Visitante madboy

Depósitos em moeda estrangeira

19 publicações neste tópico

Boa noite!

Primeiro que tudo, quero dar os parabéns pelo fórum.

Só o encontrei há pouco tempo, mas já tem lugar nos meus favoritos.

Neste momento tenho 30.000€ a 4,5% a 1 ano no ActivoBank e mais 20.000€ no Montepio num depósito que termina no fim deste mês.

Estava a pensar o que faria com esses 20 mil e lembrei-me de depósitos em moeda estrangeira.

Mas tenho uma dúvida: para fazer um desses depósitos, basta pedir ao banco para me fazer o câmbio para a moeda pretendida e já está? Esse câmbio, é feito com o valor das moedas nesse próprio dia?

Já agora, para os entendidos na matéria, acham muito arriscado este tipo de depósito? Parece-me um pouco como "jogar" na bolsa...

E que moeda recomendam presentemente? Eu estaria mais virado para o Franco Suiço...

Estive a fazer algumas contas com o Franco e foi precisamente isso que me "abriu o apetite".

Em 31/12/2009: 1 CHF = 0,67 EUR logo os meus 20.000 EUR na altura eram 29.850 CHF

Em 12/07/2011: 1 CHF = 0,86 EUR logo se agora trocasse os francos para euros ficaria com 25.372 EUR

Ou seja, um ganho de mais de 5.000 EUR em cerca de ano e meio!! Isto sem contar sequer com a taxa do depósito.

Mas e se a altura certa para fazer esse depósito era precisamente aquela? E se agora as tendências se inverterem?

Óbvio que é sempre um risco, mas se fosse um depósito com possibilidade de mobilizar antecipadamente tinha sempre a vantagem de poder resgatar o dinheiro se visse que o Franco estava a desvalorizar.

Gostava de conhecer as vossas opiniões.

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sou muito versado em mercados cambiais, mas sei o suficiente para reconhecer a sua volatilidade. Sei que em média, investir na bolsa a longo prazo dá bons rendimentos. Quanto a mercados cambiais já não tenho tanta certeza. É certo que nos dias que correm o Euro anda a perder terreno, mas mesmo assim considero um investimento de "jogo".

De qualquer forma, se está interessado em fazer depósitos em moeda estrangeira, sei que alguns bancos disponibilizam essa hipótese facilmente, sendo apresentada nas suas páginas web. Estou a pensar no BEST, onde se pode fazer depósitos em USD, CHF ou GBP (mas as taxas dos depósitos são um bocado fraquitas), e no PrivatBank, onde se pode fazer depósito em USD (taxas melhores).

Provavelmente outros bancos também o fazem, mas se não o publicitam abertamente, será necessário perguntar primeiro e averiguar as condições.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais ninguém quer dar a opinião?

Estou mesmo tentado a fazer um depósito em CHF...

Eu sei que as taxas são fraquitas, mas neste tipo de depósito o que conta mais é a valorização da moeda, isso é que vai dar o "grosso" do rendimento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto, desde 2010 para cá tem sido um espectáculo para quem tem tido depósitos em CHF. A questão que se põe é: tendo já descido tanto, poderá continuar a descer?

De qualquer forma, parece certamente melhor que dólares, já que o historial ao longo dos anos de EURUSD tem sido de subida. Por outro lado, parece-me que o dólar é mais dado a picos de subida e descida.

Resumindo e baralhando: é mesmo um grande jogo. DP 4,5% em USD, ou 0,4% CHF

Depois deste tópico até me sinto tentado em por algum em moeda estrangeira, mas quanto mais olho mais indeciso fico.

Aproveito para recomendar um tópico do forum do jornal de negócios. Lá EURCHF é debatido

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=75501

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É bem visto, até onde mais vai descer? Não vai descer infinitamente. Penso que nesta altura está mesmo arriscado de fazer esse investimento.

A não sei que queiras depois ir à Suíça gastar o $.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais ninguém quer dar a opinião?

Estou mesmo tentado a fazer um depósito em CHF...

Eu sei que as taxas são fraquitas, mas neste tipo de depósito o que conta mais é a valorização da moeda, isso é que vai dar o "grosso" do rendimento...

Sabes como funciona depois com a declaração de rendimentos? É necessário declarar os ganhos? Existem outros custos? Qual o prazo do depósito?

Existem actualmente boas taxas nos depósitos, como por exemplo 6% para novos clientes no Best, não sei até que ponto é que poderá compensar colocar dinheiro num depósito em CHF e arriscar perder capital, apesar de concordar contigo que poderá ser um excelente investimento caso tudo corra bem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Depósito continua a ser feito num banco português. Penso que independentemente da moeda, os rendimentos obtidos por esse depósito são como qualquer outro depósito a prazo.

Pode-se sempre perguntar ao banco para descargo da consciência.

Quanto a apostar nisso ou não, isso depende do perfil de risco. Há quem defenda que o marco tem possibilidade de ir até à paridade com o Euro dentro do próximo ano.

Se se é novo cliente no BEST a opção dos 6% a 180 dias é tentadora, mas se esse não for o caso até pode ser uma alternativa de investimento, desde que se esteja preparado para aceitar a volatilidade dos câmbios (que é maior do que as acções).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Depósito continua a ser feito num banco português. Penso que independentemente da moeda, os rendimentos obtidos por esse depósito são como qualquer outro depósito a prazo.

Pode-se sempre perguntar ao banco para descargo da consciência.

Quanto a apostar nisso ou não, isso depende do perfil de risco. Há quem defenda que o marco tem possibilidade de ir até à paridade com o Euro dentro do próximo ano.

Se se é novo cliente no BEST a opção dos 6% a 180 dias é tentadora, mas se esse não for o caso até pode ser uma alternativa de investimento, desde que se esteja preparado para aceitar a volatilidade dos câmbios (que é maior do que as acções).

Os rendimentos obtidos com a taxa do depósito devem estar sujeitos à mesma taxa de 21,5% que os outros depósitos.

Mas quanto ao ganho obtido com a passagem novamente de CHF para EUR já não sei...

Infelizmente ainda não consegui encontrar muita informação relacionada com este tipo de investimento em câmbios.

Mesmo no site de bancos a informação é pouca (ex: caixa galicia: http://portugal.novacaixagalicia.com/portal/site/WVIO001/menuitem.2115a60b8356fa700efb462451d001ca/?vgnextoid=9c27e021d1387110VgnVCM1000000b0d10acRCRD&vgnextfmt=formato1&Id=39)

Por exemplo na FIN fala apenas dos 21,5%....

Quanto à volatilidade, se for um depósito com possibilidade de mobilização antecipada, o risco não é assim tanto, pois podes resgatar o dinheiro a qualquer altura se vires que a moeda está a enfraquecer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aí é que está o busílis. Como saber se a moeda está a enfraquecer ou se é um pico temporário e que depois volta a ganhar força?

Se olharmos para um gráfico de EURCHF, aquilo tem várias variações diárias, e só ao longo das semanas/meses é que se consegue tirar uma tendência. É nesse aspecto semelhante às acções. Em teoria é muito bonito dizer compro acções quando valem pouco e vendo-as antes de elas começarem a descer. Mas o que dá as dores de cabeça aos accionistas é conseguir adivinhar quando isso acontece. Muito boa gente vê acções a descerem durante uns dias, vende-as, só para elas logo a seguir dispararem.

Para acções convém uma pessoa ter conhecimento da empresa em si e dos seus resultados, para ter algumas previsões.

Que tipo de informações é que uma pessoa se pode basear para "prever" a evolução dos câmbios?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Que tipo de informações é que uma pessoa se pode basear para "prever" a evolução dos câmbios?

A evolução das taxas de juro (Tem havido transferência do dólar para o euro porque o BCE tem estado a subir as taxas mais depressa que a Fed, por exemplo) e o estado da(s) economia(s) suportada(s) por essa moeda, por exemplo.

Claro que é muito mais difícil de analisar e de prever do que as ações... E, por isso mesmo, um investimento um pouco mais arriscado...

Além disso, como as flutuações das moedas não costumam ser muito grandes, é frequente este tipo de investimento ser alavancado (com dinheiro emprestado) o que pode potenciar muito os ganhos, mas também pode potenciar muito as perdas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, continuo tentado mas se calhar não vou arriscar.

O pouco dinheiro que tenho foi ganho com o meu suor, seria muito decepcionante perder parte dele...

Acho que vou continuar a ser conservador e optar por mais um depósito a prazo, sem correr riscos.

Mas ainda tenho até dia 1 de Agosto para me decidir.

Depois digo aqui qual foi a minha decisão.

Cumpts!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O pouco dinheiro que tenho foi ganho com o meu suor, seria muito decepcionante perder parte dele...

Acho que vou continuar a ser conservador e optar por mais um depósito a prazo, sem correr riscos.

Ora ai está. Se estiveres com dúvidas o melhor é não avançares.

Alguém me pode dizer se o ganho que se obtém graças à a valorização da moeda tem que ser declarado no irs ou os 21,5% incidem já sobre o juro do depósito mais a valorização da moeda?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora ai está. Se estiveres com dúvidas o melhor é não avançares.

Alguém me pode dizer se o ganho que se obtém graças à a valorização da moeda tem que ser declarado no irs ou os 21,5% incidem já sobre o juro do depósito mais a valorização da moeda?

Essa é também uma dúvida que ainda não consegui esclarecer...

E essa é uma questão decisiva!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que os 21,5% não se aplica neste caso.

Imagina que vais ao banco trocas o $ e trazes para casa. Pagas só a comissão do cambio. Passado um tempo vais lá e fazes o cambio, pagando a comissão e já está.

Acho que por o $ estar numa conta não tem outras implicações a nível de impostos, a não ser que seja uma conta em moeda estrangeira, mas isso pagas imposto sobre os juros se for conta a prazo. Pelo menos é a minha ideia.

Madboy, já pensei nisso à uns tempos mas com dólares. Comprar agora e quando o dólar valoriza-se voltar a vender. Mas o euro está forte e o dólar com o endividamento pode é estoirar e não valorizar.

Podes ver aqui o gráfico EUR/CHF

http://finance.yahoo.com/echarts?s=EURCHF=X+Interactive#chart5:symbol=eurchf=x;range=20010924,20110721;indicator=volume;charttype=line;crosshair=on;ohlcvalues=0;logscale=on escolhendo a opção 5y ( 5 anos )

e acho que agora é a pior altura para investir nesta opção. Era preferivel fazer ALL IN numa qualquer aposta da bwin. Vai para um deposito a prazo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu nem coloco a hipótese dos dólares, porque os EUA também não estão de boa saúde...

Mas acho que a zona euro não vai melhor nos próximos anos, as perspectivas parecem-me mesmo muito más.

E como sempre aconteceu na história, a Suiça fica a ver tudo sentada no seu cadeirão.

Ou seja, as minhas perspectivas é que nos próximos anos o Franco vai quase de certeza valorizar relativamente ao Euro.

Mas se estas coisas fossem sempre de análise certa....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Evolução desde o inicio do ano http://pt.exchange-rates.org/history/EUR/CHF/T

De qualquer forma, penso que a altura certa para ter apostado foi em 2009 (conforme se pode ver nas contas do 1º post).

Mas o passado é fácil de analisar, complicado mesmo é o futuro  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como te disse, não há-de descer indefinidamente. Aliás tem sido uma descida mesmo abrupta.

Se a Suíça passasse para o euro talvez compensa-se já que o franco suíço está baixo agora e a passar para o euro não era por aquele valor, mas duvido que eles façam isso. Sim há algum tempo atrás talvez compensa-se arriscar nisso. Pode continuar a descer mas acho que a descida a acontecer não vai compensar.

Se estás mesmo com a coisa de fazer isso, arrisca com 5000 euros.  Mete mais 5000 em CT que deve compensar o prejuízo ( se houver ) daqui a uns tempos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se estás mesmo com a coisa de fazer isso, arrisca com 5000 euros.  Mete mais 5000 em CT que deve compensar o prejuízo ( se houver ) daqui a uns tempos.

Já tenho mencionado neste fórum isso, mas em vez de CT é mais vantajoso investir em OT. Ganhos maiores e o risco para "hold to keep" é teoricamente o mesmo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para quem estava a pensar investir em francos suíços, parece que vai deixar de valer a pena:

O Banco Central da Suíça decidiu esta terça-feira ligar a taxa de câmbio do franco suíço a 1,20 francos por euro. A par disto, o banco indicou ainda que vai comprar um valor ilimitado de euros independentemente do risco para manter esse valor.
Fonte: Agência Financeira
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead