Poupas

Trabalhador independente e acidente de trabalho

1 publicação neste tópico

Olá a todos!

Sou trabalhador independente, tenho seguro de acidentes de trabalho (aliás, é obrigatório) e contribuo mensalmente para a segurança social (actualmente 186,13€ por mês).

Dito isto, tive um acidente de trabalho, nada de muito grave mas que, por ter atingido um pé, me colocou de canadianas por umas semanas.

Participei à Companhia de seguros onde tenho contratado o seguro de acidentes de trabalho e esta assume as despesas de tratamento e pagar-me-á os dias que estiver sem trabalhar em função do valor mensal pelo qual estou seguro.

Até aqui, tudo bem. A minha questão prende-se com o seguinte: da parte da Segurança Social, tenho algum direito? Poderei deixar de contribuir com o valor que pago mensalmente enquanto estiver sem trabalhar/ pelo seguro?  Eu poderia ter optado por "meter baixa" em vez de participar ao Seguro? Tenho ideia que só pagam a partir do 1º mês de doença, mas também ouvi que o Código Contributivo veio alterar isso... Se eu tivesse "metido baixa" que direitos teria?

Obrigado!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor