heldert

Emprestimo Ajuda taxa

11 publicações neste tópico

Olá a todos,

estou a fazer o crédito se calhar na pior altura dos últimos anos, contudo está na altura de comprar casa nova e por isso preciso do vosso conselho.

Estamos com um aumento diário da euribor, a 3, 6 e 12 meses.

E com as taxas fixas estáveis:

Value 15 years 4.520 %

Value 20 years 4.430 %

Value 25 years 4.300 %

Value 30 years 4.200 %

(valores reais penso eu)

Compensará mais fazer um emprestimo a 30 anos do que um emprestimo indexado a euribor neste momento? (Já tenho o conhecimento de que a amortização ficará em cerca de 2% do montante a amortizar)

Pretendo que me digam o que acham ser a melhor solução neste momento e se pela nova lei de renegociação do crédito a habitação se por exemplo eu posso ao final de 5 anos por exemplo renegociar o meu contrato e passar para uma taxa indexada a euribor a 6 meses por exemplo?

Obrigado pela ajuda de todos, Cumprimentos

Helder Teixeira

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Taxa fixa (vs taxa variável).

Desvantagens:

• Se a Euribor descer bem para baixo daqueles valores estarás aperder dinheiro em juros
  • A penalização por amortização antecipada pode ser 4 vezes maior

Vantagens:

• Tens a segurança de saber quanto vais pagar em cada mês, não há surpresas mesmo que as taxas subam

Não se prespectiva para breve um regresso das taxas a valores muito baixos. Ninguém sabe se elas vão subir ainda mais ou não. Agora também não acredito muito que em 15 anos as taxas continuem nestes valores. Teria sido mais vantajoso optar pela taxa fixa há uns anos atrás, claro (quando ninguém a queria para nada porque era bem mais alta que a Euribor) mas a descida no valor da prestação que vais apanhar agora no início de vida do empréstimo talvez te faça jeito (e claro, a segurança de não ter surpresas com a prestação)

Quanto a sair da taxa fixa quando quiseres não sei bem. O banco assume o risco de manter a taxa mesmo que as taxas de juro disparem; e o cliente assim que as taxas descessem voltava logo para a taxa variável? Não me parece muito justo. Mas claro, o contrato pode ser alterado com o acordo de ambas as partes, tens é de conseguir convencer o banco a ir na cantiga...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ontem já o Bernanke falou na possibilidade de descer a taxa da Fed, que é neste momento de 2%. É uma questão de tempo até que o Trichet faça o mesmo na Europa e faça um corte aos 4,25% actuais. As economias estão a entrar em recessão e o alastramento da crise financeira da banca para a restante economia real está a agudizar a situação. Desse modo acho que fazer um crédito habitação a taxa fixa poderá não ser a melhor opção. No futuro próximo ainda haverá uma continuidade da euribor a valores elevados, essencialmente devido ao clima de desconfiança reinante entre os bancos, o que leva a um desfasamento tão grande entre a taxa de referência e a euribor. Mas com o evoluir natural da situação essa diferença vai-se esfumando até que volte à normalidade, ao mesmo que tempo que sucederá um corte na taxa directora. Como é um empréstimo de longo prazo e tendo em conta a conjuntura em que se iniciará o mesmo acho que taxa variável será bem mais favorável

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ontem já o Bernanke falou na possibilidade de descer a taxa da Fed, que é neste momento de 2%. É uma questão de tempo até que o Trichet faça o mesmo na Europa e faça um corte aos 4,25% actuais. As economias estão a entrar em recessão e o alastramento da crise financeira da banca para a restante economia real está a agudizar a situação. Desse modo acho que fazer um crédito habitação a taxa fixa poderá não ser a melhor opção. No futuro próximo ainda haverá uma continuidade da euribor a valores elevados, essencialmente devido ao clima de desconfiança reinante entre os bancos, o que leva a um desfasamento tão grande entre a taxa de referência e a euribor. Mas com o evoluir natural da situação essa diferença vai-se esfumando até que volte à normalidade, ao mesmo que tempo que sucederá um corte na taxa directora. Como é um empréstimo de longo prazo e tendo em conta a conjuntura em que se iniciará o mesmo acho que taxa variável será bem mais favorável

Atenção que um corte nas taxas directoras do BCE não quer dizer necessariamente uma descida na Euribor, pelo menos na mesma proporção... É muito provável que uma descida na taxa directora signifique uma descida na Euribor, mas pode não ser na mesma proporção, principalmente em tempos em que a confiança entre os bancos é mínima.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas!

Tal como o autor deste tópico, também eu me encontro no processo de negociação do crédito a habitação.

O consultor financeiro que está a tratar do crédito apresentou-nos uma proposta de taxa fixa durante 5 anos, passando depois desse período a variável indexada à EUR3M. Neste momento, a taxa fixa que nos propuseram está cerca de 0,6% abaixo da EUR3M. O consultor também nos disse que, se optarmos por esta modalidade, quando a taxa variável ficar abaixo da fixa podemos renegociar com o banco para alterarmos para a variável. Acham que isso será possível? Há alguma perspectiva do ritmo de descida da EUR3M (parecendo mais ou menos certo que irá descer)?

Qualquer ajuda seria muito bem-vinda.

Obrigado ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O consultor também nos disse que, se optarmos por esta modalidade, quando a taxa variável ficar abaixo da fixa podemos renegociar com o banco para alterarmos para a variável. Acham que isso será possível? Há alguma perspectiva do ritmo de descida da EUR3M (parecendo mais ou menos certo que irá descer)?

Se eu fosse banco, dificilmente renegociava. Quer dizer, se por um lado assumo o risco de as taxas subirem e ter que aguentar a mesma taxa, acho apenas justo que o cliente assuma o mesmo risco no caso das taxas descerem. Já por isto é que as penalizações por amortização antecipada são bem maiores no caso das taxas fixas - para evitar transferências fáceis para outros bancos de forma a contornar esta questão.

Agora, cada caso é um caso e, chegando essa altura, se o cliente conseguir uma boa proposta para ir para outro lado, por exemplo, ou se tiver mais lábia do que o gestor de conta, é sempre possível renegociar, a partir do momento em que se chega a um acordo entre as partes...

Quanto à taxa de descida nem vale a pena especular... hoje em dia acho que ninguém se atreve a avançar com valores desses...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas!

Tal como o autor deste tópico, também eu me encontro no processo de negociação do crédito a habitação.

O consultor financeiro que está a tratar do crédito apresentou-nos uma proposta de taxa fixa durante 5 anos, passando depois desse período a variável indexada à EUR3M. Neste momento, a taxa fixa que nos propuseram está cerca de 0,6% abaixo da EUR3M. O consultor também nos disse que, se optarmos por esta modalidade, quando a taxa variável ficar abaixo da fixa podemos renegociar com o banco para alterarmos para a variável. Acham que isso será possível? Há alguma perspectiva do ritmo de descida da EUR3M (parecendo mais ou menos certo que irá descer)?

Qualquer ajuda seria muito bem-vinda.

Obrigado ;)

Sim isso é uma possibilidade embora terá alguma dificuldade visto ser um contrato a questão que vou colocar a alguns bancos é a questão de poder transferir para outro banco, assim que tiver noticias coloco aqui as respostas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou mais rápido que a sombra do lucky luck ;) em caso de transferencia o que a lei diz é que a taxa de amortização antecipada passa de 0,5% para 2%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos.

Estou neste momento a querer renegociar o meu empréstimo que está com valores algo elevados... :'(

Tenho neste momento o empréstimo no BCP com um spread de 0,6%(ambos) indexado à euribor a 3M.

Entretanto fiz uma simulação no Barclays Bank que me propõe um spread de 0.39%(não garantido) e uma taxa fixa promocional a 1 ano de 4,75% para a dita transferência com prestações seguintes indexadas à euribor a 3M, tudo dentro do mesmo prazo que o Millennium, e com as despesas de transferências pagas como é de lei :) (isto para ambos os contratos)

Contactei claro o Millennium para ver o que me ofereciam e disseram que baixar o spread era practicamente impossível mas poderiam propor uma taxa fixa de 4,6% a 2 anos, isto claro está apenas para o empréstimo à habitação porque o outro acarreta custos para ser revisto.

A diferença entre ambos é 100€ a menos na prestação total, no Barclays nenhum dos dois mexe durante 1 ano, no Millennium apenas o crédito principal fica fixo podendo o outro sofrer oscilações, isto durante 2 anos. Após este período a diferença seria no spread, caso este fosse atribuido no Barclays a 0,39% enquanto que no Millennium é como disse de 0.6%

Realmente estou indecisa e não sei se valerá a pena estar a transferir papelada para outro banco ou se as taxas poderão baixar de modo a que possa perder dinheiro com a taxa fixa a 2 anos no Millennium.

Será que alguém me poderá dar uma opinião para me orientar melhor? ;D

Obrigada,

Catarina Ferreira

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já que estás indecisa porque não estás a ver beneficios claros, em minha opinião o que deves fazer é, pressionar o Millenium, por escrito, juntando para o efeito as simulação/condições do Barclays e e deixar sub-entendido que podes mudar de Instituição caso não vão de encontro às tua pretensões.

Outra coisa, aquilo, dos 0,39 incertos, não é conversa. A meu ver é uma maneira duvidosa de começar que pode trazer complicações no futuro caso avançes com a trnsfrência.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead