Pipocas

Indignada com BPI, (Afinal, já não estou...)

19 publicações neste tópico

Boas  :)

Recebi há poucos dias uma cartinha do BPI com as alterações previstas, a partir de 1 de Setembro, ao preçário.

Alterações nos Títulos, blá, blá, blá...tudo bem, não tenho.

Alterações nos Créditos, blá, blá,blá...tenho lá o crédito à habitação, mas tudo bem.

Alterações nas Transferências, blá, blá, blá...espera aí, costumo fazer para aí 25/30 por ano, através da net.

- Transferências unitárias pontuais

Nacionais internas - on-line 1,05eur

Nacionais externas - on-line 2,60eur.

Ora 2,60eur x 25/30, dá 65eur, por ano. Andam a brincar comigo. >:( :( :o

Gostava de me ajudassem, o que posso fazer, reclamo? Contorno a situação?

Se reclamar, já andei aqui noutro tópico a ver os modelos de cartas se havia alguma coisa do género, mas não há...

Desde já, o meu obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A sério? Ainda não recebi nada. Neste caso, eu que estava a pensar fazer um depósito a prazo, parece-me que o que vou ter de fazer é esperar e mudar de banco caso esta notícia se confirme. Alguém sabe se os outros bancos com transferências gratuitas também se preparam para fazer o mesmo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pode ser como na CGD em que metem no preçário mas depois não cobram a ninguém.

Pode ser como em muitos outros bancos em que se o cliente tem determinada quantia na conta ou recebe lá o ordenado ou sei lá mais o quê fica isento do pagamento dessas comissões.

Não sendo nenhum dos casos, realmente é uma comissão bastante alta. Até mesmo o BCP, que é careiro nestas coisas, cobra menos de 1€ por transferências para outras contas...

Nesse caso sugiro o envio de uma mensagem do género:

"

Caros chupistas do BPI,

Segue esta carta em resposta à vossa comunicação com o número ### em que me informam do novo preçário a praticar a partir de Setembro.

Desde já fico muito agradada pelo cuidado em comunicar alterações destas aos vossos clientes, mesmo as menos agradáveis, denotando uma preocupação com a transparência que só vos fica bem e dá boa imagem do banco.

Não obstante, e na mesma onde de clareza na comunicação, informo-vos que, uma vez que faço bastantes transferências por ano, fiquei desagradavelmente surpreendida com o montante bastante superior ao que é praticado pelas demais instituições bancárias que pretendem passar a cobrar por esse serviço.

Assim sendo, gostava que complementassem esta informação das seguintes formas:

* indicando-me quais as condições para ficar isenta do pagamento desta taxa, como é prática habitual na maioria dos outros bancos

* confirmando-me quais os serviços mínimos que tenho de manter no BPI para não ser penalizada no crédito habitação, uma vez que não me deixam alternativa senão abrir conta numa outra instituição, que pratique preços que vão mais ao encontro da utilização que faço de uma conta bancária.

Fico a aguardar a vossa resposta ESCRITA, para poder reagir em conformidade...

Pipocas

"

Deixo a censura e/ou o aumento da decoração da missiva ao teu critério ;D

Mas, já agora, alguns colegas meus que têm conta no BPI não ouviram falar de nada do género...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez ainda não a tenham recebido.

Para além destas alterações, a carta, contém outras.

Informação aos Clientes

1-Alterações às condições gerais de abertura de conta

2-Alterações às condições gerais de utilização de cartões de crédito

3-Alterações ao preçário BPI

4-Informação geral

Ah! E vinha junto com o Extracto Integrado Trimestral.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Queria fazer só uma ressalva.

Na minha 1ª intervenção, disse que eles iriam cobrar 2,60eur por transferência on-line. Foi isso que percebi, mas agora, ao ler melhor a carta verifico que diz: efectuadas através do BPI Directo, isto é on-line, certo? Ou estou a confundir?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pronto, já posso respirar de alívio. ufa....

Já telefonei para o BPI e já me esclareceram que as transferências pela net, continuam a ser isentas. O que vai sofrer alterações são, de facto, as transferências através de BPI Directo, que são pelo telefone.

Desculpem lá, qualquer coisinha, mas o homebanking da CGD, tem o nome de Caixa Directa, estão a ver porque me baralhei, n´é?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

:D Foi um momento engraçado!

Não tenho conta no BPI mas assustei-me com essa subida, pensei logo que os outros bancos iriam atrás.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
:D
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

:D Foi um momento engraçado!

Não tenho conta no BPI mas assustei-me com essa subida, pensei logo que os outros bancos iriam atrás.

e vão disso não duvides.

Todos os anos, ou no máximo de dois em dois anos aumentam as suas comissões. Eles entendem que nós devemos pagar para lhes emprestarmos dinheiro e sermos seus clientes. Então estão sempre a ver a possibilidade de tirar uns euros da conta. Mas não os culpabilizo pois o povo português é muito culpado pois sabe que assim é, aceita, cala e ainda por cima sabe que há alternativa mas mesmo assim o comodismo vence e aceitam de boa vontade. Também comissões como 4 ou 5€ por mês, um euro ou dois por um lote de 10 cheques, exigência de saldo x ou Y para isentar a conta, exigência de salário na conta, é tudo correcto. Eles já nos fazem um enorme favor ao nos aceitarem o nosso dinheiro porque não exigirem certo património?

No BPI que é o caso em que estamos a falar não serve qualquer pessoa como cliente pois se tiver menos de 3000€ de patromónio ou não tiver lá o ordenado paga e bem despesas de manutenção. Até o nome não tem qualquer significado. Despesa de manutenção? Que despesa tem eles com a manutenção da conta? Por exemplo uma conta com saldo zero sem movimentos nem precisam enviar extracto para casa do cliente!

No BPI os cheques são mais caros que no ActivoBank ou Banco BEST.

No BPI com excepção da conta ordenado paga-se 6€ de anuidade pelo cartão de débito. No ActivoBank não.

Se formos ver um exemplo dum cliente normal, com cartão de débito que receba o seu salário por cheque e tenha 26 anos tenha iniciado a vida profissional e portanto não tenha património de 3000€, este cliente vai pagar por ano no BPI,

6€ + 15€*4 = 66€ Se por azar ainda for um dos pouquíssimos portugueses que não consegue poupar  nada por mês e que permaneça assim uns 5 anos temos a módica quantia de 330€ ao final dos 5 anos.

Se este cliente optasse por um banco online a sua despesa anual será no máximo de 7.5€ por ano ou seja no final dos 5 anos 37.5€ mas poderia ser zero caso fosse cliente do ActivoBank.

Mas pelos vistos + 330€ - 330€ nem se nota porque o BPI as comissões vão saindo aos poucos. Por alguma coisa elas se pagam mensalmente ou então por trimestre.

Viva a cultura do Tuga!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É um pouco como os seguros. Há quem goste de ter uma seguradora com agências abertas ao público, logo normalmente paga seguros mais caros porque a seguradora também tem mais custos do que uma online.

Bancos online não possuem quase agências, logo menos custos com pessoal, etc. Mas quando é preciso ir tratar de algum assunto é que a coisa fica torta, pois tem de ser por telefone. Apenas uns poucos têm a sorte de ter centros de investimentos dos bancos online.

No meu caso um banco online torna-se complicado, pois necessito de efectuar depósitos em cheque e numerário na minha conta com regularidade e não estou a ver como iria fazer num caso desses.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim lvsitano tens razão na tua análise as agências dão realmente jeito, mas no caso do ActivoBank pelo menos as pessoas do Porto e Lisboa aderiam em massa por ser muito mais barato e sem despesas e não é isso que se vê. O tuga não se importa mesmo de ser "comido"

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois, mas os bancos online devem ter locais nas grandes cidades onde nos possamos dirigir...tirando isso, uma pessoa que tenha algum problema, ou precise de algo deve ser por email? telefone?

acho que faz falta mais alguma publicidade dos bancos meramente online, pois acredito que muitos mudassem se os procedimentos fossem bem explicados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois, mas os bancos online devem ter locais nas grandes cidades onde nos possamos dirigir...tirando isso, uma pessoa que tenha algum problema, ou precise de algo deve ser por email? telefone?

acho que faz falta mais alguma publicidade dos bancos meramente online, pois acredito que muitos mudassem se os procedimentos fossem bem explicados.

Nem todos vivem em Lisboa e no Porto, e fora daí não há agências do ActivoBank7. Ainda não se conseguem fazer depósitos virtuais  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nem todos vivem em Lisboa e no Porto, e fora daí não há agências do ActivoBank7. Ainda não se conseguem fazer depósitos virtuais  ;D

Mas atenção que para efectuar um depósito no ActivoBank julgo que se pode utilizar qualquer balcão do Millennium bcp, assim como qualquer depósito no Best pode ser realizado através do Bes.

Para resolver qualquer tipo de questão (isto em relação ao Best) utilizo normalmente o serviço de mensagens. Basta colocar um assunto e qual a minha questão e respondem. Mas também tens a hipótese de resolver qualquer dúvida por chat ou pedir que te liguem gratuitamente. Para algo mais a sério tens sempre o gestor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não entenderam o que quis dizer. eu aceito que o Activo não está presente sem ser em Lisboa e Porto, tudo bem.

Mas mesmo as pessoas do Porto e Lisboa são muito muito mas muito poucas as que mudam para o activo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não entenderam o que quis dizer. eu aceito que o Activo não está presente sem ser em Lisboa e Porto, tudo bem.

Mas mesmo as pessoas do Porto e Lisboa são muito muito mas muito poucas as que mudam para o activo!

Ah sim, a banca tradicional continua ainda a ter a grande maioria dos clientes. A mentalidade do português é muito "tacanha", reticente à mudança. Conheço quem tenha mais de uma dezena de milhar de euros à ordem só porque não quer ter dinheiro a prazo  :D

As pessoas não mudam com facilidade de instituição bancária. Se eu tivesse agência do Activo aqui na zona até abria lá conta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu não sou de Lisboa e Porto e tenho conta no Activo. Até hoje sempre foi suficiente um email para os gestores dedicados ou mesmo um telefonema. Um dia que precise de tratar de algum assunto mais complexo vou ao Porto. No entanto a maior parte das pessoas usam a conta para receber o ordenado e pagar as contas do dia a dia e para isso serve qualquer banco desde que não nos comam o dinheiro que nós la temos e que é ganho com o nosso esforço!

Portanto haverá milhares ou milhões de pessoas com contas simples em bancos e muitas delas nem precisam das agências para nada mas mesmo assim pagam por tudo isso!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Portanto haverá milhares ou milhões de pessoas com contas simples em bancos e muitas delas nem precisam das agências para nada mas mesmo assim pagam por tudo isso!

É verdade. E reclamam do roubo dos bancos, mas continuam a pagar comissões e cartões sem necessidade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

é precisamente aí que quero chegar. Nós tugas temos muita mania da perseguição e falamos da banca que nos rouba e tamos sempre a dar-lhe para trás, mas somos os primeiros a aceitar essas condições!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead