cmcm

Seguranca social em atraso

5 publicações neste tópico

Boa tarde estou com um duvida talvez me possam esclarecer.Gostaria de saber se o meu patrao tiver divida na seguranca social ou seja nao tenha pago os meus impostos ou estejam em atraso se eu for para o desemprego tenho direito a receber o subsidio,e que eu acho que ele vai fechar a loja onde trabalho e dar-se como insolvente.nao sei o que fazer obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Julgo que enquanto a situação não estiver regularizada não tens direito ao subsídio, mas não tenho a certeza. No mínimo não to devem dar enquanto não fizeres pelo menos uma denúncia do teu patrão, para poderem ir buscar o dinheiro em falta... De qq forma confirma isto junto da SS...

Mas já confirmaste se é o teu caso? Consulta a tua situação contributiva na SS Direta e rapidamente confirmas isso (nota: é normal haver até um mês de atraso, enquanto não atualizam a informação no sistema).

https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/consultamensal.aspx

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o teu patrão estiver em dívida das tuas contribuições para a SS não tens direito a desemprego nem sequer a baixa médica.  :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois agradeco a todos a vossa atencao.terei de ver como resolver esta situacao mais uma vez obrigada a todos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

penso que terás direito a tudo desde que:

1º - tenhas em teu poder os teus recibos mensais de vencimento que comprovem que trabalhaste e te efectuaram os teus descontos

2º - denuncies a situação (caso exista) na Segurança Social

tu, nem ninguém, podes ser penalizado pelas faltas cometidas por outros, e , tal como já foi dito atrás tu não tens obrigação de fiscalizar a empresa, isso é obrigação dos serviços da segurança social que deveriam ter um alerta quando a empresa deixasse de entregar as quantias mensais normais e deveriam ir verificar o porquê - no caso, claro, de ser uma falta generalizada, ou seja referente à sua massa salarial e à totalidade dos seus empregados.

eu começaria por fazer o que diz o pauloaguia:

1º através da seg social directa verificaria se está tudo em ordem

2º depois, caso não esteja, procurava saber se não está em ordem "por sistema" ou se apenas por dificuldades de 1 ou 2 meses

3º se for "por sistema" (p.ex. mais de 4 ou 5 meses de atraso) eu dirigir-me-ia à Seg. Social e procuraria aclarar a situação,

seja fazendo queixa seja  informando-me convenientemente dos meus direitos: não faz sentido, p.ex., ires a uma farmácia e não teres a tua comparticipação nos medicamentos porque o teu patrão não entregou o teu dinheiro na SS - sim, porque o dinheiro entregue é teu, e não dele , é bom que se perceba isso. Os teus direitos mantêm-se intactos, a empresa é que é penhorada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead