Update

Depósitos a Prazo - O que necessita saber

7 publicações neste tópico

- Como posso constituir um depósito a prazo?

Ao balcão do banco ou via internet.

- Quanto vou receber em juros?

A Taxa Anual Nominal Bruta (TANB) dá a indicação de quanto recebe em juros brutos num ano. De notar que os juros pagos pelas entidades bancárias estão sujeitos a IRS , à taxa de 21,5%. Por exemplo:

Tenho 1.000€ para aplicar num depósito a um ano com TANB de 5%, quanto vou receber?

1.000*0,05*(1-0,215)*360/360 = 39,25 €

Tenho 1.000€ para aplicar num depósito a 3 meses com TANB de 5%, quanto vou receber?

1.000*0,05*(1-0,215)*90/360 = 9,81 €

Ou seja, a fórmula de calculo é:

JUROS = MONTANTE * TANB * (1-IRS) * PRAZO EM DIAS / 360

Se necessitar de confirmar os juros que vai receber pode utilizar a Calculadora de Juros.

- Qual o banco que oferece o melhor depósito a prazo?

Não existe o depósito perfeito. É necessário saber o montante disponível, durante quanto tempo espera não necessitar do dinheiro e se pretende efectuar reforços no futuro. São estas as condições que decidem o melhor depósito a prazo.

Existem locais onde pode consultar as ofertas existentes actualmente:

- Comparador de Depósitos a Prazo

- Tópico sobre os melhores depósitos a prazo (necessário "saltar" para a última página)

- Onde posso consultar todas as informações acerca de um depósito a prazo?

A Ficha de Informação Normalizada (FIN) possui todas as informações acerca do depósito a prazo em questão: designação, condições de acesso, mobilidade, prazo, moeda, taxa de remuneração, pagamento de juros, etc. Pode consultar a FIN na página de internet do depósito a prazo ou pedir a mesma num balcão da instituição.

- Existe um mínimo para constituir um depósito?

Esta informação está presente na Ficha de Informação Normalizada ou na página do depósito a prazo.

- Posso mobilizar um depósito a prazo?

Esta informação está presente na Ficha de Informação Normalizada ou na página do depósito a prazo.

- Posso efectuar reforços?

- Existe capitalização dos juros?

- Tenho de efectuar descontos?

Os juros pagos pelas entidades bancárias estão sujeitos a IRS , à taxa de 21,5%. Este desconto é feito automaticamente aquando do pagamento de juros.

- Que tipo de garantias existem?

A maior parte dos depósitos a prazo existentes em Portugal beneficiam da garantia de reembolso prestada pelo Fundo de Garantia de Depósitos (FGD), actualmente em 100.000€ por titular e por banco. Na Ficha de Informação Normalizada pode verificar se o seu depósito se encontra coberto pelo Fundo de Garantia de Depósitos.

Todas as informações que fazem parte deste artigo devem ser confirmadas junto das instituições financeiras. Existe a possibilidade de não estarem correctas ou actualizadas. Não me responsabilizo.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Excelente resumo, Update.

Só um detalhe para os quem ainda não teve esta dúvida: para os bancos, o mês tem 30 dias e para quando calculam a taxa de juro para 3 meses, 6 meses, etc, tendo como referência a TANB, aplicam a regra da TANB corresponder a 360 dias (12x30 dias).

No caso do DP de 1000 € a 3 meses, com TANB=5%: 1.000*0,05*(1-0,215)*(360/90) = 9,81 €. É rigorosamente igual ao cálculo do Update.

Onde é que a lógica dos dias pode ser útil? Quando precisamos resgatar antes do tempo e queremos saber o juro (e temos também de subtrair a eventual penalização que o Banco faça) ou caso apareça um Banco com uma campanha de um DP com um período "exótico".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só um detalhe para os quem ainda não teve esta dúvida: para os bancos, o mês tem 30 dias e para quando calculam a taxa de juro para 3 meses, 6 meses, etc, tendo como referência a TANB, aplicam a regra da TANB corresponder a 360 dias (12x30 dias).

Já corrigi a fórmula de cálculo, assim aplica-se a qualquer depósito, independentemente do prazo.

Obrigado pela correcção! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma optimo FAQ

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma optimo FAQ

Obrigado!

Uma pequena ajuda para alguns utilizadores que desconhecem como podem constituir um depósito a prazo.

Espero que pelo menos responda às dúvidas mais comuns, nomeadamente em relação aos juros, garantias e outras informações sobre depósitos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não conhecia aquele site (moneygps) e perece-me muito interessante! Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não conhecia aquele site (moneygps) e perece-me muito interessante! Obrigado

Pelo menos dá para ter uma ideia de quais as taxas oferecidas pelos bancos e até costuma estar actualizado. Alguns depósitos é que apenas podem ser constituídos com algumas condições.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor