Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
sonyfernandes

opv invest fei santander totta

10 publicações neste tópico

tenho 5000€ investidos neste fundo...o que acontece é que o valor das unidades de participação com a crise tem vindo a baixar e a cotação atual é de 4782.00€.

O prazo para uma maior rentabilidade é de 5 anos...mas já passaram 2 e o valor tem vindo a descer...

o que devo fazer????

esperar por novos dias, ou resgatar o dinheiro e assumir á partida o prejuizo de 210€???

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estar a perder € 210,00 em € 5.000,00 numa altura destas é excelente.

Em minha opiniao deves manter a calma e consultar o histórico de rentabilidades, aí podes fazer uma análise mais fria e calculista.

Em Setembro de 2007 quanto estava a valer esse mesmo investimento?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho 5000€ investidos neste fundo...o que acontece é que o valor das unidades de participação com a crise tem vindo a baixar e a cotação atual é de 4782.00€.

O prazo para uma maior rentabilidade é de 5 anos...mas já passaram 2 e o valor tem vindo a descer...

o que devo fazer????

esperar por novos dias, ou resgatar o dinheiro e assumir á partida o prejuizo de 210€???

Antes de mais é preciso saber de que se trata e em que investe esse fundo fechado: segundo o prospecto do OPV Invest, "O Fundo visa oferecer aos investidores uma alternativa de poupança através de um  investimento num fundo que adopta uma política de investimento que pretende tirar proveito da possível valorização de índices que apostam em empresas que lançaram as respectivas OPV’s (Ofertas Públicas de Vendas) face a índices accionistas de referência para os mercados accionistas geográficos em causa, e que pretende proporcionar, à data do reembolso, o capital inicialmente subscrito na data de constituição do Fundo, bem como uma remuneração mínima." Para isso o Santander Totta adquiriu para o OPV Invest: 5 Obrigações de Caixa (Obrigações de Caixa “Santander Totta OPV E.U.A.”; Obrigações de Caixa “Santander Totta OPV Europa”; Obrigações de Caixa “Santander Totta OPV Ásia-Pacífico”; Obrigações de Caixa “Santander Totta OPV Europa e E.U.A.” e Obrigações de Caixa “Santander Totta OPV Europa e Ásia-Pacífico”), todas elas emitidas pelo Banco Santander Totta, S.A., com data de reembolso prevista para o dia 12

de Dezembro de 2011.

Á primeira vista a rendibilidade negativa que estás a ter não me parece ser nada de preocupante. Basta pensar que desde que a crise financeira rebentou, possivelmente, a única empresa a ir para a bolsa foi mesmo a Sonae Capital e as que acabaram por entrar no cabaz deste fundo, naturalmente, estão também a sofrer com a crise. Assim sendo, seria estranho este fundo estar a dar seja o que fosse. Mas quanto a teres feito um bom ou mau investimento, parece-me que claramente tinhas melhores alternativas. Talvez o gestor que o te vendeu estava a precisar de atingir os objectivos comerciais para esse mês e praticamente te impigiu o fundo. E se assim foi, fez mal. Primeiro porque este fundo trata-se de um fundo fechado que, por si só, no caso de quereres resgatá-lo antes do tempo, o banco colocar-te-á inúmeros entraves e, possivelmente, comissões de resgate brutais. Depois, porque este fundo mais me parece um fundo misto que um fundo de obrigações: apesar de depender directamente de um cabaz de 5 obrigações, essas variam consoante uma catrefada de índices accionistas!

Enfim ... o que te posso aconselhar é a leres o prospecto do fundo, que podes encontrar na CMVM (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/app/ficha_fundo.cfm?num_fun=%23!%24W]%0A) e veres se, de facto, é nisto que queres investir o teu dinheiro.

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também acho que estar a perder 210€ em 5.000€ nos tempos que correm e para quem está investido não é nada mau. Ainda só é uma perda potencial de 4,36%. E além disso, se o prazo é para 5 anos, ainda nem sequer vais em metade...

A sugestão que eu dou é: define um limite de perda máxima que estás disposto/a a aceitar e até chegar a esse limite, não te preocupes. Qualquer investimento pressupõe risco e sempre que inicias algum, tens de pensar que tens de aceitar uma eventual perda. Se as perdas começarem a ultrapassar esse limite, então deves agir. E se o plano é para investir a 5 anos, então tens de ter a paciência necessária para esperar os 5 anos. A menos que, como disse, as perdas comecem a ultrapassar o limite máximo que estabeleceste.

Como dizia um morador aqui do fórum, stick to the plan!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação ao fundo... é tudo o que aqui foi descrito pelo alcagoitas...

Eu própria não conseguiria descrever tudo tão pormenorizado...obrigado.

Eu, como o dinheiro não é muito, tenho muito medo de investir em mercados que desconheço...por isso digo sempre ao meu gestor de que quero investir num fundo com capital garantido ou seja... de forma a que se os mercados estiverem maus eu não perca dinheiro...

Sei que em setembro do ano passado o valor era positivo...não muito alto, claro...

Acho que vou seguir os vossos conselhos e esperar um pouco para ver a evolução dos mercados... :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu, como o dinheiro não é muito, tenho muito medo de investir em mercados que desconheço...por isso digo sempre ao meu gestor de que quero investir num fundo com capital garantido ou seja... de forma a que se os mercados estiverem maus eu não perca dinheiro...

Boas sonyfernandes,

Mas se assim era, porque não preferiste fazer um depósito a prazo? Bem menos arriscado e bastante mais claro. Quanto ao fundo em questão o meu conselho é o seguinte: mesmo que estejas a perder, 10%, 20% ou mesmo 50%, não faças nada. Pelo menos, na maturidade, terás o dinheiro que investiste. Caso saias antes do tempo, terás que assumir perdas. No entanto, aconselho-te a questionares o teu gestor sobre esta possibilidade. Geralmente os bancos tentam oferecer soluções aos clientes para que em situações destas o cliente saia o menos prejudicado. Todavia, com toda a situação actual dos mercados, talvez isso tenha mudado um pouco!

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Realmente tens razão... mas na altura os depósitos a prazo não rendiam muito...

E a ideia era ganhar um bocadinho mais... ;)

Hoje sei que há bancos com contas a prazo a render 5%, mas na altura não era bem assim...

Esta questão da economia está a dar comigo em doida... >:( >:( >:( >:( >:(

O meu dinheirinho, está espalhado em carteira de titulos, fundos de investimento, rendimentos crescentes e seguros financeiros e por mais que eu leia os prospectos não encontro nenhuma garantia de que NÃO vou perder dinheiro...( excepto no opv que diz que é capital garantido )... mas até nesse á uma clausula no contrato que não me está a agradar... >:( >:( >:( >:( >:(

Vou ver ... sei que tenho que manter a calma...mas há realmente muitas perguntas para eu fazer ao meu gestor de conta...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Realmente tens razão... mas na altura os depósitos a prazo não rendiam muito...

E a ideia era ganhar um bocadinho mais... ;)

Hoje sei que há bancos com contas a prazo a render 5%, mas na altura não era bem assim...

Esta questão da economia está a dar comigo em doida... >:( >:( >:( >:( >:(

O meu dinheirinho, está espalhado em carteira de titulos, fundos de investimento, rendimentos crescentes e seguros financeiros e por mais que eu leia os prospectos não encontro nenhuma garantia de que NÃO vou perder dinheiro...( excepto no opv que diz que é capital garantido )... mas até nesse á uma clausula no contrato que não me está a agradar... >:( >:( >:( >:( >:(

Vou ver ... sei que tenho que manter a calma...mas há realmente muitas perguntas para eu fazer ao meu gestor de conta...

Das próximas vezes lembra-te de seguir duas das verdades mais cruas dos mercados: "Se não sabes o que estás a comprar, não compres" e "Quanto mais simples for o produto, melhor". Se o fizeres acabarás por dormir bem mais descansada e os resultados serão mais optimistas.

Bons investimentos.

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

:'( :'( :'( Descobri este forum tarde de mais  :'( :'( :'( :'( :'(

Mas... mais vale tarde do que nunca...  ;D ;D ;D

Tenho aprendido muito e podes ter a certeza que vou andar em cima dos prazos e retirar todo o dinheiro investido nessas tretas e aplica-lo num depósito a prazo...

Se voltar a fazer aplicações deste género... será realmente de valor reduzido...

Obrigado pelo apoio ;) ;)... neste momento anseio boas noticias.

Ainda não consegui digerir as más...>:( >:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá amigos.

Os anos foram passando e estamos a menos 5 meses de saber como esta saga vai acabar...

No dia 12 de Dezembro logo vos digo qual foi o meu ganho...

Vamos aguardar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0