Visitante 1234

Taxa de IRS

7 publicações neste tópico

Boa tarde:

A questão que vou colocar deve ser um pouco  básica mas surgiu-me esta questão à pouco tempo e não a consigo ver respondida.

Sou trabalhadora por conta de outrem e tive em 2010 um rendimento anual ilíquido de 37.803,00 euros, que me coloca no escalão de rendimentos de 34%, se não estou em erro.

Tenho também recibos verdes e passei recibos no valor de 1200 euros.

Isto significa que os impostos que vou pagar pelos recibos verdes são 34% da quantia ganha??

Por exemplo, como ganhei 1200 euros pagarei 408 euros (1200x34%) de IRS só desse valor? ou nem todos os 1200 euros são colectáveis??

Obrigado pela ajuda

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar, o escalão de IRS é determinado com base em todos os teus rendimentos. Ou seja, se os 37803€ fossem apenas do trabalho dependente, haveria que somar ainda o rendimento da atividade independente para determinar o escalão.

Depois, no caso concreto dos recibos verdes, o que conta como rendimento tributável (assumindo que estás no regime simplificado) é apenas 70% do rendimento bruto (20% se forem vendas), ou seja, 840€. Quer isto dizer que o teu rendimento tributável seriam os 37803€ (menos as deduções específicas da categoria A) + 840€. E só depois disto é que se pode achar qual é o escalão onde te encontras.

Finalmente, o IRS é um imposto progressivo. Quer isso dizer que os teus rendimentos são divididos em várias parcelas, cada uma do tamanho do limite superior de um dos escalões e taxada segundo a taxa correspondente a esse escalão. Se procurares as tabelas dos escalões, é frequente encontrares uma em que aparece uma parcela a abater: é esse o significado dessa parcela - calcula-se os 34% do rendimento coletável e depois abate-se aquele valor que corresponde ao que é tributado a mais nos escalões inferiores...

Na prática, quer isso dizer que não pagas de imposto 34% de 840€ mas sim um valor bastante inferior (que é difícil dizer quanto é, pois a taxa é aplicada sobre o rendimento coletável todo em conjunto e não apenas sobre cada uma das parcelas do rendimento).

A forma mais simples de saberes quanto estás a pagar de imposto por causa desse rendimento é fazer a simulação com ele, depois sem ele e calcular a diferença ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado....acho que percebi mais ou menos.... Já agora, onde posso ir buscar um simulador??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já, várias, mas nenhuma com recibos verdes....e gostava de saber quanto estou a pagar pelo trabalho que faço à parte....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só mais uma nota: esse simulador é para os rendimentos do ano passado. Este ano as taxas são um pouco diferentes. Mas deve dar para ficares com uma ideia bastante aproximada...

Para declarar os rendimentos dos recibos verdes acrescenta um anexo B e... bem, depois vai perguntando se tiveres dúvidas, a primeira vez aquilo parece um bocado confuso ;) Mas basicamente, enquanto não validar é porque te falta meter mais qq coisa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Existe um simulador de IRS, chamado iRX, que se pode utilizar gratuitamente desde que faças 'like' da sua página do facebook. É bastante jeitosinho e já dá para fazer simulações com as taxas de IRS que vão ser aplicadas no próximo ano.

http://www.irx.com.pt

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead