lenacaetano

Dúvidas sobre Herança

6 publicações neste tópico

Bom dia.

Agradecia a v/ajuda para clarificar uma dúvida.

Situação:

O meu padrasto faleceu há 3 meses.

Ele e a minha mãe eram casados em regime de separação de bens e cada um tinha filhos de casamentos anteriores.

Existe um testamento em que o meu padrasto doa à minha mãe a quota disponível.

Os herdeiros são 3: a minha mãe e 2 filhas de um casamento anterior do meu padrasto.

- Bens imóveis (casas e terrenos) estão registados apenas em nome do meu padrasto. A divisão da herança será para o cônjuge sobrevivo - quota disponível 1/3 da herança + 1/3 da restante herança?

- Valores em dinheiro (estão em contas bancárias em nome dos dois). Creio que a minha mãe tem direito a metade dos valores, sendo que somente a outra metade entra para a herança. E desta metade, ela tem direito a 1/3 (quota disponível) + 1/3 do restante?

Por exemplo: suponhamos um valor em dinheiro de 90.000€.

Metade deste valor, 45.000€, é da minha mãe.

O valor restante (45.000€) é o valor da herança.

Divisão da herança:

Cônjuge (1/3 quota disponível+1/3 do valor restante=25.000€);

Cada uma das filhas (1/3 do valor restante =10.000€)

Está correcto este raciocínio? Obrigada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim parece-me corretíssimo :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha avó materna morreu em janeiro, deixando um imóvel ao meu pai, único herdeiro. Acontece que o meu pai morreu em março eera casado com comunhão de bens adquiridos com a minha mãe. a minha dúvida é a seguinte:

- a casa da minha avó é dividida em 3 partes iguais (eu,minha mãe e minha irmã) ou entra na regra de 50 % para a minha mãe e os outros 50% a dividir pelas 3.

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha avó materna morreu em janeiro, deixando um imóvel ao meu pai, único herdeiro. Acontece que o meu pai morreu em março eera casado com comunhão de bens adquiridos com a minha mãe. a minha dúvida é a seguinte:

- a casa da minha avó é dividida em 3 partes iguais (eu,minha mãe e minha irmã) ou entra na regra de 50 % para a minha mãe e os outros 50% a dividir pelas 3.

Se estão em comunhão de adquiridos, a herança é um bem próprio, não do casal. Ou seja, a casa é a dividir pelas 3 em partes iguais.

De qualquer forma, quando forem tratar disso certamente vos sabem esclarecer...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu Pai faleceu em Fev/12 e, tinha uma conta bancária, em que o meu irmão era o 1º titular, e ele o 2º. O meu irmão já faleceu á 9 anos e, deixou uma filha que tem agora 14 anos. A minha cunhada agora apresenta-se também como herdeira duma parte deste dinheiro. Será que ela tem direito. Ou a herdeira é apenas a minha sobrinha de metade assim como eu..??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

vc e sua sobrinha são os unicos herdeiros, as noras/genros viuvos não herdam dos sogros ! comigo passou-se o mesmo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead