Spor

Taxas mais altas em DP nos bancos online = a maior risco?

16 publicações neste tópico

Costuma-se dizer que quanto mais altas as taxas maior é o risco. Veja-se o que se passa com os certificados do tesouro. Baseando-me na afirmação anterior, posso concluir que na generalidade, os bancos com taxas inferiores são os mais seguros.

Por aquilo que li, as taxas médias apresentadas para depósitos a prazo têm vindo a subir por dificuldades que os bancos têm em se financiar lá fora, procurando por isso dinheiro a nível interno. Se isto é verdade, então os bancos online que têm taxas mais interessantes estão com maiores dificuldades de financiamento externo, estando por isso mais fragilizados. Além disso o facto de não haver testes de stress para estes bancos deixa-me também com a "pulga atrás da orelha"...

Porém, por aquilo que li aqui no fórum, várias são os membros que afirmam que os bancos online são seguros e um ou outro até afirma que são mais seguros que alguns dos nossos bancos mais conhecidos.

O meu conhecimento sobre esta matéria é reduzido, e as minhas incertezas/receios devem-se naturalmente a esse desconhecimento. Por isso gostaria de saber, de preferência com factos, até que ponto são seguros estes bancos que apresentam taxas muito interessantes.

Saudações

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Costuma-se dizer que quanto mais altas as taxas maior é o risco. Veja-se o que se passa com os certificados do tesouro. Baseando-me na afirmação anterior, posso concluir que na generalidade, os bancos com taxas inferiores são os mais seguros.

Mais ou menos. O Santander Totta apresenta bons indicadores técnicos e tem um dos melhores depósitos a prazo. Depende um pouco dos casos. No passado existiram bancos com boas taxas de juro, bem acima dos concorrentes e não foi por isso que "desapareceram". Por exemplo, se a tua empresa tiver uma maior produtividade e menos gastos que a concorrência podes oferecer mais que os outros.

Por aquilo que li, as taxas médias apresentadas para depósitos a prazo têm vindo a subir por dificuldades que os bancos têm em se financiar lá fora, procurando por isso dinheiro a nível interno. Se isto é verdade, então os bancos online que têm taxas mais interessantes estão com maiores dificuldades de financiamento externo, estando por isso mais fragilizados. Além disso o facto de não haver testes de stress para estes bancos deixa-me também com a "pulga atrás da orelha"...

Comparar os bancos online com os "físicos" não me parece muito correcto porque os custos do Activo, Best ou Big são muito inferiores à banca normal. Mas tirando os depósitos promocionais, a taxa de juro não é idêntica? É que as taxas de juro altas duram pouco tempo.

Porém, por aquilo que li aqui no fórum, várias são os membros que afirmam que os bancos online são seguros e um ou outro até afirma que são mais seguros que alguns dos nossos bancos mais conhecidos.

Hehehe, isso já parece confiança a mais. O problema é que a solidez de um banco não se vê apenas em números, depende também dos clientes, dos accionistas, etc.

O meu conhecimento sobre esta matéria é reduzido, e as minhas incertezas/receios devem-se naturalmente a esse desconhecimento. Por isso gostaria de saber, de preferência com factos, até que ponto são seguros estes bancos que apresentam taxas muito interessantes.

Isso é uma boa pergunta. O indicador que o BCE e o Banco de Portugal têm usado com mais regularidade é o "Core Tier I", que quanto mais alto for em melhores condições estaria o banco para suportar alguns contratempos financeiros.

Num cenário adverso (desemprego, recessão, etc.) o Core Tier I em 2012 dos maiores bancos seria:

BES - 7%

BPI - 6,9%

CGD - 6,2%

ESFG - 5,8%

BCP - 5,4%

Fonte: Económico

A banca online pelo que vejo apresentava no final de 2010 um Core Tier I superior aos bancos "normais". Têm também uma grande ligação a estes. Por exemplo, o Best pertence ao Bes e o ActivoBank ao Millennium bcp.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a maioria dos "bancos on-line", estao integrados no grupo dos "bancos fisicos", em regra no on-line as sao taxas sao maiores porque tambem os custos operacionais desses bancos tambem e menor.o risco deles esta muito ligado ao risco da instituiçao ao que os suporta, isto e, ao grupo financeiro a que pertence.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A banca online pelo que vejo apresentava no final de 2010 um Core Tier I superior aos bancos "normais". Têm também uma grande ligação a estes. Por exemplo, o Best pertence ao Bes e o ActivoBank ao Millennium bcp.

E o Big pertence a quem, sabes?

Sobre as taxas de juros após a promoção, tenho a ideia que os bancos online têm taxas superiores.

Não me acredito que as pessoas não aderem aos bancos online, apenas por não existir um banco físico. Ou então o português ainda é muito retrógrado e só acredita naquilo que vê.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E o Big pertence a quem, sabes?

Sobre as taxas de juros após a promoção, tenho a ideia que os bancos online têm taxas superiores.

Não me acredito que as pessoas não aderem aos bancos online, apenas por não existir um banco físico. Ou então o português ainda é muito retrógrado e só acredita naquilo que vê.

aqui. Não conheço o banco, mas julgo que é o banco português com o Core Tier I mais elevado, o que é bom.

Pelo que vejo nos bancos online consegues boas taxas para prazos pequenos, que é onde os maiores bancos normalmente falham.

Eles também não só só online, têm "balcões", só que em menor número :) O Activobank tem 5 balcões, banco Best tem 7 centros de investimento e o banco Big tem 12 agências onde os podes encontrar. Não sei é se em todas podes fazer o normal...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

aqui. Não conheço o banco, mas julgo que é o banco português com o Core Tier I mais elevado, o que é bom.

Pelo que vejo nos bancos online consegues boas taxas para prazos pequenos, que é onde os maiores bancos normalmente falham.

Eles também não só só online, têm "balcões", só que em menor número :) O Activobank tem 5 balcões, banco Best tem 7 centros de investimento e o banco Big tem 12 agências onde os podes encontrar. Não sei é se em todas podes fazer o normal...

Obrigado Update. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu vejo a banca como um produto muito importante, importante de mais na nossa vida e por isso não escolho um banco por ter em determinada altura melhor taxa de depósito, ou então por ter um preçario melhor ou mesmo por ter um bom colaborador na agência.

Percebo sim quando se faz o crédito habitação que ficamos completamente ligados a esse banco quase para toda a vida.

No entanto quando escolhi o meu banco analisei no geral e não em factos particulares. Escolhi aquele em que acredito hoje mas sobretudo no médio e longo prazo. Escolhi por toda uma filosofia uma forma de estar e porque nesse banco tem tudo para poder satisfazer as minhas necessidades financeiras, de seguros...etc

Acho que muito pouca gente escolhe nestes moldes e muitos mesmo tomam uma atitude leviana abrem uma conta para aproveitar uma taxa de juro e depois não criam a relaçao com o banco depois é claro que o banco cobra despesas, comissões e tudo mais que vigora no preçário. Os clientes não gostam e reclamam mas aí o banco que até poderia anular essas comissões sente que não o deve fazer porque é um cliente borbuleta, hoje está lá amanhã está na concorrênca!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No entanto quando escolhi o meu banco analisei no geral e não em factos particulares. Escolhi aquele em que acredito hoje mas sobretudo no médio e longo prazo. Escolhi por toda uma filosofia uma forma de estar e porque nesse banco tem tudo para poder satisfazer as minhas necessidades financeiras, de seguros...etc

Por acaso mantenho-me mais ligado a dois bancos, mas decidi optar por colocar algum € a render noutros bancos só por causa da taxa de juro e/ou segurança. Na verdade é interessante conhecer outras ofertas e funcionamentos diferentes, e na realidade estou espantado com a diferença de atendimento/funcionamento entre os bancos portugueses.

Claro que depois depende de muita coisa. Uma agência de um banco em Lisboa pode ser mais rápida, atenciosa, disponível, etc que outra noutro local do país.

O maior "crime" que vi cometer numa agência foi quando uma funcionária do banco disse a um idoso que aquela hora não podia tratar do problema dele pois tinha de ir almoçar. Em qualquer banco em que estive até hoje, o que acontece é fecharem a porta da agência, quem já lá está é atendido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas isso do atendimento da agencia encontramos em todos os bancos umas boas outras mas. Temos é de acreditar no grupo no banco em geral e depois criar uma relacao.

apartir dai tudo se torna mais facil

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu vejo a banca como um produto muito importante, importante de mais na nossa vida e por isso não escolho um banco por ter em determinada altura melhor taxa de depósito, ou então por ter um preçario melhor ou mesmo por ter um bom colaborador na agência.

Percebo sim quando se faz o crédito habitação que ficamos completamente ligados a esse banco quase para toda a vida.

Acho que muito pouca gente escolhe nestes moldes e muitos mesmo tomam uma atitude leviana abrem uma conta para aproveitar uma taxa de juro e depois não criam a relaçao com o banco depois é claro que o banco cobra despesas, comissões e tudo mais que vigora no preçário. Os clientes não gostam e reclamam mas aí o banco que até poderia anular essas comissões sente que não o deve fazer porque é um cliente borbuleta, hoje está lá amanhã está na concorrênca!

Presidente da junta, obrigado pela opinião, mas permite-me discordar dela. Pela minha experiência, não considero que haja uma vantagem relevante em seres fiel a um banco. Eu sou cliente da CGD há cerca de 20 anos e não tenho tido nenhum tratamento especial por causa disso. O que lhes interessa é se temos capital, o que lhes interessa é se temos uma situação profissional estável que lhes dê garantias, o que lhes interessa mesmo, é colocar lá o dinheirinho para eles ganharem com isso.

Sinceramente é para o lado que durmo melhor se um banco me considera, ou não, um cliente borbuleta, nem imaginas a pena que eu tenho dos bancos, coitadinhos!!!

Estou seriamente a pensar em mudar de banco, pelo menos aproveitar as condições vantajosas de um BIG ou de um BEST no que toca a novos clientes.

Quero aproveitar este momento para rentabilizar as minhas economias, se tiver que estar 6 meses num banco e depois mais 6 meses noutro, assim farei. Só tenho é de analisar tudo muito bem, ver bem os prós e os contras de cada banco.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo com o Spor. Durante bastante tempo tinha praticamente tudo na CGD. Mas já cheguei à conclusão que enquanto seja um bom banco para várias coisas do dia-a-dia, como pagamentos, transferências, não é um bom banco para investir.

A minha mãe, como funcionária pública, tem longos anos de relação com a CGD, é até cliente Caixa Azul, e mesmo assim as oportunidades de investimento na caixa perdem para a concorrência.

Acho que é realmente importante analisar um banco e ver para além de 1 depósito promocional para novos clientes. Mas por outro lado penso que é conveniente ter ovos em diferentes cestos, e adaptar a nossa estratégia de investimento à situação do momento. Tudo está sempre em mudança, tanto em finanças como outras coisas, e nós temos de ser flexíveis.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo com o Spor. Durante bastante tempo tinha praticamente tudo na CGD. Mas já cheguei à conclusão que enquanto seja um bom banco para várias coisas do dia-a-dia, como pagamentos, transferências, não é um bom banco para investir.

A minha mãe, como funcionária pública, tem longos anos de relação com a CGD, é até cliente Caixa Azul, e mesmo assim as oportunidades de investimento na caixa perdem para a concorrência.

Acho que é realmente importante analisar um banco e ver para além de 1 depósito promocional para novos clientes. Mas por outro lado penso que é conveniente ter ovos em diferentes cestos, e adaptar a nossa estratégia de investimento à situação do momento. Tudo está sempre em mudança, tanto em finanças como outras coisas, e nós temos de ser flexíveis.

Nesse caso estamos numa situação idêntica. Optei por colocar parte das poupanças num banco que tem taxas mais altas nos depósitos a prazo, no entanto continuo a usar a conta da CGD para despesas do dia a dia e outros serviços.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas não são os bancos online que vos fazem as melhores opções de crédtito habitação se um dia precisarem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas não são os bancos online que vos fazem as melhores opções de crédtito habitação se um dia precisarem.

Nos tempos que correm crédito à habitação é uma péssima opção. Tenho 34 anos por isso cheira-me que dificilmente irei comprar casa, pois já começa a ficar um pouco tarde para isso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

as agências fazem falta, a tesouraria, o dinheiro físico o contacto presencial entre cliente e banco tudo isso nunca será substituído.

O suprime chegou por haver muitos milhoes "virtuais" nas contas mas quando viram que afinal ele não existia...

Os bancos online têm taxas melhores e têm obrigação disso pois não têm comparação em termos de custos suportados em relação a um banco que está perto dos seus clientes com agências espalhadas pelo país!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os bancos online têm taxas melhores e têm obrigação disso pois não têm comparação em termos de custos suportados em relação a um banco que está perto dos seus clientes com agências espalhadas pelo país!

Por isso é que devemos aproveitar. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead