Visitante Ana Rodrigues

Dedução do iva de impressora

6 publicações neste tópico

??? Boa tarde!

Preciso que alguém me esclareça relativamente a deduções ao IVA.

Sou profissional liberal, e precisei de comprar uma impressora. Posso deduzir o valor do iva dessa compra na declaração do iva a entregar?

E já agora, posso deduzir 50% do valor do iva do combustível, mas a factura tem que ter alguma indicação especial?

Quanto às despesas de portagens, de alojamento e de alimentação, que paguei e que vou apresentar para reembolso ao m/ cliente, posso deduzir o valor do iva dessas mesmas facturas? E se sim, o valor a pedir em reembolso é sem esse iva?

Muito obrigada a quem me puder ajudar.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Devido ao teor e extensão das suas dúvidas, aconselho primeiro a leitura do artigo 21.º do CIVA.

Cps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na verdade já o tinha lido, só que ao ler algumas perguntas e respostas nos foruns, fiquei com estas dúvidas.

O iva de impressoras pode ser dedutível no IVA a pagar?

A factura do gasóleo adquirido tem que ter alguma especificidade?

Como posso deduzir o valor do iva das despesas tidas por conta de 1 terceiro?

Obrigada mais uma vez.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

"O iva de impressoras pode ser dedutível no IVA a pagar?"

Se essa impressora for indispensável para actividade liberal exercida e esteja afecta de forma exclusiva à actividade, sim, pode. A factura tem de conter todos os elementos do artigo 36.º do CIVA.

"A factura do gasóleo adquirido tem que ter alguma especificidade?"

O mesmo que para a impressora, podendo os dados do adquirente serem substituidos pelo contribuinte e matrícula da viatura.

"Como posso deduzir o valor do iva das despesas tidas por conta de 1 terceiro?"

Só pdoe deduzir o IVA em despesas incorridas por sua conta e apenas naquelas que não estejam excluídas do direito à dedução. Se são despesas em nome de um terceiro, será esse terceiro a deduzir esse IVA se reunir as condições para tal.

Cps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

;)Muito obrigada pela resposta e pela prontidão da mesma.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto às despesas de portagens, de alojamento e de alimentação, que paguei e que vou apresentar para reembolso ao m/ cliente, posso deduzir o valor do iva dessas mesmas facturas? E se sim, o valor a pedir em reembolso é sem esse iva?

Eu não sou entendido nestas coisas, mas querer receber o IVA de facturas que outros pagaram... se fosse legal, seria no minimo imoral.

Somos um país de xico-espertos, por isso é que não andamos para a frente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead