Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
meskita_kate

Taxas fixas

26 publicações neste tópico

OLÁ!

Alguém me sabe dizer com que base os bancos calculam o valor da taxa fixa a aplicar?

A variação que sofrem tem a ver directamente com a euribor?

Obrigado  :P

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que os bancos que indexam este valor o fazem à taxa SWAP.

Mas, uma vez celebrado o contrato, a taxa fica fixa pelo período indicado (faz de conta que é uma Euribor a 5 ou 10 anos, em vez de ser a 3 meses).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

"Acho que os bancos que indexam este valor o fazem à taxa SWAP."

Onde podemos encontar o valor desta taxa SWAP?

Cada banco utiliza a sua ou existe uma generalizada para todos os bancos?

Obgd, ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De acordo com o site do BPI (http://www.bpiinvestimentos.pt/ProdutosEstruturados/2005_BPICSRendimentoMais20052010_indexante.asp) esta taxa é publicada na página Reuters “ISDAFIX2”.

Entretanto encontrei um site muito interessante (http://www.swap-rates.com/index.html) onde, para além das cotações destas taxas se podem criar alguns gráficos para analisar a evolução das taxas SWAP (vejam a opção Swap Rates -> Euro Extended).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigada pela ajuda

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sabem se os bancos têm que obedecer à tendência do mercado na fixação das taxas (nesta caso a taxa SWAP)?

A taxa SWAP está a descerm isto irá-se reflectir na redução das taxas oupoderá não significar nada?

OBRIGADO

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Faz todo o sentido que as taxas acompanhem as tendências de descida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Continuo a não saber onde são publicadas as taxas Swap, na pagina da Reuters “ISDAFIX2” não encontro nada, na página http://swapratesonline.com/EUROSwap.html é onde tenho ido ver diferem das taxas da página do Braclays http://www.barclays.pt/particulares/credito_habitacao/taxas_juro.htm , já não percebo nada disto!  >:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que as taxas fixas já merecem um sticky com FAQ's, com a quantidade de dúvidas que andam por aqui... Se ninguém se adiantar eu lá para o Natal faço um esboço, depois de falar com mais bancos e me sentir mais informado  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esclareçam me esta duvida,

se por exemplo escolher uma taxa fixa a 2 anos, a prestação ao banco será sempre do mesmo valor durante os 2 anos ou pode ter variações de valor

Pois pelo que tenho lido aqui no forum aindo estou um pouco confuso em relação a este pormenor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esclareçam me esta duvida,

se por exemplo escolher uma taxa fixa a 2 anos, a prestação ao banco será sempre do mesmo valor durante os 2 anos ou pode ter variações de valor

Mesmo valor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aqui o problema é mesmo com a fonte, pois não sei bem em que taxas os bancos se baseiam.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com taxa fixa os bancos aplicam um spread maior do que com taxa variável certo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebi se foi uma pergunta ou uma afirmação mas penso que não, até porque tenho ideia que há alguns bancos com taxa fixa inferior a taxa variável. Suponho que depende da tendência... se a Euribor está a baixar eles dão uma taxa fixa inferior à variável, assim as pessoas têm tendência a fixar a taxa num valor mais alto do que o previsto no futuro. E o contrário se estiver a subir.

Pessoalmente, e assim que tiver mais tempo, vou tentar arranjar uns históricos de taxas variáveis e fixas de um banco e comparar com os históricos da Euribor. Penso que depois seja possível tirar algumas ideias (não são conclusões) acerca das variações. Quem tiver créditos há já algum tempo é que poderia adiantar as taxas, suponho que venham descriminadas no "correio".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quere-me parecer que a partir de Junho do próximo ano vai haver uma corrida ás alterações dos contratos de CH, vai tudo mudar para taxa fixa  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebi se foi uma pergunta ou uma afirmação mas penso que não, até porque tenho ideia que há alguns bancos com taxa fixa inferior a taxa variável. Suponho que depende da tendência... se a Euribor está a baixar eles dão uma taxa fixa inferior à variável, assim as pessoas têm tendência a fixar a taxa num valor mais alto do que o previsto no futuro. E o contrário se estiver a subir.

Pessoalmente, e assim que tiver mais tempo, vou tentar arranjar uns históricos de taxas variáveis e fixas de um banco e comparar com os históricos da Euribor. Penso que depois seja possível tirar algumas ideias (não são conclusões) acerca das variações. Quem tiver créditos há já algum tempo é que poderia adiantar as taxas, suponho que venham descriminadas no "correio".

É uma afirmação. Pelo menos se for tida como tal, está correcta.

Pois há tendência para o banco se salva-guardar perante um regime de taxa fixa, porque enquanto a taxa for variável o banco tem sempre garantido o seu ganho (spread).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quere-me parecer que a partir de Junho do próximo ano vai haver uma corrida ás alterações dos contratos de CH, vai tudo mudar para taxa fixa  ;D

E eu acho que voe esperar por essa altura para avançar com a compra de casa :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O pior é que as taxas fixas estão a subir ha 1 semana  >:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Salvo-erro cairam a pique no dia em que o BCE baixou a taxa de referencia, mas daí para cá estão a atenuar essa queda com aumentos diarios.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Será que vão subir acima das Euribor??

Aliás já estão  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Enquanto a Euribor sobre ou desde entre 0.02% e 0.05% por dia, a taxa fixa (ou mais preciso, a taxa swap) sobe ou desce entre 0.1% e 0.4% por dia!!!

exemplo para taxa fixa a 30 anos:

06/12/2008: 2.667%

07/12/2008: 3.015%

08/12/2008: 3.309%

09/12/2008: 3.358%

Outra coisa, alguem me explica porque é que estas taxas estão a subir tanto quando a Euribor desce a pique e o BCE faz cortes históricos nas taxas de juro?

Outro pormenor: sabiam que fazer crédito com taxa fixa é uma lotaria? A taxa a ser aplicada, é o valor da taxa swap na véspera da escritura da casa. Exemplo: compras uma casa no dia 10/11/2008, a taxa fixa a 30 anos está a 2.5%. Aprovam-te o crédito e tudo. Entretanto e como a escritura não é feita dum dia pro outro, apenas no dia 15/12/2008 é feita a escritura. como no dia 14/12/2008 a taxa fixa estava a 4%, vais pagar 4% de juros em vez dos 2.5% que te levaram a decidir comprar casa...

Que bela treta... Qual a vossa opnião sobre o assunto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao contrario da Euribor que tem a sua média e a mantém durante 1 mês a taxa fixa penso que seja em uma semana, a Euribor nesse aspecto dá mais segurança que a taxa fixa, já que é como dizes, e a volatilidade está-me a parecer que é bastante maior, em 4 dias subiu 0,69%!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou fazer um crédito habitação. E pretendo usar taxa fixa.

Esquecendo os entraves que me colocam (o Banco Popular nem sequer faz e outros conversam e conversam para não o fazer que vou perder dinheiro), lá encontrei dois bancos que me fizeram uma simulação com taxa fixa.

O "problema" é que eles inventam o valor? Para o mesmo período têm taxas fixas diferentes das que aparecem no site da Reuteurs (SWAP) - embora o BES diga que usa a taxa SWAP.

Afinal cada banco tem a sua?

Por exemplo...

http://www.cgd.pt/Particulares/Taxas-Juro/Pages/Credito-Habitacao.aspx

Por exemplo o Barclays tem a taxa fixa para este período relativa a 30 anos de 3.521

Só um pequeno off-toppic. Nas simulações que tenho feito os bancos têm usado a euribor a 3M acima dos 4%! Podiam fazer uma actualização às taxas de juro.

E nos bancos não sabem nada. Apenas meter os dados no simulador o que para isso fazia eu em casa! As respostas são sempre um talvez, deve ser mas algo concreto sóde depois de aprovado o crédito, até lá temos que "esperar por Lisboa"...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só um pequeno off-toppic. Nas simulações que tenho feito os bancos têm usado a euribor a 3M acima dos 4%! Podiam fazer uma actualização às taxas de juro.

Isto é porque a taxa usada para novos créditos é a do mês anterior, neste caso mês de Novembro que estava a 4,238%, como podes ver aqui : http://www.pedropais.com/utilidades/media-mensal-da-euribor/

Só a partir de Janeiro é que se usa a média de Dezembro, que para agora estará nos 3,31%....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais um indeciso.

Vou agora em Janeiro fazer a escritura e, como muitos outros, estou indeciso entre fixa ou variavel.

As taxas praticadas no banco onde vou fazer o emprestimo são:

PRAZO (Anos)    TAXA   

3                     3.45   

5                     3.65   

12                   3.40   

15                   3.60   

20                   3.90   

25                   4.00   

30                   4.10 

Estas taxas são revistas de 15 em 15 dias.

A minha indecisão é entre as seguintes opções:

- optar já por taxa fixas a 12 anos (3,4% + spread)

OU

- optar agora por taxa variavel podendo apenas passar para fixa daqui a 12 Meses (ou seja em Janeiro/Fevereiro de 2010)

Como acham que poderá estar a taxa fixa no inicio de 2010? Acham que por optar escolher taxa variavel agora em 2009, não poderei vir a perder esta taxa fixa a 12 anos?

Agradeço desde já a vossa opinião.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0