mundo acabe por isso... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também sempre fui cliente da CGD, no próximo mês vou tirar de lá parte significativa das minhas poupanças e colocar ou no BEST, ou no BIG, aproveitando a promoção de novos clientes. Não acredito que em 6 meses o mundo acabe por isso... ;)

No Banco Best há uma promoção para novos clientes com uma TANB de 6% a 180 dias e com depósito de juros a partir da data de constituição do depósito.  É excelente ...

Não conheço o banco, alguém sabe se faz parte de algum grupo maior?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
No Banco Best há uma promoção para novos clientes com uma TANB de 6% a 180 dias e com depósito de juros a partir da data de constituição do depósito.  É excelente ...

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoContainerView&SWEService=BEST+Product+Context&CodDoc=INSTIT001

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os bancos online mais conhecidos são o Activobank, o Best e o Big. Nos dois primeiros consegues ter conta sem pagar qualquer valor, no banco Big julgo que o cartão e as transferências são pagas, mas têm melhores taxas de juro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No Banco Best há uma promoção para novos clientes com uma TANB de 6% a 180 dias e com depósito de juros a partir da data de constituição do depósito.  É excelente ...

Faz parte do grupo BES. Pode efectuar depósitos para a conta do BEST em qualquer agência do BES.

Há quem diga que o BES é um banco caro, mas também há quem diga que é o BCP, o Barclays e o Santander!...

Findo esses 180 dias (metade de um ano) o que acontece ao dinheiro? Se for para uma conta à ordem, não ganha os 6%, se for para uma conta a prazo que remunere à euribor, os 6% diluem-se para uns 2,5 a 3,5% (efectuando contas de cabeça)!...

É uma questão de reflectir. Pelo menos, no BEST, relativamente às despesas de manutenção não tem problemas!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também tenho andado com algumas dúvidas sobre as contas a prazo da CGD. Das hipóteses que me colocaram fiquei na dúvida entre duas:

- O Depósito Crescente Mais 3 Anos já referido aqui

- O Caixa Aforro Poupe Mais, dependente da Euribor.

Na vossa opinião qual destes dois é o mais vantajoso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cá para mim, ou a euribor 6M dá uns pulos decentes e se mantém assim, o então o Crescente 3 anos é o mais vantajoso para quem não pensa precisar do dinheiro até ao final do prazo.

Isto para o mesmo prazo de investimento. Seria necessário euribor 6M nos 3% no final dos três anos para ter o 6º semestre igual à TANB do 3º ano do Crescente.

É mais complicado comparar para os 5 anos do Poupe Mais, já que daqui até lá muita coisa pode acontecer à Euribor. Acho mais seguro os 3 anos. Mas o meu perfil é não me fiar demasiado na Euribor e ir por coisas garantidas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fraquinho como a CGD sempre nos habituou

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Faz parte do grupo BES. Pode efectuar depósitos para a conta do BEST em qualquer agência do BES.

Há quem diga que o BES é um banco caro, mas também há quem diga que é o BCP, o Barclays e o Santander!...

Findo esses 180 dias (metade de um ano) o que acontece ao dinheiro? Se for para uma conta à ordem, não ganha os 6%, se for para uma conta a prazo que remunere à euribor, os 6% diluem-se para uns 2,5 a 3,5% (efectuando contas de cabeça)!...

É uma questão de reflectir. Pelo menos, no BEST, relativamente às despesas de manutenção não tem problemas!...  ;)

Se eu ao fim dos 6 meses eu quiser tirar o dinheiro do BEST fico sem os juros?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fraquinho como a CGD sempre nos habituou

Comentário anti-CGD do Presidente da Junta como sempre nos habituou  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se eu ao fim dos 6 meses eu quiser tirar o dinheiro do BEST fico sem os juros?

Nop, mas depois dos 6 meses tem de arranjar outra conta que lhe ofereça boa remumeração, pessoalmente acho as ofertas do Best nada de especial se ñ contar com estes depósitos promorcionais.

Pode sempre depois abrir conta no Big, e ficar mais 6m a 5.5%TANB (taxa actual) e depois saltar para outro, Activo por exemplo, q tem 4.5% promorcionais e tem quase os 2 anos feitos com taxas interessantes. Se quiser fazer isto durante 5/10 anos é mais complicado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relembro que o BIG tem depósitos a 18 meses a 5%, logo abrir conta no activobank para aproveitar os 4,5% não seria tão boa ideia. Agora a combinação BEST 6%+BiG 5,5%+BIG 5% parece-me a mais rentável que se consegue em dois anos e meio.

Ou se não tem margem de manobra para mais meio ano, então o melhor seria BEST 6% + Big 5,5% + Invest 5% (1ano), que dava dois anos certinhos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas. Eu sei que a CGD não é a opção mais vantajosa mas queria manter lá qualquer coisa antes de abrir contas nos outros bancos online.  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas. Eu sei que a CGD não é a opção mais vantajosa mas queria manter lá qualquer coisa antes de abrir contas nos outros bancos online.  ;D

Podes lá deixar uma parte (dividir os ovos pelas cestas é referido mts vezes) no "Depósito Crescente Mais - 3 Anos" e tens 3.5% no primeiro ano e 4% no segundo e depois retiras.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se quer deixar lá alguma coisa, atenção às despesas de manutenção. Se não estou em erro, são de 3500€. Valor esse, que pode estar num depósito a prazo deles, desde que não precise dele no futuro imediato!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead