Dom Quixote

Preciso de opiniões / sugestões

2 publicações neste tópico

Olá, boa noite

Gostava de partilhar convosco o que penso fazer com as poucas economias que tenho, e ouvir conselhos/sugestões alternativas que tenham para me dar.

- tenho sete titulos de CA-série B no valor global de cerca de 8000E, e que estou a pensar re-investir em CT. (não conto precisar do $, pelo que seria para manter os 10 anos).

- abri recentemente conta no BIG, onde penso aplicar cerca de 5000 a 6000 euros, em DP (5,5%).

A nível de segurança (que é o mais importante para mim):

1 - Os CT serão seguros? Qual a probabilidade de acontecer um não-pagamento ou uma alteração das taxas de juro por parte do estado português?

2 - Estando os DP cobertos pelo fundo de garantia, significa isso que o risco é nulo?

Agradeço desde já as vossas respostas.

Cumprimentos !

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os CT são tão seguros como toda a dívida do estado, ou seja, nada de muito seguro, se nos guiarmos pelo que diz a Moody's. ;)

Uma vez que tem conta no BiG, uma alternativa melhor são as obrigações de dívida portuguesa (OT), que têm o mesmo risco que os CT (se forem mantidas até à maturidade) e dão rendimentos melhores, dando médias de >10% ao ano.

Os depósitos a prazo são as aplicações mais seguras que se podem fazer, o que não implica que o risco seja completamente nulo. Embora seja muito improvável, uma falência simultânea de vários bancos iria fazer com que o fundo de garantia não chegasse para todos. Mas é efectivamente uma boa rede de segurança para o caso de um banco falir.

Resumindo, acho bem o DP 5.5% no BiG, e recomendo trocar CT por OT.

Se gosta de mais segurança, há mais depósitos a prazo não-promocionais que pagam 5% ou mais no Banco Invest e no PrivatBank.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead