Update

Bancos portugueses passam nos testes de resistência

40 publicações neste tópico

Caixa, BCP, BES e BPI apresentam nos testes um rácio de capital ‘core tier I’ superior ao mínimo exigido.

Os bancos portugueses passaram nos testes de stress realizados pela Autoridade Bancária Europeia, apurou o Diário Económico junto de diversas fontes do sistema financeiro. Os resultados, que serão divulgados na sexta-feira, revelam que os quatro grupos avaliados - CGD, BCP, BES e BPI - apresentam um rácio de capital ‘core tier I' superior ao mínimo exigido tendo em conta as medidas já adoptadas e as anunciadas.

Os testes de stress a 91 bancos europeus têm, precisamente, por objectivo avaliar se as instituições bancárias têm estruturas de capital suficientemente sólidas para resistir a cenários extremos de crise. E, neste caso, a autoridade europeia testou um cenário limite adverso para os anos de 2011 e 2012, que tem em conta, particularmente, um conjunto de choques na União Europeia, nomeadamente uma recessão profunda, a crise da dívida soberana, a evolução das cotações em bolsa, o preço das casas e, claro, os seus impactos no consumo e no investimento.

Fonte: Económico

Vamos ver se sexta-feira se confirma este cenário. Eu não tenho muitas dúvidas que sim  :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No ano passado o BCP era o que se portou melhor.

Vamos a ver se este ano passa-se igual (duvido...)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olha que o melhor foi o BPI ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olha que o melhor foi o BPI ;)

Apenas estava a dizer o que li no jornal na altura, pensei que fosse verídico
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, só mais um comentário - na semana passada, vários jornais diziam que os bancos iam chumbar, só porque a Moddys tinha dito que achava que sim; esta semana vários jornais (alguns deles os mesmos) publicam em letras gordas que os bancos vão passar nos testes (segundo percebi só porque um jornal disse que sim).

Eu também acho que os bancos portugueses não estão tão mal como muita gente pensa, mas prefiro esperar até 6ª feira antes de publicar seja o que for em letras gordas :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O BPI é um banco muito adulto muito rigoroso, muito cauteloso que pouco ou nada inova e que quando o faz é para não ficar muito atrás da concorrência, um banco que dá muito pouco nos depósitos aos clientes, um banco que tipicamente eu o considero como apropriado para um segmento sénior!

Vejam a contínua aposta do BES na inovação,ainda há 1 ano melhorou o seu website e dia 15 já apresenta novo homebanking. Parabéns!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também acho que os bancos portugueses não estão tão mal como muita gente pensa, mas prefiro esperar até 6ª feira antes de publicar seja o que for em letras gordas :)

Eles não estão tão mal como se pensa, mas também não vêem como é que as coisas podem melhorar. De qualquer maneira os maiores bancos portugueses mantêm alguns activos valiosos (o bcp o banco na Polónia, o Bes o investimento em África, etc.)

Vejam a contínua aposta do BES na inovação,ainda há 1 ano melhorou o seu website e dia 15 já apresenta novo homebanking. Parabéns!

Pelo que estive a ver parece muito bonito e organizado, apesar de não conhecer o design e características actuais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O BPI é um banco muito adulto muito rigoroso, muito cauteloso que pouco ou nada inova e que quando o faz é para não ficar muito atrás da concorrência, um banco que dá muito pouco nos depósitos aos clientes, um banco que tipicamente eu o considero como apropriado para um segmento sénior!

Ainda há pouco tempo atrás falava muito bem do BPI, agora já só é bom para velhotes...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Do BES só espero e que deixe de haver comissões por explorar o bes net... Nem avisam que se cobram comissões por vizualizar cheques online    >:(

E tambem espero que agora dê para verificar os titulares da conta... Porque dantes para ver tinha de ir ao extracto e ver o nome da pessoa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda há pouco tempo atrás falava muito bem do BPI, agora já só é bom para velhotes...

É uma afirmação tua não minha!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Do BES só espero e que deixe de haver comissões por explorar o bes net... Nem avisam que se cobram comissões por vizualizar cheques online    >:(

E tambem espero que agora dê para verificar os titulares da conta... Porque dantes para ver tinha de ir ao extracto e ver o nome da pessoa.

O preçário está bem evidente no site e mesmo no besnet!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está evidente mas não lhes custava nada (por acaso até custava que já não tinham tantos lucros) colocarem um aviso a dizer que se quiser continuar irá pagar uma comissão de x euros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas já agora deixo-te uma simples comparação para entenderes melhor ao que me refiro:

Um jovem de 27 anos que receba por cheque e que como a maior parte dos Portugueses o que ganha gasta.

No BPI pedem-lhe ou 1000€ de saldo médio, ou 1000€ num ppr ou então 2500€ de recursos para isentar 15€ de três em três meses como despesas manutenção. Paga ainda cartão de débito 7.80€ por ano.

No Bes colocam-te uma conta 18.31 e não pagas qq despesa de manutenção: exigem-te apenas 1 login no besnet por mês e compras no valor de 50€ ou seja perfeitamente alcançável para qq pessoa que use a conta à ordem no dia a dia.

Comparando agora os custos anuais para este jovem, se optar pelo BPI paga por ano 67,80€, se optar pelo BES paga 0€, ou na pior das hipóteses 21,84€ caso nao cumpra o acesso mensal ou os 50€ de movimento.

Entendes agora o que quis dizer com o BPI ser um bom banco mas mais para segmentos com idades mais altas ou com mais património?

Isto não referindo as taxas que o BES oferece nas poupanças e as que o BPI oferece que neste momento são das piores do mercado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está evidente mas não lhes custava nada (por acaso até custava que já não tinham tantos lucros) colocarem um aviso a dizer que se quiser continuar irá pagar uma comissão de x euros.

E avisam, vai ao besnet está lá escarrapachado o que acontece é que o TUGA nunca quer saber de nada, não lê preçário não se informa porque dá trabalho e depois quando caem as comissões são os ladrões dos bancos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E avisam, vai ao besnet está lá escarrapachado o que acontece é que o TUGA nunca quer saber de nada, não lê preçário não se informa porque dá trabalho e depois quando caem as comissões são os ladrões dos bancos!

Claro que está explicito e nunca me foi cobrada nenhuma comissão. Mas tem de concordar que o BES tem o premio das comissões mais bizarras que pode encontrar.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

porque? acha a comissão de visualização de cheques bizarra?

Dê-me um exemplo duma comissão bizarra que o BES cobre que outros bancos não cobram.

Não estou a defender o BES mas vejo muita gente a falar de cor e a terem uma ideia errada sobre o BES como grande comilão e não sabem o que é o Santander ou o BCP por exemplo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

porque? acha a comissão de visualização de cheques bizarra?

Dê-me um exemplo duma comissão bizarra que o BES cobre que outros bancos não cobram.

Não estou a defender o BES mas vejo muita gente a falar de cor e a terem uma ideia errada sobre o BES como grande comilão e não sabem o que é o Santander ou o BCP por exemplo!

Em relação aos cheques acho bizarro. No BCP pago mais para ver os cheques mas é por ter já passado muito tempo desde que passei um cheque e não é possivel vê-los online (pelo menos que eu saiba).

Agora não quero comparar os precários dos vários bancos mas sempre li noticias com comissões e envolve sempre o BES.

Por exemplo:

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=3434.0

Do bcp não tenho razão de queixa (sou cliente jovem) e a conta dos meus pais tambem não têm comissões.

Já no BES nunca foi apresentado aos meus pais uma conta sem comissões. No bcp sob as mesmas condições temos uma conta sem comissões.

Basta fazer uma pesquisa pela internet com o nome dos bancos e comissões para ver as noticias mais bizarras de comissões cobradas. O BES lidera.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

é o que eu digo é o diz que diz é a opinião das pessoas que nada sabem do assunto. Só emprenha pelos ouvidos quem quiser.

Eu nunca tenho opinião de algo pelo que ouço dos outros mas sim pelo que sei e por aquilo que comparo.

Desafio-te a indicar-me uma conta que no BCP não pague comissão de gestão e garanto-te que se não pagas aí tb no BES há a mesma conta que nada pagas!

Relativamente aos cheques tb é possível ver no BCP e o custo são 2€ por visualização e agora até o Activo actualizou o preçário tb para 2€ na net e 6€ se for num balcão!

só para teres uma ideia o cliente frequente que o BCP oferece por uma módica quantia de 7€ por mês, podendo ser de 3.5€ caso tenha o cliente tenha o salario domiciliado é o mesmo que o BES oferece nas suas contas serviço mas que o BES cobra ZERO caso haja essa mesma domiciliação, caso não haja cobra 3.98€

Resumindo:

BCP e BES oferecem cartões de débito, crédito, isenção de despesas manutenção, oferta de transferencias...etc

BCP custo máximo 7€ custo mínimo 3.5€

BES custo máximo 3.98€ custo mínimo 0€

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

conheço essa conta e sei que o BCP tem dois seguros, um de morte do titular e um de o medico se deslocar a casa. Pagar por isso 3,5€ ao mês não me parece mau. Pelo que tive a ver do BES não existem esse seguros.

Comparei o cliente frequente com o Bes 360º. Podia comparar o BCP prestige com o Bes 360 (tendo em conta que serve para a mesma gama de clientes) mas o cliente frequente tambem dá.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

MigoLuso aproveito para te dar mais dois exemplos em que o BCP come bem mais que o BES

As transferências na net do BCP ainda são pagas 0.96€ para as trf interbancárias e 0,34€ para internas

No BESNET são gratuitas!

Um cartão de débito normal no BCP custa 8.64€ e no BES que é careiro custa 7.5€

Mas se for consultar os dois preçários arranjo-te comissões de crédito habitação, comissões de devoluções de cheques, comissões por saldo descoberto bem mais caras no bCP

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

conheço essa conta e sei que o BCP tem dois seguros, um de morte do titular e um de o medico se deslocar a casa. Pagar por isso 3,5€ ao mês não me parece mau. Pelo que tive a ver do BES não existem esse seguros.

Comparei o cliente frequente com o Bes 360º. Podia comparar o BCP prestige com o Bes 360 (tendo em conta que serve para a mesma gama de clientes) mas o cliente frequente tambem dá.

Informa-te melhor porque se vais por essa dos seguros convido-te e ver o ROLL de seguros que o BES oferece nas contas serviço desde seguros do cartão de crédito, roubo, acidentes pessoais e morte... Nem vás por aí...

Compara aquilo que os clientes usam numa conta à ordem normal! Cartão débito,crédito,transferências e despesas manutenção. O problema é que tu tens uns óculos do BCP e que não vêm VERDE e por isso até admites ser bom pagar 3.5€ por mes no BCP quando no BES nada se paga! Enfim...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Informa-te melhor porque se vais por essa dos seguros convido-te e ver o ROLL de seguros que o BES oferece nas contas serviço desde seguros do cartão de crédito, roubo, acidentes pessoais e morte... Nem vás por aí...

Compara aquilo que os clientes usam numa conta à ordem normal! Cartão débito,crédito,transferências e despesas manutenção. O problema é que tu tens uns óculos do BCP e que não vêm VERDE e por isso até admites ser bom pagar 3.5€ por mes no BCP quando no BES nada se paga! Enfim...

Eu uso óculos mas não são do BCP, são Beneton

Se me mostrares no FIN o seguro do BES gratuito dou-te os parabens porque eu não o encontrei.

Encontrei sim um desconto de 10% nos seguros de vida e invalidez permanente. Se me mostrares um seguro do BES que seja mais barato que 42 € ao ano dou-te os parabens.

Comparei este tipo de contas: Vantagem ordenado (BCP) e Bes 100% (BES). Podia ter comparado a 18.31 mas tem limite aos 31 anos e podia ter comparado o Bes 100% gold ou Bes parceiro +.

Cartão de Débito: BES Ganha. O BCP neste caso não apresenta nenhuma vantagem em relação a cartões de Débito.

Cartão de Crédito: Bes ganha. Bcp tem as anuidades seguintes a pagar.

Transferencias: BCP ganha. Ambos permitem fazer transferencias nacionais gratuitas mas o BCP (neste tipo de conta) permite fazer transferencias gratuitas para Países aderentes a SEPA (ideal para pessoas que compram fora de Portugal).

Despesas de manutenção: Ambos isentos.

Agora imaginamos o Casal Silva. Têm 30 anos e casaram-se. Querem fazer um seguro de vida.

Comparamos a conta Bcp (clientes frequente) e BES (100% Gold)

Cartão de Débito: Empate: Ambos são isentos.

Cartão de Crédito: Empate. Ambos são isentos.

Transferencias: BCP ganha. Ambos permitem fazer transferencias nacionais gratuitas mas o BCP (neste tipo de conta) permite fazer transferencias gratuitas para Países aderentes a SEPA (ideal para pessoas que compram fora de Portugal).

Cheques: BCP Ganha. 10 cheques por mês a 5 centimos enquanto que o BES tem apenas o 1º livro de cheques gratuito.

Despesas manutenção: BES ganha. Isento. BCP tem 3.5€/mês ou 42€ ao ano.

Seguros:

- Seguro de fraude cartões de Crédito: Empate. Seria gravissimo um cartão de crédito sem seguro contra fraude e roubo.

- Desconto em Seguros: BES ganha. 10% contra os 5% do BCP.

- Seguro de morte: BCP ganha. Gratuito vs simulação BES 62€ por pessoa. Assumindo o Capital de morte de 42500€ e colocando 10% de desconto no seguro.

- Seguro de deslocação do médico a casa: Se for 1 vez por ano. BES Ganha. Se for mais do que uma vez: BCP Ganha.

Eu acredito que haja diferentes tipos de banco para diferentes tipos de conta mas basta um seguro para o BCP ficar na frente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

migoluso estas a fazer comparações sem nexo!

As transferências no BCP tem comissão as nacionais, existe é forma de as isentar. A diferença no BES é que sao sempre gratuitas para qq cliente não ha exigencias para isenta las ao contrario do BCP!

Estou a comparar conta à ordem nao falei em seguros! Se quiseres comparar seguros então compara com a tranquilidade!

Provei-te que em geral numa conta normal BES e BCP o BCP ganha bem em preçário mais caro! Aliás neste momento é provavelmente o banco com preçário geral mais caro!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead