Spor

Depósitos a prazo a 6 meses ou mais? Ou então, certificados do tesouro?

21 publicações neste tópico

Bom dia!

O tópico parece que não tem nexo, mas é uma dúvida que neste momento tenho e passo a explicar.

Após o balão de oxigénio que a Europa resolveu dar à Grécia, Portugal e Irlanda, baixando os juros dos empréstimos para 3,5 % e prolongando o seu prazo de pagamento, devo concluir que a pressão dos mercados irá diminuir, o que indirectamente ajudará no financiamento dos bancos. Sendo assim, não me parece que os juros neste momento existentes para atrair dinheiro interno dos depósitos a prazo irá aumentar, terá até tendência a diminuir. Por isso, se calhar ao fazer um depósito a prazo será mais vantajosos optar por um prazo maior, aproveitando assim os juros actuais.

Outra dúvida que tenho é em relação os CT, pois esta decisão europeia dificulta que Portugal entre na bancarrota e seja obrigado a fazer um haircut à sua dívida. Logo os CT são mais viáveis e à taxa actual muito vantajosos.

São duas ideias em que gostaria de ter a vossa opinião (Deuses das Finanças ;D), pois como já referi noutros tópicos, sou apenas um observador de notícias, baseando-me nelas para fazer deduções.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já frisei isto várias vezes, mas nunca é demais voltar a mencionar.

OTs em vez de CTs.

Depois deste balão de oxigénio, as rentabilidades das OTs caíram a pique (e eu roo-me de inveja porque só tenho capital disponível em Agosto), mas mesmo assim continuam superiores aos CT, já para não falar que há mais possibilidades de escolher o prazo a investir (1,2,3,5,9 anos).

Quanto à questão dos depósitos a prazo, de facto, a futura evolução das taxas dá que pensar. Hei de levar esse tópico à baila da próxima vez que for a uma agência do BiG ou do Privat, que eles são muito prestáveis e esclarecedores.

Independentemente disso, é sempre bom ter dinheiro em DPs, para a tal regra de outro "por os ovos em cestas diferentes"

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já que falas tanto em OT a partir de que valores é que é rentável investir?

Em que bancos se pode investir?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já que falas tanto em OT a partir de que valores é que é rentável investir?

Em que bancos se pode investir?

Salvo erro, atualmente os bancos BIG, BEST e Invest permitem a compra de OTs pelo público em geral. É capaz de haver mais, não sei.

Com os yelds atuais, provavelmente pode-se dizer que é rentável logo a partir do mínimo de subscrição que cada um daqueles bancos impõe (mas não fiz as contas). De notar que há comissões envolvidas e que vão cortar um bocadinho a esta rentabilidade, mas mesmo assim deve ser bastante mais que os 7% que os CTs andam a prometer hoje em dia (e notar que essa taxa é só para quem aguentar os títulos durante 10 anos; se precisares de resgatar os CTs antes, a taxa é bem menor).

Notar uma coisa: ao contrário dos CTs, que garantem um rendimento esável (tanto quanto o Estado português pode garantir o pagamento das suas obrigações, claro está), a cotação das OTs flutua - ora sobe ora desce. Para quem pretende adquirir OTs até à sua maturidade isso é irrelevante, e o risco é praticamente igual ao dos CTs (talvez até menor - se o Estado for à falência em 7 anos, os CTs já eram, mas as OTs a 5 anos ainda foram pagas, pelo menos). Mas se um dos critérios for a liquidez e a possibilidade de recuperar o capital investido antes da maturidade das OTs, então a flutuação das cotações é algo a considerar - porque implica que se tente comprar numa altura em que estejam mais baratas (melhores yelds, normalmente mais notícias negativas também) para minimizar a hipótese de ter que as vender com prejuízo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5034.0

Aqui estão apresentados os bancos que comercializam obrigações e as principais comissões que levam. Como o pauloaguia disse, são rentáveis a partir dos mínimos de subscrição. A rentabilidade máxima é conseguida quando as comissões mínimas de subscrição equivalem à percentagem estipulada pelos bancos. Assim, pelas minhas contas, os "break-points" são 12000 para o Big e Invest e 13330 para o BEST.

Quando à questão das cotações, embora estejam sujeitas a variações consoante a confiança dos investidores, de um modo geral quanto mais próximo se está da maturidade mais próximo do par esta se encontra. Isto que dizer que num cenário sem grandes alterações, e comprando uma obrigação com cotação abaixo do par, quanto maior for o tempo que se detém a obrigação, mas provável é que esta se vá aproximando dos 100%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5034.0

Aqui estão apresentados os bancos que comercializam obrigações e as principais comissões que levam. Como o pauloaguia disse, são rentáveis a partir dos mínimos de subscrição. A rentabilidade máxima é conseguida quando as comissões mínimas de subscrição equivalem à percentagem estipulada pelos bancos. Assim, pelas minhas contas, os "break-points" são 12000 para o Big e Invest e 13330 para o BEST.

Rui podias-me explicar o que queres dizer com "break-point"?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Rui podias-me explicar o que queres dizer com "break-point"?

Não sou o Rui, mas ele respondeu antecipadamente a essa pergunta no post que aqui colocou (vê a frase que sublinhei):

A rentabilidade máxima é conseguida quando as comissões mínimas de subscrição equivalem à percentagem estipulada pelos bancos. Assim, pelas minhas contas, os "break-points" são 12000 para o Big e Invest e 13330 para o BEST.

Ou seja, o BIG , por exemplo, cobra 0,25% do valor de subscrição, mas com um mínimo de 30€. Isso corresponde a um investimento mínimo de 1200€ (0,25 x 1200 = 30). Se investires uma quantia menor, a rentabilidade baixa, porque tens de pagar na mesma os 30€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou seja, o BIG , por exemplo, cobra 0,25% do valor de subscrição, mas com um mínimo de 30€. Isso corresponde a um investimento mínimo de 1200€ (0,25 x 1200 = 30). Se investires uma quantia menor, a rentabilidade baixa, porque tens de pagar na mesma os 30€.

E o Best cobra 0,75% (subscricoes ate' 25.000 €) com um minimo de 100€, dai' os 13.333€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E o Best cobra 0,75% (subscricoes ate' 25.000 €) com um minimo de 100€, dai' os 13.333€.

Exacto. O Big e o Invest têm preçário igual.O Best é mais caro. E o DB cobra 0,15% na compra mas depois cobra 10€ por trimestre de custódia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Custódia também se paga nos outros. No Best sempre, no BiG se for uma obrigação que não esteja na lista online. 7,38 EUR em ambos os casos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exacto. O Big e o Invest têm preçário igual.O Best é mais caro. E o DB cobra 0,15% na compra mas depois cobra 10€ por trimestre de custódia.

Interessante. Não sabia que o DB também comercializava obrigações. Se puder, acrescente a informação que souber em relação ao DB no tópico que citei acima?

Queria ver se conseguia ter um apanhado destas ofertas.

JRJordão: Essa do BEST apanhou-me. Realmente, olhando para o preçário, tem lá uma fila com "Guarda de Títulos", mas como mais abaixo tem uma tabela para operações com obrigações, não associei que se aplicassem a elas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah pois é ;)

Outras despesas comuns a (pelo menos) o BiG e o Best:

- 2% dos juros (isenção no Best para obrigações do grupo Espírito Santo)

- 0,2% do montante da subscrição, na data de maturidade

Todas estas percentagens, bem como as previamente mencionadas, estão sujeitas a imposto de selo (actualmente 4%).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu a dizer que as coisas podiam ficar melhores e temos novamente os USA a empancar isto tudo. :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essas outras duas taxas tb já tinha conhecimento. As de manutenção é são surpresa. Como tanto o BiG como o Invest não levam, assumi que o BEST era a mesma coisa.

Sinceramente começo a repensar comprar algumas obrigações no BEST. Estava na ideia de comprar de uma empresa que só aparecia na lista do BEST, mais para diversificação, mas isto já começa a ser muita fruta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah pois é ;)

Outras despesas comuns a (pelo menos) o BiG e o Best:

- 2% dos juros (isenção no Best para obrigações do grupo Espírito Santo)

- 0,2% do montante da subscrição, na data de maturidade

Todas estas percentagens, bem como as previamente mencionadas, estão sujeitas a imposto de selo (actualmente 4%).

Há aqui alguns equívocos:

- Na maturidade não se paga qualquer comissão (acho que em nenhum banco), apenas os tais 2% sobre os juros do último cupão.

- no BIG nem sequer existe comissão de guarda de títulos (seviço gratuito).

Resumindo

Quem subscreve obrigações no BIG e não as vende (ou seja, mantém-nas até à maturidade), paga apenas

- 0,25% de comissão de subscrição (sobre valores inferiores a 75000€), com mínimo de 30€ e

- 2% sobre os juros de cada cupão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A comparação entre bancos não é assim tão linear.

Embora o Best seja mais "careiro" nas comissões, se ele te disponibilizar os títulos que pretendes a um preço inferior ao do BiG, pode compensar. Só fazendo as contas. Eu, já comprei no Best títulos que só apareciam na lista do BiG, pois custavam -1,50%.

De qualquer forma, se essa empresa não aparece na lista do BiG, vais pagar manutenção em qualquer um deles.

Se não queres estar limitado às listas online, consulta um site como este: https://www.boerse-stuttgart.de/rd/en/finder/anleihen/ . Desde que indiques o ISIN, deves poder adquirir a generalidade do que encontrares tanto no BiG como no Best.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há aqui alguns equívocos:

Sem dúvida que há :)

CUSTÓDIA DE TÍTULOS

...

Guarda de Títulos                                         6 EUR / Trimestre

Guarda de Títulos Obrigações (via internet)     Isento

...

Amortizações de Capital                                0,2% (mín. 2,5 EUR)

...

Fonte: https://www.bigonline.pt/pt/PaginaInicial/precario.asp

Estas informações foram prestadas por um PFA do BiG:

- 6 EUR + IVA / trimestre se comprares algum título que não faça parte da lista online

- 0,2% do montante nominal na data de maturidade (em qualquer caso)

Se assim não for, andam a enganar muita gente pois sei que aplicam estes custos em simulador(es) que utilizam internamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dei o exemplo do BIG, mas no Invest o preçário é igual.

No Best é mais caro, porque se paga guarda trimestral (5€ na conta Best trading e 6€ nas outras) e a comissão de subscrição é mais cara:

- valor de transacção entre € 5.000 e € 25.000 (incl.) - 0,75% + IS;

- valor de transacção entre € 25.000 e € 100.000,00 (Compra/Venda incl.) - 0,50% + IS;

- valor de transacção maior que € 100.000,00 (Compra/Venda incl.) - 0,15% + IS.

Quanto às listas, elas não estão online, são enviadas a  pedido do cliente. As obrigações que estão nessas listas são as de mais fácil negociação para o banco, o que traz vantagem a quem compra.

Claro que com o ISIN, compramos qualquer uma, mas os valores de compra podem não compensar tanto.

Quanto a conseguir melhores preços de compra/venda, isso é um pouco aleatório. Em certos casos, pode-se conseguir melhor num banco, noutros casos, noutro banco. Os valores oscilam.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto às listas, elas não estão online, são enviadas a  pedido do cliente.

Estás-te a referir ao Invest?

No BiG tens a lista em https://www.bigonline.pt/pt/PoupancaRendimento_s/obrigacoes.asp (preços apresentados após login).

No Best tens em https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoContainerView&SWEService=BEST+Product+Context&CodDoc=OBRIGA002 no tab cotações (acessível após login).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No BiG tens a lista em https://www.bigonline.pt/pt/PoupancaRendimento_s/obrigacoes.asp (preços apresentados após login). E eles próprios se referem a essas obrigações como as "online", tanto quanto ouvi quando visitei a agência em Picoas.

No Best tens em https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoContainerView&SWEService=BEST+Product+Context&CodDoc=OBRIGA002 no tab cotações (acessível após login).

No Best, estás correcto. Fazendo login, tens online uma lista de obrigações que podes negociar, introduzindo um preço limite de compra.

No Big, já é diferente. Tens duas situações:

- Existe essa lista online que falas e que está acessível a toda a gente (mesmo a não clientes, mas sem indicação do preço), mas inclui apenas uma vintena de títulos, que podem ser adquiridos directamente ao banco a preço fixo (aquele que aparece quando fazes login)Isto é, compras instantaneamente, sem qualquer delay, porque não há negociação.

- Para além dessa short list, o banco envia-te uma lista muito mais extensa, com uns 80 títulos, que eles negoceiam facilmente para o cliente.

No Invest, o serviço que prestam é igual a este segundo que descrevi para o BIG.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quero corrigir o que disse em relação ao Invest:

Passou a ter de novo também uma short list (tinham-na retirado do site durante alguns dias) como o BIG (para além de, como referi, disponibilizarem uma outra muito maior a pedido do cliente).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead